16867
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 5º ano > Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social

Plano de aula - Os cidadãos e os números

Plano de aula de História com atividades para 5º ano do EF sobre Os cidadãos e os números

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Izabela Pereira e Lopes

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05HI04 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: material impresso para o aluno, projetor, computador, imagens dos documentos impressos ou documentos originais para manuseio dos alunos.

Material complementar:

Imagens problematização - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Tr6mb2npYmBKjHZ2NrFpjQxxa9UCrRSUEj74sEGYhfvNhSC8YfzYS7epKjDN/his5-04und04-imagens-problematizacao.pdf

Estação 1, texto para impressão. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PkRh76pB84fJYgDS73krpDuJhcN6YmSP2WeMPMHdyH5UpUBhw2ssP8fS7nes/his5-04und04-estacao-1-certidao-de-nascimento.pdf

Estação 2, texto para impressão. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4jFSTfZcspPxHnfygNJeTgtuaswVB97rWXEbCveGKqfuDkGHkW2Rva3BTRmG/his5-04und04-estacao-2-carteira-de-identidade.pdf

Estação 3, texto para impressão. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rceX8ahdBCyCheJSKRA9Dz5AvpdKC4er6bTGH5ndvSa8vBEUYPtWsfVAAtYv/his5-04und04-estacao-3-cpf.pdf

Estação 4, texto para impressão. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MEx3Zx8rshYUADpHNRqzEJCR7paTEBtaZc6BWfgvbTwXQyWsdcU9cDeKdcF7/his5-04und04-estacao-4-titulo-de-eleitor.pdf

Estação 5, texto para impressão. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rPDAXQdvp7eae5FFVxfk4zMDEZdF2WNJKepuvrNCHbzeMzEDFmCm87Af9PTM/his5-04und04-estacao-5-carteira-de-trabalho.pdf

Estação 6, texto para impressão. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/aMzuAy2NQwCX29nqWjuHxkTZJeEEz3VbS8CdaQ4BzPCFDwNAFZZ48JuVWr5E/his5-04und04-estacao-6-certificado-de-reservista.pdf

Estação 7, texto para impressão. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zTQGRcVPmt7kA2b9saf6RSz748gHsGDPZnNHAr4d6YGtAXy8CaUA925rgHcU/his5-04und04-estacao-7-cartao-do-cidadao.pdf

Estação 8, texto para impressão. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jzXQU7Y7CP2ab69MgVqDpaTFr2NsH2jgBMSYMvjaCgQguAPJpNN7HSaBpqx9/his5-04und04-estacao-8-cnh.pdf

Formu?ário de pesquisa - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vg5RrRjWEwWUCJZkjYyUKsBjjE5RjvARXyP9fDQArGjSPrUHqrGSSPVRARjA/his5-04und04-formulario-pesquisa.pdf

Modelo de carteirinha, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xYD2bjJ68XTHBd84mJAKD6xqUJVTqtvar6WczDBA7sKg6vC3xpUwKpfga3eJ/his5-04und04-carteira-estudante.pdf

Para você saber mais:

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Inicie a aula explicando aos alunos que não se trata de uma aula de matemática. Reforce a ideia de que os números tem uma função muito além de fazer cálculos na matemática. Levante esses questionamentos:

  • Quais as funções dos números no dia a dia?
  • Para que serve a contagem de coisas e objetos?
  • É possível conceber a sociedade sem os números?

Essa discussão deve ser realizada de forma com que todos os alunos participem do debate. As perguntas vão levar o aluno a perceber a importância dos números além da matemática. Eles podem começar a fazer outros questionamentos sobre a função dos números.

Contexto - parte 1 select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete o slide para os alunos e deixe por um breve momento eles refletirem sobre os números nas imagens. Em seguida inicie as questões:

  • Onde encontramos números nas pirâmides?
  • O termômetro pode ajudar a definir políticas sociais?
  • Os números das casas, os calendários e os telefones podem ser considerados elementos que trazem cidadania?

A discussão/reflexão desse slide vai além da história dos números ou da matemática. A função dos números na vida das pessoas é conhecimento tanto do mundo tanto da sociedade em que está inserido. As contagens de população, ou saber se está quente hoje e como vai ser daqui a 30 anos, definem políticas públicas que promovem a cidadania no indivíduo.

Importante: Não deixe que a discussão se limite ao uso escolar da matemática ou a história da matemática como ciência, é mais uma discussão voltada para a importância dos números nas sociedades, seus usos além dos cálculos.

Como adequar à sua realidade: Ao invés de projetar, é possível por trazer objetos que remetam ao uso de números: calendários, copos de medida, caderno de receitas.

Para você saber mais: a maneira como o ser humano desenvolveu os sistemas de contagem é muito diversificado. Os sistemas numéricos foram criados para facilitar a vida em sociedade e melhorar os sistemas de trabalho humano, porque era necessário uma sistematização dos dados. Para entender melhor como isso de fato funciona acesse:

Contexto - parte 2 select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Projete e discuta com os alunos o conteúdo do slide. Você pode usar os seguintes questionamentos para direcionar a aula:

  • O que seria dividir o trabalho humano?
  • Por que contar os rebanhos?
  • O que a imagem representa? (Resposta: escriba egípcio) Importante: os escribas eram altos funcionários dos imperadores do Egito, tinham o conhecimento da escrita e por isso eram os responsáveis pelo recenseamento de tudo no Egito Antigo.
  • Ainda hoje o ser humano faz o recenseamento?
  • Qual a finalidade do censo hoje?

Direcione o aluno para saber como as primeiras organizações sociais humanas faziam essa contagem do rebanho, ou dos animais que caçavam. A evolução desta contagem pode ser observada na sociedade egípcia onde os escribas eram responsáveis pelo censo do Império, e isso incluía fazer a contagem da produção agrícola, dos habitantes e do rebanho, assim bem como os impostos.

Como adequar à sua realidade: como opção para o papel do escriba, é possível falar sobre o censo no Brasil que é feito pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Nesse caso, indague os alunos se eles já viram algum recenseador em casa ou no bairro.

Para você saber mais: a maneira como o ser humano desenvolveu os sistemas de contagem é muito diversificado. Os sistemas numéricos foram criados para facilitar a vida em sociedade e melhorar os sistemas de trabalho humano, porque era necessário uma sistematização dos dados. Para entender melhor como isso de fato funciona acesse:

Problematização - parte 1 select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 minutos

Orientações: nesse momento da aula, deixe organizado estações ou ilhas de aprendizagem da seguinte forma:

  • no espaço da sala de aula, organize 08 (oito) estações de estudo (pode ser uma carteira ou mesinha da própria sala) em cada uma disponha uma imagem dos documentos desse slide com uma ficha descritiva de cada documento.
  • divida a turma em oito grupos de modo que cada um vá percorrendo cada uma das estações, o tempo de cada grupo em cada estação não deve ultrapassar os 2 minutos.

Projete as imagens para os alunos. E imprima as imagens para construir as estações de estudo.

Documentos pessoais - impressão - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Rny75QmYDjZYyR8Zx5TeRKcgfvh2Zkv3hTp8vTGeUFNEfxWFtmsXddRVvYbw/his5-04nd04-documentos-pessoais.pdf

Pergunte aos alunos se eles já viram algum desses documentos ou se possuem algum deles. Logo em seguida questione:

  • Para que serve cada um desses documentos?
  • Quais os elementos que servem para identificar as pessoas?
  • Se houvesse duas pessoas com o mesmo nome como seria possível distinguir uma da outra usando os documentos pessoais?
  • Se uma pessoa não tiver documentos ela pode ter acesso aos serviços públicos como saúde e educação?
  • Podemos dizer que os documentos pessoais garantem os direitos de cidadãos às pessoas?
  • Qual a importância dos números no processo de identificação das pessoas?

Como adequar à sua realidade: É possível trazer alguns documentos originais para apresentar aos alunos.

Para você saber mais:

Problematização - parte 1 select-down

Slide Plano Aula

Esse slide não será projetado para os alunos. É somente uma orientação para formação das estações de estudo.

Orientações: os alunos irão manejar e tocar na imagem da certidão. E em seguida farão a leitura do texto sobre a certidão de nascimento.

Como adequar à sua realidade: É possível trazer alguns documentos originais para apresentar aos alunos.

Para você saber mais:

Problematização - parte 1 select-down

Slide Plano Aula

Esse slide não será projetado para os alunos. É somente uma orientação para formação das estações de estudo.

Orientações: Os alunos irão manejar e tocar na imagem. E em seguida farão a leitura do texto sobre a carteira de identidade.

Como adequar à sua realidade: É possíve trazer alguns documentos originais para apresentar aos alunos.

Para você saber mais:

Problematização - parte 1 select-down

Slide Plano Aula

Esse slide não será projetado para os alunos. É somente uma orientação para formação das estações de estudo.

Orientações: os alunos irão manipular e tocar na imagem. E em seguida, farão a leitura do texto sobre o CPF.

Como adequar à sua realidade: É possível trazer alguns documentos originais para apresentar aos alunos.

Para você saber mais:

Problematização - parte 1 select-down

Slide Plano Aula

Esse slide não será projetado para os alunos. É somente uma orientação para formação das estações de estudo.

Orientações: os alunos irão manipular e tocar na imagem. E em seguida farão a leitura do texto sobre o título de eleitor.

Como adequar à sua realidade: É possível trazer alguns documentos originais para apresentar aos alunos.

Para você saber mais:

Problematização - parte 1 select-down

Slide Plano Aula

Esse slide não será projetado para os alunos. É somente uma orientação para formação das estações de estudo.

Orientações: os alunos irão manipular e tocar na imagem. E em seguida farão a leitura do texto sobre a carteira de trabalho.

Como adequar à sua realidade: É possível trazer alguns documentos originais para apresentar aos alunos.

Para você saber mais:

Problematização - parte 1 select-down

Slide Plano Aula

Esse slide não será projetado para os alunos. É somente uma orientação para formação das estações de estudo.

Orientações: os alunos irão manipular e tocar na imagem. E em seguida farão a leitura do texto sobre a reservista

Como adequar à sua realidade: É possível trazer alguns documentos originais para apresentar aos alunos.

Para você saber mais:

Problematização - parte 1 select-down

Slide Plano Aula

Esse slide não será projetado para os alunos. É somente uma orientação para formação das estações de estudo.

Orientações: os alunos irão manipular e tocar na imagem. E em seguida farão a leitura do texto sobre o cartão do cidadão.

Como adequar à sua realidade: É possível trazer alguns documentos originais para apresentar aos alunos.

Para você saber mais:

Problematização - parte 1 select-down

Slide Plano Aula

Esse slide não será projetado para os alunos. É somente uma orientação para formação das estações de estudo.

Orientações: os alunos irão manipular e tocar na imagem. E em seguida farão a leitura do texto sobre a CNH.

Como adequar à sua realidade: É possível trazer alguns documentos originais para apresentar aos alunos.

Para você saber mais:

Problematização - parte 2 select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Faça a leitura com os alunos e explique que a numeração de indivíduos é comum na sociedade e não somente no que diz respeito aos documentos pessoais. Um bom exemplo é na escola onde o aluno é identificado com alguns números: número de matrícula e número do diário do professor. Assim levante estes outros questionamentos:

  • Para que serve o número de matrícula?
  • Qual a finalidade do número do diário do professor?
  • Existe outro número que identifica o aluno?

Esse último questionamento pode ser que fique sem resposta, pois trata-se do número do INEP, que tem a finalidade de enumerar os alunos para o Censo Escolar das escolas de todo o Brasil.

Para você saber mais: O número do INEP é utilizado para identificar o aluno no Censo Escolar e tem como finalidade verificar o histórico escolar desse aluno desde a Educação Infantil até o Ensino Superior. Em muitas escolas públicas esse número consta em documentos como declarações e histórico escolar.

Sistematização - parte 1 select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

Peça aos alunos que preencham um formulário onde o aluno irá preencher algumas informações básicas. Nesse formulário o aluno irá preencher com os números que fazem parte da sua história.

Imprima o formulário da pesquisa em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vg5RrRjWEwWUCJZkjYyUKsBjjE5RjvARXyP9fDQArGjSPrUHqrGSSPVRARjA/his5-04und04-formulario-pesquisa.pdf

É possível levar os alunos até a Secretaria da Escola para colher as informações do número do INEP e o de matrícula. Mas também pode fazer esse levantamento prévio e levar para a sala de aula como forma de não tumultuar a Secretaria.

Para você saber mais: O número do INEP é utilizado para identificar o aluno no Censo Escolar e tem como finalidade verificar o histórico escolar desse aluno desde a Educação Infantil até o Ensino Superior. Em muitas escolas públicas esse número consta em documentos como declarações e histórico escolar.

Sistematização - parte 2 select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Projete esse slide para que os alunos consigam visualizar o modelo de uma carteirinha de estudante padrão. E leia para eles o seguinte trecho:

O QUE É O DOCUMENTO DO ESTUDANTE?

O Documento do Estudante é o documento que irá validar a identificação estudantil do aluno e assim o mesmo terá os benefícios da Lei da Meia Entrada (Lei 12.933/2013). A única maneira de alguém comprovar que é de fato um estudante passa a ser o Novo Documento do Estudante, padronizado nacionalmente pelas entidades UNE, UBES e ANPG. (Site da UNE) Disponível em: http://une-blog-lb-1441097275.us-east-1.elb.amazonaws.com/direitos-servicos/documento-de-estudante/. Acesso em 07 de fevereiro de 2019.

Imprima o modelo de carteirinha, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xYD2bjJ68XTHBd84mJAKD6xqUJVTqtvar6WczDBA7sKg6vC3xpUwKpfga3eJ/his5-04und04-carteira-estudante.pdf

O arquivo pode ser configurado para imprimir várias por página.Fique atento para não gastar papel demais!

Os alunos irão preencher os dados com o seu nome e o nome da escola, caso eles não possuam os documentos pessoais, eles podem criar números para preencher as lacunas, mas sempre de acordo com o que foi estudado na aula.

Como adequar à sua realidade: Caso a escola possua um laboratório de informática com acesso a internet, leve os alunos para juntos explorarem o site da UNE e outros sites onde o aluno possa solicitar a sua carteirinha de estudante. Lembrando que esse é um serviço pago!

Para você saber mais:

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05HI04 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: material impresso para o aluno, projetor, computador, imagens dos documentos impressos ou documentos originais para manuseio dos alunos.

Material complementar:

Imagens problematização - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Tr6mb2npYmBKjHZ2NrFpjQxxa9UCrRSUEj74sEGYhfvNhSC8YfzYS7epKjDN/his5-04und04-imagens-problematizacao.pdf

Estação 1, texto para impressão. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PkRh76pB84fJYgDS73krpDuJhcN6YmSP2WeMPMHdyH5UpUBhw2ssP8fS7nes/his5-04und04-estacao-1-certidao-de-nascimento.pdf

Estação 2, texto para impressão. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4jFSTfZcspPxHnfygNJeTgtuaswVB97rWXEbCveGKqfuDkGHkW2Rva3BTRmG/his5-04und04-estacao-2-carteira-de-identidade.pdf

Estação 3, texto para impressão. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rceX8ahdBCyCheJSKRA9Dz5AvpdKC4er6bTGH5ndvSa8vBEUYPtWsfVAAtYv/his5-04und04-estacao-3-cpf.pdf

Estação 4, texto para impressão. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MEx3Zx8rshYUADpHNRqzEJCR7paTEBtaZc6BWfgvbTwXQyWsdcU9cDeKdcF7/his5-04und04-estacao-4-titulo-de-eleitor.pdf

Estação 5, texto para impressão. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rPDAXQdvp7eae5FFVxfk4zMDEZdF2WNJKepuvrNCHbzeMzEDFmCm87Af9PTM/his5-04und04-estacao-5-carteira-de-trabalho.pdf

Estação 6, texto para impressão. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/aMzuAy2NQwCX29nqWjuHxkTZJeEEz3VbS8CdaQ4BzPCFDwNAFZZ48JuVWr5E/his5-04und04-estacao-6-certificado-de-reservista.pdf

Estação 7, texto para impressão. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zTQGRcVPmt7kA2b9saf6RSz748gHsGDPZnNHAr4d6YGtAXy8CaUA925rgHcU/his5-04und04-estacao-7-cartao-do-cidadao.pdf

Estação 8, texto para impressão. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jzXQU7Y7CP2ab69MgVqDpaTFr2NsH2jgBMSYMvjaCgQguAPJpNN7HSaBpqx9/his5-04und04-estacao-8-cnh.pdf

Formu?ário de pesquisa - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vg5RrRjWEwWUCJZkjYyUKsBjjE5RjvARXyP9fDQArGjSPrUHqrGSSPVRARjA/his5-04und04-formulario-pesquisa.pdf

Modelo de carteirinha, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xYD2bjJ68XTHBd84mJAKD6xqUJVTqtvar6WczDBA7sKg6vC3xpUwKpfga3eJ/his5-04und04-carteira-estudante.pdf

Para você saber mais:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Inicie a aula explicando aos alunos que não se trata de uma aula de matemática. Reforce a ideia de que os números tem uma função muito além de fazer cálculos na matemática. Levante esses questionamentos:

  • Quais as funções dos números no dia a dia?
  • Para que serve a contagem de coisas e objetos?
  • É possível conceber a sociedade sem os números?

Essa discussão deve ser realizada de forma com que todos os alunos participem do debate. As perguntas vão levar o aluno a perceber a importância dos números além da matemática. Eles podem começar a fazer outros questionamentos sobre a função dos números.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete o slide para os alunos e deixe por um breve momento eles refletirem sobre os números nas imagens. Em seguida inicie as questões:

  • Onde encontramos números nas pirâmides?
  • O termômetro pode ajudar a definir políticas sociais?
  • Os números das casas, os calendários e os telefones podem ser considerados elementos que trazem cidadania?

A discussão/reflexão desse slide vai além da história dos números ou da matemática. A função dos números na vida das pessoas é conhecimento tanto do mundo tanto da sociedade em que está inserido. As contagens de população, ou saber se está quente hoje e como vai ser daqui a 30 anos, definem políticas públicas que promovem a cidadania no indivíduo.

Importante: Não deixe que a discussão se limite ao uso escolar da matemática ou a história da matemática como ciência, é mais uma discussão voltada para a importância dos números nas sociedades, seus usos além dos cálculos.

Como adequar à sua realidade: Ao invés de projetar, é possível por trazer objetos que remetam ao uso de números: calendários, copos de medida, caderno de receitas.

Para você saber mais: a maneira como o ser humano desenvolveu os sistemas de contagem é muito diversificado. Os sistemas numéricos foram criados para facilitar a vida em sociedade e melhorar os sistemas de trabalho humano, porque era necessário uma sistematização dos dados. Para entender melhor como isso de fato funciona acesse:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Projete e discuta com os alunos o conteúdo do slide. Você pode usar os seguintes questionamentos para direcionar a aula:

  • O que seria dividir o trabalho humano?
  • Por que contar os rebanhos?
  • O que a imagem representa? (Resposta: escriba egípcio) Importante: os escribas eram altos funcionários dos imperadores do Egito, tinham o conhecimento da escrita e por isso eram os responsáveis pelo recenseamento de tudo no Egito Antigo.
  • Ainda hoje o ser humano faz o recenseamento?
  • Qual a finalidade do censo hoje?

Direcione o aluno para saber como as primeiras organizações sociais humanas faziam essa contagem do rebanho, ou dos animais que caçavam. A evolução desta contagem pode ser observada na sociedade egípcia onde os escribas eram responsáveis pelo censo do Império, e isso incluía fazer a contagem da produção agrícola, dos habitantes e do rebanho, assim bem como os impostos.

Como adequar à sua realidade: como opção para o papel do escriba, é possível falar sobre o censo no Brasil que é feito pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Nesse caso, indague os alunos se eles já viram algum recenseador em casa ou no bairro.

Para você saber mais: a maneira como o ser humano desenvolveu os sistemas de contagem é muito diversificado. Os sistemas numéricos foram criados para facilitar a vida em sociedade e melhorar os sistemas de trabalho humano, porque era necessário uma sistematização dos dados. Para entender melhor como isso de fato funciona acesse:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 minutos

Orientações: nesse momento da aula, deixe organizado estações ou ilhas de aprendizagem da seguinte forma:

  • no espaço da sala de aula, organize 08 (oito) estações de estudo (pode ser uma carteira ou mesinha da própria sala) em cada uma disponha uma imagem dos documentos desse slide com uma ficha descritiva de cada documento.
  • divida a turma em oito grupos de modo que cada um vá percorrendo cada uma das estações, o tempo de cada grupo em cada estação não deve ultrapassar os 2 minutos.

Projete as imagens para os alunos. E imprima as imagens para construir as estações de estudo.

Documentos pessoais - impressão - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Rny75QmYDjZYyR8Zx5TeRKcgfvh2Zkv3hTp8vTGeUFNEfxWFtmsXddRVvYbw/his5-04nd04-documentos-pessoais.pdf

Pergunte aos alunos se eles já viram algum desses documentos ou se possuem algum deles. Logo em seguida questione:

  • Para que serve cada um desses documentos?
  • Quais os elementos que servem para identificar as pessoas?
  • Se houvesse duas pessoas com o mesmo nome como seria possível distinguir uma da outra usando os documentos pessoais?
  • Se uma pessoa não tiver documentos ela pode ter acesso aos serviços públicos como saúde e educação?
  • Podemos dizer que os documentos pessoais garantem os direitos de cidadãos às pessoas?
  • Qual a importância dos números no processo de identificação das pessoas?

Como adequar à sua realidade: É possível trazer alguns documentos originais para apresentar aos alunos.

Para você saber mais:

Slide Plano Aula

Esse slide não será projetado para os alunos. É somente uma orientação para formação das estações de estudo.

Orientações: os alunos irão manejar e tocar na imagem da certidão. E em seguida farão a leitura do texto sobre a certidão de nascimento.

Como adequar à sua realidade: É possível trazer alguns documentos originais para apresentar aos alunos.

Para você saber mais:

Slide Plano Aula

Esse slide não será projetado para os alunos. É somente uma orientação para formação das estações de estudo.

Orientações: Os alunos irão manejar e tocar na imagem. E em seguida farão a leitura do texto sobre a carteira de identidade.

Como adequar à sua realidade: É possíve trazer alguns documentos originais para apresentar aos alunos.

Para você saber mais:

Slide Plano Aula

Esse slide não será projetado para os alunos. É somente uma orientação para formação das estações de estudo.

Orientações: os alunos irão manipular e tocar na imagem. E em seguida, farão a leitura do texto sobre o CPF.

Como adequar à sua realidade: É possível trazer alguns documentos originais para apresentar aos alunos.

Para você saber mais:

Slide Plano Aula

Esse slide não será projetado para os alunos. É somente uma orientação para formação das estações de estudo.

Orientações: os alunos irão manipular e tocar na imagem. E em seguida farão a leitura do texto sobre o título de eleitor.

Como adequar à sua realidade: É possível trazer alguns documentos originais para apresentar aos alunos.

Para você saber mais:

Slide Plano Aula

Esse slide não será projetado para os alunos. É somente uma orientação para formação das estações de estudo.

Orientações: os alunos irão manipular e tocar na imagem. E em seguida farão a leitura do texto sobre a carteira de trabalho.

Como adequar à sua realidade: É possível trazer alguns documentos originais para apresentar aos alunos.

Para você saber mais:

Slide Plano Aula

Esse slide não será projetado para os alunos. É somente uma orientação para formação das estações de estudo.

Orientações: os alunos irão manipular e tocar na imagem. E em seguida farão a leitura do texto sobre a reservista

Como adequar à sua realidade: É possível trazer alguns documentos originais para apresentar aos alunos.

Para você saber mais:

Slide Plano Aula

Esse slide não será projetado para os alunos. É somente uma orientação para formação das estações de estudo.

Orientações: os alunos irão manipular e tocar na imagem. E em seguida farão a leitura do texto sobre o cartão do cidadão.

Como adequar à sua realidade: É possível trazer alguns documentos originais para apresentar aos alunos.

Para você saber mais:

Slide Plano Aula

Esse slide não será projetado para os alunos. É somente uma orientação para formação das estações de estudo.

Orientações: os alunos irão manipular e tocar na imagem. E em seguida farão a leitura do texto sobre a CNH.

Como adequar à sua realidade: É possível trazer alguns documentos originais para apresentar aos alunos.

Para você saber mais:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Faça a leitura com os alunos e explique que a numeração de indivíduos é comum na sociedade e não somente no que diz respeito aos documentos pessoais. Um bom exemplo é na escola onde o aluno é identificado com alguns números: número de matrícula e número do diário do professor. Assim levante estes outros questionamentos:

  • Para que serve o número de matrícula?
  • Qual a finalidade do número do diário do professor?
  • Existe outro número que identifica o aluno?

Esse último questionamento pode ser que fique sem resposta, pois trata-se do número do INEP, que tem a finalidade de enumerar os alunos para o Censo Escolar das escolas de todo o Brasil.

Para você saber mais: O número do INEP é utilizado para identificar o aluno no Censo Escolar e tem como finalidade verificar o histórico escolar desse aluno desde a Educação Infantil até o Ensino Superior. Em muitas escolas públicas esse número consta em documentos como declarações e histórico escolar.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

Peça aos alunos que preencham um formulário onde o aluno irá preencher algumas informações básicas. Nesse formulário o aluno irá preencher com os números que fazem parte da sua história.

Imprima o formulário da pesquisa em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vg5RrRjWEwWUCJZkjYyUKsBjjE5RjvARXyP9fDQArGjSPrUHqrGSSPVRARjA/his5-04und04-formulario-pesquisa.pdf

É possível levar os alunos até a Secretaria da Escola para colher as informações do número do INEP e o de matrícula. Mas também pode fazer esse levantamento prévio e levar para a sala de aula como forma de não tumultuar a Secretaria.

Para você saber mais: O número do INEP é utilizado para identificar o aluno no Censo Escolar e tem como finalidade verificar o histórico escolar desse aluno desde a Educação Infantil até o Ensino Superior. Em muitas escolas públicas esse número consta em documentos como declarações e histórico escolar.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Projete esse slide para que os alunos consigam visualizar o modelo de uma carteirinha de estudante padrão. E leia para eles o seguinte trecho:

O QUE É O DOCUMENTO DO ESTUDANTE?

O Documento do Estudante é o documento que irá validar a identificação estudantil do aluno e assim o mesmo terá os benefícios da Lei da Meia Entrada (Lei 12.933/2013). A única maneira de alguém comprovar que é de fato um estudante passa a ser o Novo Documento do Estudante, padronizado nacionalmente pelas entidades UNE, UBES e ANPG. (Site da UNE) Disponível em: http://une-blog-lb-1441097275.us-east-1.elb.amazonaws.com/direitos-servicos/documento-de-estudante/. Acesso em 07 de fevereiro de 2019.

Imprima o modelo de carteirinha, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xYD2bjJ68XTHBd84mJAKD6xqUJVTqtvar6WczDBA7sKg6vC3xpUwKpfga3eJ/his5-04und04-carteira-estudante.pdf

O arquivo pode ser configurado para imprimir várias por página.Fique atento para não gastar papel demais!

Os alunos irão preencher os dados com o seu nome e o nome da escola, caso eles não possuam os documentos pessoais, eles podem criar números para preencher as lacunas, mas sempre de acordo com o que foi estudado na aula.

Como adequar à sua realidade: Caso a escola possua um laboratório de informática com acesso a internet, leve os alunos para juntos explorarem o site da UNE e outros sites onde o aluno possa solicitar a sua carteirinha de estudante. Lembrando que esse é um serviço pago!

Para você saber mais:

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social do 5º ano :

5º ano / História / Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social

5º ano / História / Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social

MAIS AULAS DE História do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05HI04 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano