16762
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 6º ano > Mundo do trabalho

Plano de aula - O crescimento das cidades e a alteração da natureza

Plano de aula de Geografia com atividades para 6º ano do Fundamental sobre identificar a razão do crescimento das cidades e suas consequências, na perspectiva homem-natureza.

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Mariana De Paula Costa Moraes Carrasco

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF06GE07) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. O objetivo principal desta aula é identificar que a razão do crescimento das cidades é a maior necessidade por espaço para pessoas e indústrias e analisar que esse crescimento gera alterações na natureza.

Materiais necessários: folhas de sulfite e materiais impressos.

Material complementar:

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Neste momento, pergunte aos alunos:

  • a cidade está crescendo?

A partir da resposta positiva da sala, explique que a cidade cresce e esse fenômeno é conhecido como crescimento urbano, ou seja, a área urbana passa a adentrar cada vez a área rural. Complemente dizendo que eles entenderão durante a aula a razão da cidade crescer e as consequências desse crescimento.

Como adequar à sua realidade: Aponte pontos da cidade onde mora que não existiam há alguns anos atrás: um bairro, uma rua, um novo prédio. Busque trazer a realidade da sua cidade para este início de aula

Para você saber mais:

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Projete as imagens dos slides 3 e 4 para os alunos. Peça para que eles observem as diferenças entre o rio Tietê em 1905 e atualmente. Os alunos deverão observar que a cidade cresceu e invadiu a área verde que ficava às margens do rio.

Observe com a turma e diga que a largura do rio também diminuiu, porque o rio Tietê foi canalizado.

Inclua na discussão a questão da poluição: quanto mais a cidade cresce. maior a quantidade de resíduos sólidos e líquidos despejados no rio. Por conta da poluição, não há mais atividades como pessoas nadando, andando de barco, praticando diversos esportes no Tietê.

Após essa discussão, projete as imagens dos slides 5 e 6 para os alunos. Esses slides mostram uma rua na cidade de Guarulhos. Peça para que eles também identifiquem as diferenças entre a rua em 1971 e 2014. Os alunos deverão observar a presença de asfalto e mais casas em 2014.
Observe com eles que a rua, em 1971, ainda apresentava algumas árvores e terrenos ocupados totalmente pela área verde. Já em 2014, todos os terrenos possuem construções, asfalto e não há mais área verde, apenas poucas árvores espaçadas.

Como adequar à sua realidade: Caso haja imagens da sua realidade local antigamente e atualmente, utilize-as neste momento da aula.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Projete as imagens dos slides 3 e 4 para os alunos. Peça para que eles observem as diferenças entre o rio Tietê em 1905 e atualmente. Os alunos deverão observar que a cidade cresceu e invadiu a área verde que ficava às margens do rio.

Observe com a turma e diga que a largura do rio também diminuiu, porque o rio Tietê foi canalizado.

Inclua na discussão a questão da poluição: quanto mais a cidade cresce. maior a quantidade de resíduos sólidos e líquidos despejados no rio. Por conta da poluição, não há mais atividades como pessoas nadando, andando de barco, praticando diversos esportes no Tietê.

Após essa discussão, projete as imagens dos slides 5 e 6 para os alunos. Esses slides mostram uma rua na cidade de Guarulhos. Peça para que eles também identifiquem as diferenças entre a rua em 1971 e 2014. Os alunos deverão observar a presença de asfalto e mais casas em 2014.
Observe com eles que a rua, em 1971, ainda apresentava algumas árvores e terrenos ocupados totalmente pela área verde. Já em 2014, todos os terrenos possuem construções, asfalto e não há mais área verde, apenas poucas árvores espaçadas.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Projete as imagens dos slides 3 e 4 para os alunos. Peça para que eles observem as diferenças entre o rio Tietê em 1905 e atualmente. Os alunos deverão observar que a cidade cresceu e invadiu a área verde que ficava às margens do rio.

Observe com a turma e diga que a largura do rio também diminuiu, porque o rio Tietê foi canalizado.

Inclua na discussão a questão da poluição: quanto mais a cidade cresce. maior a quantidade de resíduos sólidos e líquidos despejados no rio. Por conta da poluição, não há mais atividades como pessoas nadando, andando de barco, praticando diversos esportes no Tietê.

Após essa discussão, projete as imagens dos slides 5 e 6 para os alunos. Esses slides mostram uma rua na cidade de Guarulhos. Peça para que eles também identifiquem as diferenças entre a rua em 1971 e 2014. Os alunos deverão observar a presença de asfalto e mais casas em 2014.
Observe com eles que a rua, em 1971, ainda apresentava algumas árvores e terrenos ocupados totalmente pela área verde. Já em 2014, todos os terrenos possuem construções, asfalto e não há mais área verde, apenas poucas árvores espaçadas.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Projete as imagens dos slides 3 e 4 para os alunos. Peça para que eles observem as diferenças entre o rio Tietê em 1905 e atualmente. Os alunos deverão observar que a cidade cresceu e invadiu a área verde que ficava às margens do rio.

Observe com a turma e diga que a largura do rio também diminuiu, porque o rio Tietê foi canalizado.

Inclua na discussão a questão da poluição: quanto mais a cidade cresce. maior a quantidade de resíduos sólidos e líquidos despejados no rio. Por conta da poluição, não há mais atividades como pessoas nadando, andando de barco, praticando diversos esportes no Tietê.

Após essa discussão, projete as imagens dos slides 5 e 6 para os alunos. Esses slides mostram uma rua na cidade de Guarulhos. Peça para que eles também identifiquem as diferenças entre a rua em 1971 e 2014. Os alunos deverão observar a presença de asfalto e mais casas em 2014.
Observe com eles que a rua, em 1971, ainda apresentava algumas árvores e terrenos ocupados totalmente pela área verde. Já em 2014, todos os terrenos possuem construções, asfalto e não há mais área verde, apenas poucas árvores espaçadas.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete ou escreva no quadro a pergunta. Coloque as imagens da Contextualização de novo para os alunos observarem.

Oriente a formação de grupos com aproximadamente 4 integrantes. Eles deverão discutir a questão e registrar a resposta. Peça para que, em seguida, alguns grupos compartilhem com a turma a sua resposta

Os grupos poderão encontrar diversas razões para a diminuição da área verde, entre elas: maior necessidade de espaço para a construção de casas, prédios, estradas.

A partir das respostas dos grupos, diga aos alunos que as cidades crescem por conta do aumento populacional e da necessidade de ter mais espaço para a população. Além disso, discuta com os alunos a importância da chegada de indústrias para o crescimento das cidades: uma indústria necessita de um aumento no meio técnico e de modificações no espaço urbano que podem implicar no crescimento do meio urbano. Quanto mais gente na cidade, maior a necessidade de novas construções, por exemplo. As novas construções, em sua grande maioria, são realizadas em áreas ainda não ocupadas, áreas que, muitas vezes, são áreas verdes.

Para você saber mais:

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Separe a sala em duplas ou trios dependendo do número de alunos. Imprima e entregue para cada grupo aleatoriamente uma das frases que está disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/eBG4ZRrm2cyysKwwsX8NJYpPpRBtGStJCfufEhjNTmFhrHHNZ4XREFbpw4Bz/geo6-07und02-acao-propositiva-frases.pdf

e uma folha sulfite. Um grupo não deve ter acesso à frase do outro. As frases representam alguns fatos sequenciais do crescimento das cidades e sua relação com a alteração da natureza.

Peça para que cada grupo faça um desenho rápido que represente a frase que recebeu.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Peça para os alunos continuarem em grupos. Cada grupo deve mostrar o desenho que fez para a sala. Após mostrar os desenhos, os grupos devem procurar seus pares, ou seja, os grupos devem procurar os fatos sequenciais que melhor os completa. Oriente os alunos para se organizarem na sequência que acreditam ser a correta.

Assim que os grupos estiverem identificados, peça para que eles expliquem a razão de terem se juntado. Neste momento, espera-se que os alunos consigam compreender os fatos do crescimento das cidades através dos desenhos.

Caso algum grupo tenha errado a ordem, corrija-o e procure mostrar a ordem correta.

Abaixo as frases entregues aos alunos estão na ordem correta e os grupos devem se agrupar na seguinte sequência (adeque a quantidade de frases de acordo com a quantidade de grupos que serão formados):

Grupo 1 e 2

a - a cidade era pequena e com muitos espaços de área verde

b - a população urbana cresceu e houve a necessidade de ocupar as áreas verdes.

Grupo 3 a 6

3 - havia um rio onde as pessoas podiam nadar e aproveitar o tempo livre

4 - a cidade foi avançando sobre as margens do rio

5 - o rio diminuiu sua largura e ruas foram construídas ao seu redor

6 - o rio enche com frequência causando enchentes e inundações

Grupo 7 e 8

7 - a cidade era mais fresca

8 - com a retirada das árvores, a cidade tornou-se mais quente e as pessoas vivem procurando sombras

Grupo 8 e 9

9 - antes havia natureza por todos os cantos da cidade

10 - atualmente, a natureza fica concentrada em alguns parques

Aproveite o momento da sistematização para discutir com os alunos como as ações humanas na cidade possuem consequências e que muitas dessas consequências podem afetar diretamente a vida da sociedade.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF06GE07) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. O objetivo principal desta aula é identificar que a razão do crescimento das cidades é a maior necessidade por espaço para pessoas e indústrias e analisar que esse crescimento gera alterações na natureza.

Materiais necessários: folhas de sulfite e materiais impressos.

Material complementar:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Neste momento, pergunte aos alunos:

  • a cidade está crescendo?

A partir da resposta positiva da sala, explique que a cidade cresce e esse fenômeno é conhecido como crescimento urbano, ou seja, a área urbana passa a adentrar cada vez a área rural. Complemente dizendo que eles entenderão durante a aula a razão da cidade crescer e as consequências desse crescimento.

Como adequar à sua realidade: Aponte pontos da cidade onde mora que não existiam há alguns anos atrás: um bairro, uma rua, um novo prédio. Busque trazer a realidade da sua cidade para este início de aula

Para você saber mais:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Projete as imagens dos slides 3 e 4 para os alunos. Peça para que eles observem as diferenças entre o rio Tietê em 1905 e atualmente. Os alunos deverão observar que a cidade cresceu e invadiu a área verde que ficava às margens do rio.

Observe com a turma e diga que a largura do rio também diminuiu, porque o rio Tietê foi canalizado.

Inclua na discussão a questão da poluição: quanto mais a cidade cresce. maior a quantidade de resíduos sólidos e líquidos despejados no rio. Por conta da poluição, não há mais atividades como pessoas nadando, andando de barco, praticando diversos esportes no Tietê.

Após essa discussão, projete as imagens dos slides 5 e 6 para os alunos. Esses slides mostram uma rua na cidade de Guarulhos. Peça para que eles também identifiquem as diferenças entre a rua em 1971 e 2014. Os alunos deverão observar a presença de asfalto e mais casas em 2014.
Observe com eles que a rua, em 1971, ainda apresentava algumas árvores e terrenos ocupados totalmente pela área verde. Já em 2014, todos os terrenos possuem construções, asfalto e não há mais área verde, apenas poucas árvores espaçadas.

Como adequar à sua realidade: Caso haja imagens da sua realidade local antigamente e atualmente, utilize-as neste momento da aula.

Slide Plano Aula

Orientações: Projete as imagens dos slides 3 e 4 para os alunos. Peça para que eles observem as diferenças entre o rio Tietê em 1905 e atualmente. Os alunos deverão observar que a cidade cresceu e invadiu a área verde que ficava às margens do rio.

Observe com a turma e diga que a largura do rio também diminuiu, porque o rio Tietê foi canalizado.

Inclua na discussão a questão da poluição: quanto mais a cidade cresce. maior a quantidade de resíduos sólidos e líquidos despejados no rio. Por conta da poluição, não há mais atividades como pessoas nadando, andando de barco, praticando diversos esportes no Tietê.

Após essa discussão, projete as imagens dos slides 5 e 6 para os alunos. Esses slides mostram uma rua na cidade de Guarulhos. Peça para que eles também identifiquem as diferenças entre a rua em 1971 e 2014. Os alunos deverão observar a presença de asfalto e mais casas em 2014.
Observe com eles que a rua, em 1971, ainda apresentava algumas árvores e terrenos ocupados totalmente pela área verde. Já em 2014, todos os terrenos possuem construções, asfalto e não há mais área verde, apenas poucas árvores espaçadas.

Slide Plano Aula

Orientações: Projete as imagens dos slides 3 e 4 para os alunos. Peça para que eles observem as diferenças entre o rio Tietê em 1905 e atualmente. Os alunos deverão observar que a cidade cresceu e invadiu a área verde que ficava às margens do rio.

Observe com a turma e diga que a largura do rio também diminuiu, porque o rio Tietê foi canalizado.

Inclua na discussão a questão da poluição: quanto mais a cidade cresce. maior a quantidade de resíduos sólidos e líquidos despejados no rio. Por conta da poluição, não há mais atividades como pessoas nadando, andando de barco, praticando diversos esportes no Tietê.

Após essa discussão, projete as imagens dos slides 5 e 6 para os alunos. Esses slides mostram uma rua na cidade de Guarulhos. Peça para que eles também identifiquem as diferenças entre a rua em 1971 e 2014. Os alunos deverão observar a presença de asfalto e mais casas em 2014.
Observe com eles que a rua, em 1971, ainda apresentava algumas árvores e terrenos ocupados totalmente pela área verde. Já em 2014, todos os terrenos possuem construções, asfalto e não há mais área verde, apenas poucas árvores espaçadas.

Slide Plano Aula

Orientações: Projete as imagens dos slides 3 e 4 para os alunos. Peça para que eles observem as diferenças entre o rio Tietê em 1905 e atualmente. Os alunos deverão observar que a cidade cresceu e invadiu a área verde que ficava às margens do rio.

Observe com a turma e diga que a largura do rio também diminuiu, porque o rio Tietê foi canalizado.

Inclua na discussão a questão da poluição: quanto mais a cidade cresce. maior a quantidade de resíduos sólidos e líquidos despejados no rio. Por conta da poluição, não há mais atividades como pessoas nadando, andando de barco, praticando diversos esportes no Tietê.

Após essa discussão, projete as imagens dos slides 5 e 6 para os alunos. Esses slides mostram uma rua na cidade de Guarulhos. Peça para que eles também identifiquem as diferenças entre a rua em 1971 e 2014. Os alunos deverão observar a presença de asfalto e mais casas em 2014.
Observe com eles que a rua, em 1971, ainda apresentava algumas árvores e terrenos ocupados totalmente pela área verde. Já em 2014, todos os terrenos possuem construções, asfalto e não há mais área verde, apenas poucas árvores espaçadas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete ou escreva no quadro a pergunta. Coloque as imagens da Contextualização de novo para os alunos observarem.

Oriente a formação de grupos com aproximadamente 4 integrantes. Eles deverão discutir a questão e registrar a resposta. Peça para que, em seguida, alguns grupos compartilhem com a turma a sua resposta

Os grupos poderão encontrar diversas razões para a diminuição da área verde, entre elas: maior necessidade de espaço para a construção de casas, prédios, estradas.

A partir das respostas dos grupos, diga aos alunos que as cidades crescem por conta do aumento populacional e da necessidade de ter mais espaço para a população. Além disso, discuta com os alunos a importância da chegada de indústrias para o crescimento das cidades: uma indústria necessita de um aumento no meio técnico e de modificações no espaço urbano que podem implicar no crescimento do meio urbano. Quanto mais gente na cidade, maior a necessidade de novas construções, por exemplo. As novas construções, em sua grande maioria, são realizadas em áreas ainda não ocupadas, áreas que, muitas vezes, são áreas verdes.

Para você saber mais:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Separe a sala em duplas ou trios dependendo do número de alunos. Imprima e entregue para cada grupo aleatoriamente uma das frases que está disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/eBG4ZRrm2cyysKwwsX8NJYpPpRBtGStJCfufEhjNTmFhrHHNZ4XREFbpw4Bz/geo6-07und02-acao-propositiva-frases.pdf

e uma folha sulfite. Um grupo não deve ter acesso à frase do outro. As frases representam alguns fatos sequenciais do crescimento das cidades e sua relação com a alteração da natureza.

Peça para que cada grupo faça um desenho rápido que represente a frase que recebeu.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Peça para os alunos continuarem em grupos. Cada grupo deve mostrar o desenho que fez para a sala. Após mostrar os desenhos, os grupos devem procurar seus pares, ou seja, os grupos devem procurar os fatos sequenciais que melhor os completa. Oriente os alunos para se organizarem na sequência que acreditam ser a correta.

Assim que os grupos estiverem identificados, peça para que eles expliquem a razão de terem se juntado. Neste momento, espera-se que os alunos consigam compreender os fatos do crescimento das cidades através dos desenhos.

Caso algum grupo tenha errado a ordem, corrija-o e procure mostrar a ordem correta.

Abaixo as frases entregues aos alunos estão na ordem correta e os grupos devem se agrupar na seguinte sequência (adeque a quantidade de frases de acordo com a quantidade de grupos que serão formados):

Grupo 1 e 2

a - a cidade era pequena e com muitos espaços de área verde

b - a população urbana cresceu e houve a necessidade de ocupar as áreas verdes.

Grupo 3 a 6

3 - havia um rio onde as pessoas podiam nadar e aproveitar o tempo livre

4 - a cidade foi avançando sobre as margens do rio

5 - o rio diminuiu sua largura e ruas foram construídas ao seu redor

6 - o rio enche com frequência causando enchentes e inundações

Grupo 7 e 8

7 - a cidade era mais fresca

8 - com a retirada das árvores, a cidade tornou-se mais quente e as pessoas vivem procurando sombras

Grupo 8 e 9

9 - antes havia natureza por todos os cantos da cidade

10 - atualmente, a natureza fica concentrada em alguns parques

Aproveite o momento da sistematização para discutir com os alunos como as ações humanas na cidade possuem consequências e que muitas dessas consequências podem afetar diretamente a vida da sociedade.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Mundo do trabalho do 6º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06GE07 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano