16688
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 2º ano > Mundo do trabalho

Plano de aula - Diferentes Profissões

Plano de aula de Geografia com atividades para 2º ano do Fundamental sobre identificar profissionais que exercem seus trabalhos de dia e de noite no lugar de viver dos alunos.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Bárbara da Silva Bittencourt Gomes,

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano

GEO2_06UND01

Ferramentas sugeridas

USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS

- Essenciais: E-mail, WhatsApp, celular, tablet, ou webcam de um computador para gravação de vídeo.

- Optativas: Google Classroom, Youtube.

Valor trabalhado

Cidadania

Apresentação do tema da aula (10 minutos)

O objetivo, deste plano de aula é que os estudantes identifiquem profissionais que exercem seus trabalhos de dia e de noite no lugar de viver dos alunos. Fica a sugestão das ferramentas tecnológicas, do WhatsApp, e-mail, para envio das atividades. Caso a escola esteja utilizando a plataforma do Google Classroom, esta pode ser uma ferramenta para envio de material.Envie o slide do plano original, por meio de uma foto. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Na apresentação do tema, grave um vídeo, e pergunte aos alunos se todos sabem o que são profissões? (peça que as respostas sejam encaminhadas por áudio, ou mensagens de texto no grupo de WhatsApp da turma).

Contextualização (30minutos – assincronamente)

Após do anúncio do tema da aula, envie os slides do plano original aos estudantes, e uma videoaula, contextualizando. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona. Se preferir, envie as imagens por e-mail ou WhatsApp.

Leia para os alunos a situação descrita no slide, uma garota ficou com febre na madrugada e seus responsáveis foram levá-la ao hospital. Há uma proposta para orientar a conversa, no caso o relato desta experiência por parte dos alunos.

Você pode perguntar diretamente se esta situação já aconteceu com algum deles. Caso a respostas seja positivas, busque conduzir a reflexão para apreender a possibilidade de que tenham percebido algum diferencial na dinâmica em seus lugar de vivência durante a noite. Questione: O que eles observaram no caminho? (peça que as respostas sejam registradas em áudios curtos de no máximo um minuto).

Você pode explorar a situação exposta no slide e criar a continuação dela, por exemplo: os responsáveis por Aninha não tinham carro e tiveram que chamar um táxi até o hospital. No caminho tinham farmácias, lanchonetes, postos policiais e outros estabelecimentos abertos. Ao chegar no hospital, centenas de pessoas estavam ali trabalhando (seguranças, enfermeiros, médicos e atendentes) e Aninha ficou impressionada com a quantidade de pessoas trabalhando, enquanto ela estaria dormindo.

Problematização (30 minutos - assincronamente)

Grave um vídeo com a problematização, e faça a pergunta que consta no slide do plano original, destaque para os alunos que algumas profissões são importantes durante a noite, pois algumas emergências podem acontecer e sempre é necessário ter profissionais dispostos a ajudar. De qualquer maneira, utilize perguntas para a reflexão dos alunos, mas busque não oferecer respostas prontas. Oriente que eles respondam por mensagens de texto no grupo da turma.

Ação propositiva (dois dias - assincronamente)

Grave uma videoaula com as orientações necessárias. Com imagens de algumas profissões, os alunos devem recortá-las e agrupá-las de acordo com a frequência que observam a presença desses profissionais no seu cotidiano. Solicite a classificação em ALTA (quando observam diariamente esses profissionais), MÉDIA (quando observam uma vez ou outra esses profissionais) ou Baixa (quando nunca ou raramente observam essa profissão). Por exemplo, eles podem agrupar nas profissões de alta frequência, pois, estão em contato diário com você. Caso eles não consigam imprimir as imagens, utilize fotografias de livros ou escreva o nome das profissões para que possam agrupar nos cadernos.

Acesse a imagem dos slides no documento para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VnFZgcbTKFcNmXRgjZcvCgeWGYRWfwZtp2zHgXpFAwgQwHqCcayg4SVwzQzr/geo2-06und01-acao-propositiva-imagem.pdf. Acesso em 24/06/2020.

Sistematização (60 minutos- assincronamente)

Grave outro vídeo para esta etapa peça para que os alunos façam uma tabela com as profissões dos adultos que moram com eles e classifiquem a frequência de visualização da profissão e se os pais trabalham de manhã ou à noite.

Tabela modelo para classificarem as diferentes profissões. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NJaugS8b3Y75pDENYCRdMW3hhrYUQeghWxaT8fh9pJ5bKtVSGZG5NVG3Ya9u/geo2-06und01-sistematizacao-tabela.pdf. Acesso em 24/06/2020.

Convite às famílias

Oriente que as famílias auxiliem os estudantes na ação propositiva e sistematização deste plano de aula adaptado.

Sugestão Enviada Por: Cristian Oliveira


Código: GEO2_06UND01

(EF02GE06) Relacionar o dia e a noite a diferentes tipos de atividades sociais (horário escolar, comercial, sono etc.).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Mundo do trabalho do 2º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 2º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas