16573
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 2º ano > A comunidade e seus registros

Plano de aula - Quanto tempo leva para crescer?

Plano de aula de História com atividades para 2º ano do EF sobre Quanto tempo leva para crescer?

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Teresa Tôrres Pimenta

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos . Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02HI07 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Será necessária a utilização de aparelhagem multimídia/aparelho para reprodução de vídeos, meia calça fina usada, terra ou serragem, alpiste ou painço, cola, papéis coloridos (olhinhos de plástico ou botões de camisa), canetas hidrocor, tintas (ou lã colorida), liguinhas de borracha, potinhos de iogurte vazios (somente a base de uma caixa de leite ou somente a base de uma garrafa pet).

Material complementar:

Para você saber mais:

Acesse aqui mais conteúdos sobre o tempo como medida (calendário) para você se preparar para a aula:

Fonte das imagens:

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Para executar esta aula, você proporá aos alunos vivenciarem experiências parecidas com as de povos antigos quando observavam o crescimento de alguma plantação, usando a observação dos elementos naturais.

Você fará com os alunos a confecção do boneco de alpiste com pelo menos 01 (uma) semana antes desta aula acontecer, para que se possa efetuar todas as etapas propostas:

  • Veja como fazer o boneco de alpiste acessando o link: https://www.youtube.com/watch?v=c0wRhnRmKrw .
  • Apresente os materiais para a confecção do boneco e confeccione-o com a ajuda dos alunos.
  • Escolha um lugar onde bata sol e os alunos possam “visitá-lo” todos os dias.
  • Proponha a construção de um diário (perguntar se sabem o que significa diário. Caso não saibam ou a explicação não esteja de acordo, explique o significado e estabeleça como será seu preenchimento). Este diário conterá a escrita das observações diárias e representações (desenhos) feitas pelos alunos.
  • Escolham um nome para o diário e para o boneco de alpiste.
  • Todos os dias, a partir da confecção do boneco, terá que ser escrito o que se observa - a sua função será a de escriba, mas é importante incentivar as narrações das observações.
  • Você deverá escolher um aluno para representar através de desenho as observações do dia. Atente-se para que seja um aluno diferente a cada dia.
  • Este diário culminará com o crescimento do alpiste.

  • Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.

  • Esta aula proporcionará material adequado para trabalhar com os alunos as noções temporais: dias da semana, ontem/hoje/ amanhã, cronologia, diário, calendário, rotina. Portanto serão termos (expressões) que deverão permear todos os momentos de conversação/discussão.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Diga aos alunos que o desejo do homem em marcar o tempo e saber em que momento de sua existência ele se encontrava vem de muito tempo atrás. Com esse desejo, o homem foi criando maneiras de marcar o tempo: através dos fenômenos da natureza e de invenções que foram se aperfeiçoando com o passar dos anos.

Diga que principalmente na plantação de alimentos e nas caças de animais, os povos antigos observavam muito o sol e a chuva para poderem saber o que deveriam fazer (Por que será?).

E dessas marcações surgiram os calendários.

  • Discuta com os alunos sobre a necessidade e importância dos calendários para a humanidade:

  • Conseguimos “guardar” na cabeça todas as atividades que temos para fazer e acontecimentos do nosso dia a dia: entrega de trabalhos, provas, aniversários dos familiares, lançamento do filme que se quer assistir?
  • Conseguimos saber com precisão que dia da semana será o dia do aniversário dos nossos pais?
  • Conseguimos saber com precisão que dia do mês foi o último domingo?
  • Conseguimos saber com precisão que dia do mês será quinta-feira da semana que vem?
  • Depois de pensarmos nessas questões o que podemos concluir sobre o uso do calendário: é útil e importante?

Como adequar à sua realidade:

Fonte das imagens:

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Retome o conteúdo do diário e faça, juntamente com os alunos, a contagem dos dias relacionado ao crescimento do alpiste.

  • Relembre os acontecimentos e as circunstâncias da execução desta atividade.

  • Converse com os alunos sobre (Registre estas perguntas e as respostas dos alunos em folhas sulfite para que sejam afixadas no mural juntamente com o material produzido na Sistematização):

  • Como foi a experiência de observação do crescimento do “cabelo” do boneco?
  • Quantos dias foram necessários para aparecer algum broto de alpiste?
  • Seria possível usar o relógio para marcar quanto tempo demorou para o alpiste crescer?
  • Como foi possível verificar que o tempo passou? (Espera-se que o aluno cite: pela quantidade de dias do diário; pelo crescimento do “cabelo”; pela quantidade de tempo que demorou para crescer o “cabelo”. Aproveite as respostas para retomar as noções de temporalidade trabalhadas nesta aula).
  • Com esta nossa experiência, nós conseguimos fazer igual os povos antigos quando observavam o crescimento de alguma plantação, usando a observação dos elementos naturais?
  • Para esta experiência foi importante usarmos as informações de um calendário, do diário?

Como adequar à sua realidade:

  • Caso você não consiga assistir o vídeo com as explicações de como fazer o boneco de alpiste, acesse o link https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/confeccionando-um-boneco-ecologico.htm (Acesso em 28 de março de 2019) , que também estas explicações.
  • Caso sua Escola possua uma horta ou um jardim, você poderá substituir a confecção e observação do boneco de alpiste pela observação do crescimento de alguma planta existente nestes espaços. A proposta do diário se mantém com as mesmas orientações.
  • Você poderá também pedir que os alunos façam em casa seu próprio boneco de alpiste, anteriormente à aplicação desta aula, leve-o para sala e cada aluno faça o suas observações e registros em diários individuais.

Para você saber mais:

  • A identificação, a comparação, a contextualização, a interpretação e a análise de um objeto estimulam o pensamento da criança, favorecendo desta forma o aprendizado de conteúdos.
  • A utilização de um diário contribui para o reconhecimento da temporalidade linear, visto que diariamente os alunos registrarão fatos das observações feitas em determinados períodos, indicando a linearidade dos processos.

Fonte das imagens:

Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em: 20 de outubro de 2018.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Apresente o slide. Caso não consiga apresentar o slide, você poderá usar o documento que contém esta imagem: HIS2_07UND03 - Slide da Sistematização -

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Sb7A52Tkf5MnbEffbDaXp538KnhH8MKyDFcdUacpjYC3PDWwqscvcY6SCfgB/his2-07und03-slide-da-sistematizacao.pdf

  • Distribua uma folha sulfite para cada aluno e peça a eles que desenhem ou escrevam sobre esta experiência.

  • Após terminarem, afixe estas produções no mural da sala. Crie, juntamente com os alunos, um título para colocarem acima das atividades.

Neste momento de encerramento da aula, você deve retomar o objetivo através da atividade proposta e assim verificar se os alunos foram capazes de:

  • reconhecer que os acontecimentos cotidianos possuem uma linearidade e uma temporalidade;
  • reconhecer a importância da criação e utilização do calendário;
  • se apropriarem das noções temporais trabalhadas: dias da semana, ontem/hoje/ amanhã, cronologia, diário, calendário, rotina.

Fonte das imagens:

Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em: 20 de outubro de 2018.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos . Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02HI07 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Será necessária a utilização de aparelhagem multimídia/aparelho para reprodução de vídeos, meia calça fina usada, terra ou serragem, alpiste ou painço, cola, papéis coloridos (olhinhos de plástico ou botões de camisa), canetas hidrocor, tintas (ou lã colorida), liguinhas de borracha, potinhos de iogurte vazios (somente a base de uma caixa de leite ou somente a base de uma garrafa pet).

Material complementar:

Para você saber mais:

Acesse aqui mais conteúdos sobre o tempo como medida (calendário) para você se preparar para a aula:

Fonte das imagens:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Para executar esta aula, você proporá aos alunos vivenciarem experiências parecidas com as de povos antigos quando observavam o crescimento de alguma plantação, usando a observação dos elementos naturais.

Você fará com os alunos a confecção do boneco de alpiste com pelo menos 01 (uma) semana antes desta aula acontecer, para que se possa efetuar todas as etapas propostas:

  • Veja como fazer o boneco de alpiste acessando o link: https://www.youtube.com/watch?v=c0wRhnRmKrw .
  • Apresente os materiais para a confecção do boneco e confeccione-o com a ajuda dos alunos.
  • Escolha um lugar onde bata sol e os alunos possam “visitá-lo” todos os dias.
  • Proponha a construção de um diário (perguntar se sabem o que significa diário. Caso não saibam ou a explicação não esteja de acordo, explique o significado e estabeleça como será seu preenchimento). Este diário conterá a escrita das observações diárias e representações (desenhos) feitas pelos alunos.
  • Escolham um nome para o diário e para o boneco de alpiste.
  • Todos os dias, a partir da confecção do boneco, terá que ser escrito o que se observa - a sua função será a de escriba, mas é importante incentivar as narrações das observações.
  • Você deverá escolher um aluno para representar através de desenho as observações do dia. Atente-se para que seja um aluno diferente a cada dia.
  • Este diário culminará com o crescimento do alpiste.

  • Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.

  • Esta aula proporcionará material adequado para trabalhar com os alunos as noções temporais: dias da semana, ontem/hoje/ amanhã, cronologia, diário, calendário, rotina. Portanto serão termos (expressões) que deverão permear todos os momentos de conversação/discussão.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Diga aos alunos que o desejo do homem em marcar o tempo e saber em que momento de sua existência ele se encontrava vem de muito tempo atrás. Com esse desejo, o homem foi criando maneiras de marcar o tempo: através dos fenômenos da natureza e de invenções que foram se aperfeiçoando com o passar dos anos.

Diga que principalmente na plantação de alimentos e nas caças de animais, os povos antigos observavam muito o sol e a chuva para poderem saber o que deveriam fazer (Por que será?).

E dessas marcações surgiram os calendários.

  • Discuta com os alunos sobre a necessidade e importância dos calendários para a humanidade:

  • Conseguimos “guardar” na cabeça todas as atividades que temos para fazer e acontecimentos do nosso dia a dia: entrega de trabalhos, provas, aniversários dos familiares, lançamento do filme que se quer assistir?
  • Conseguimos saber com precisão que dia da semana será o dia do aniversário dos nossos pais?
  • Conseguimos saber com precisão que dia do mês foi o último domingo?
  • Conseguimos saber com precisão que dia do mês será quinta-feira da semana que vem?
  • Depois de pensarmos nessas questões o que podemos concluir sobre o uso do calendário: é útil e importante?

Como adequar à sua realidade:

Fonte das imagens:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Retome o conteúdo do diário e faça, juntamente com os alunos, a contagem dos dias relacionado ao crescimento do alpiste.

  • Relembre os acontecimentos e as circunstâncias da execução desta atividade.

  • Converse com os alunos sobre (Registre estas perguntas e as respostas dos alunos em folhas sulfite para que sejam afixadas no mural juntamente com o material produzido na Sistematização):

  • Como foi a experiência de observação do crescimento do “cabelo” do boneco?
  • Quantos dias foram necessários para aparecer algum broto de alpiste?
  • Seria possível usar o relógio para marcar quanto tempo demorou para o alpiste crescer?
  • Como foi possível verificar que o tempo passou? (Espera-se que o aluno cite: pela quantidade de dias do diário; pelo crescimento do “cabelo”; pela quantidade de tempo que demorou para crescer o “cabelo”. Aproveite as respostas para retomar as noções de temporalidade trabalhadas nesta aula).
  • Com esta nossa experiência, nós conseguimos fazer igual os povos antigos quando observavam o crescimento de alguma plantação, usando a observação dos elementos naturais?
  • Para esta experiência foi importante usarmos as informações de um calendário, do diário?

Como adequar à sua realidade:

  • Caso você não consiga assistir o vídeo com as explicações de como fazer o boneco de alpiste, acesse o link https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/confeccionando-um-boneco-ecologico.htm (Acesso em 28 de março de 2019) , que também estas explicações.
  • Caso sua Escola possua uma horta ou um jardim, você poderá substituir a confecção e observação do boneco de alpiste pela observação do crescimento de alguma planta existente nestes espaços. A proposta do diário se mantém com as mesmas orientações.
  • Você poderá também pedir que os alunos façam em casa seu próprio boneco de alpiste, anteriormente à aplicação desta aula, leve-o para sala e cada aluno faça o suas observações e registros em diários individuais.

Para você saber mais:

  • A identificação, a comparação, a contextualização, a interpretação e a análise de um objeto estimulam o pensamento da criança, favorecendo desta forma o aprendizado de conteúdos.
  • A utilização de um diário contribui para o reconhecimento da temporalidade linear, visto que diariamente os alunos registrarão fatos das observações feitas em determinados períodos, indicando a linearidade dos processos.

Fonte das imagens:

Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em: 20 de outubro de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Apresente o slide. Caso não consiga apresentar o slide, você poderá usar o documento que contém esta imagem: HIS2_07UND03 - Slide da Sistematização -

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Sb7A52Tkf5MnbEffbDaXp538KnhH8MKyDFcdUacpjYC3PDWwqscvcY6SCfgB/his2-07und03-slide-da-sistematizacao.pdf

  • Distribua uma folha sulfite para cada aluno e peça a eles que desenhem ou escrevam sobre esta experiência.

  • Após terminarem, afixe estas produções no mural da sala. Crie, juntamente com os alunos, um título para colocarem acima das atividades.

Neste momento de encerramento da aula, você deve retomar o objetivo através da atividade proposta e assim verificar se os alunos foram capazes de:

  • reconhecer que os acontecimentos cotidianos possuem uma linearidade e uma temporalidade;
  • reconhecer a importância da criação e utilização do calendário;
  • se apropriarem das noções temporais trabalhadas: dias da semana, ontem/hoje/ amanhã, cronologia, diário, calendário, rotina.

Fonte das imagens:

Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em: 20 de outubro de 2018.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE A comunidade e seus registros do 2º ano :

MAIS AULAS DE História do 2º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02HI07 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano