16488
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 2º ano > A comunidade e seus registros

Plano de aula - O que faço com o meu tempo?

Plano de aula de História com atividades para 2º ano do EF sobre O que faço com o meu tempo?

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Teresa Tôrres Pimenta

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Whatsapp e PDF.
- Optativas: Google Meet, Google Classroom e Youtube.

Contexto
Neste plano, o objetivo é compreender a utilização de marcadores de tempo que contribuem para a organização das atividades do dia a dia. Considerando que as crianças estão em processo de alfabetização, você pode optar por compartilhar um arquivo de áudio. Se elas já estiverem alfabetizadas, envie o texto com as perguntas a seguir, escritas todas em maiúsculo. Envie, preferencialmente, via Whatsapp, pois é uma ferramenta mais funcional para que os estudantes manuseiem sozinhos. Se dispuser de momento síncrono, você pode organizar um momento no Google Classroom (como criar e postar atividades - disponível aqui) ou no Google Meet (veja aqui como criar uma reunião online).

Grave um áudio declamando a poesia que está no arquivo de contextualização, você também pode pedir que os estudantes leiam a poesia, caso sejam alfabetizados. Após, envie os seguintes questionamentos:
- O que fazemos em cada tempo citado no poema?
- É só o relógio que marca o tempo?
- De quais outras formas podemos marcar o que acontece no nosso dia a dia?
- Como podemos nos organizar para fazermos tudo o que precisamos no dia a dia?
- Podemos fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo?

Peça que os estudantes pensem sobre as questões compartilhadas.

Problematização
Compartilhe com os estudantes o vídeo “Os 7 dias da semana”. Questione, via arquivo de áudio:
- Quais são os dias da semana?
- Quais são os dias da semana em que vocês têm que vir à escola? E os que você fica em casa?
- Onde podemos consultar os dias da semana?
- O que fazemos de manhã? O que fazemos de tarde? O que fazemos à noite?

Compartilhe com os estudantes o arquivo de problematização e solicite que respondam e postem a resposta no grupo. Estimule o debate.

Sistematização
Organize com os estudantes uma rotina semanal. Compartilhe com eles um arquivo do Google Docs (veja aqui como fazer um). Peça que escrevam ao menos uma atividade diferente que fazem por dia na organização das atividades em casa. A ideia é fazer com que os estudantes conheçam a importância da organização da rotina semanal, mesmo com a pandemia. Peça que escrevam a própria rotina e compartilhem no grupo, ou que produzam um vídeo relatando a organização semanal da própria vida. Atente para dar um feedback as atividades.

Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes acessando e assistindo juntos a alguns vídeos como, por exemplo, “a rotina de uma criança indígena”, “Diferentes formas de contar o tempo” e “Diferentes formas de medir o tempo - Ana te ajuda”.

Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF01HI01, EF03HI05 e EF05HI08 e com outros componentes curriculares EF02LP17, EF02MA18, EF15AR18, EF15AR19, EF15AR21.

Sugestão Enviada Por: Danielle Ferreira


Código: HIS2_06UND04

(EF02HI06) Identificar e organizar, temporalmente, fatos da vida cotidiana, usando noções relacionadas ao tempo (antes, durante, ao mesmo tempo e depois).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE A comunidade e seus registros do 2º ano:

MAIS AULAS DE História do 2º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas