Tela Inicial
Plano de Aula
Plano de aula: O que faço com o meu tempo?
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Fatos da vida cotidiana
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02HI06 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Será necessária a utilização de aparelhagem multimídia/aparelho para reprodução de vídeos e músicas, cartolina, papel sulfite, tesoura, cola, canetas hidrocor, giz de cera, lápis de cor, revistas para recorte.
Material complementar:
- Documento que disponibiliza o slide inicial para a aula - HIS2_06UND04 Tela Inicial para iniciar a aula: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ujBjXqXStWNM5cwRC3e3krsQSUBUh8kTdhPw9szU3fTNmrf6adxjfHkjnUu2/his2-06und04-tela-inicial.pdf
- Fonte onde encontra-se o poema Tempo - REIS, Dóris. Tempo de poesia: poemas para ler e brincar. Goiânia: Kelps, 2012.
- Fonte de mídia “Criança indígena”, onde é possível conhecer a rotina de uma criança tupinambá - https://www.youtube.com/watch?v=uSFICzGSRDA . Acesso: em 20 de outubro de 2018.
- Documento que disponibiliza o slide da Problematização: - HIS2_06UND04 - Slide da Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZSFMYNrMTSV9gvPynukBX35f3vjNQsqeDGVBPJUaQ8Xa7sZqXzZqX8HwqzcH/his2-06und04-slide-da-problematizacao.pdf
- Fonte de áudio de música brasileira: Os 7 dias da semana: https://www.youtube.com/watch?v=jSf0Jy_Bje0 . Acesso: em 20 de outubro de 2018.
- Documento que disponibiliza um modelo para registro das atividades diárias da turma: HIS2_06UND04 Atividades diárias -
- Documento que disponibiliza um layout para o cartaz de combinados: HIS2_06UND04 Combinados para uma boa semana - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2sPFjnFZ6ctyKKN9cQUQmSDnPHc5hfVRTP8Ar66MR63xSkZhjFz3tH4DkyYQ/his2-06und04-combinados-para-uma-boa-semana.pdf
- Documento que disponibiliza o slideda Sistematização - HIS2_06UND04 - Slide da Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Xp4uH5FXW7cRJ7QfsDj3bHuHqHRC8WtpaKFbpDKMJgTGEJHaQPm66M2vgDje/his2-06und04-slide-da-sistematizacao.pdf
- Documento que contém a formatação para a atividade proposta para a Sistematização:HIS2_06UND04 O que eu mais gosto na Escola - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xSREEhArWX2nwKc6AABJ4VryNSAvFsxR3uf6NmBwB5a5GHSXhAeBwndhFbwW/his2-06und04-o-que-eu-mais-gosto-na-escola.pdf
Para você saber mais:
Acesse aqui mais conteúdos sobre o tempo como medida e o ensino de História para você se preparar para a aula:
- Pensamento infantil: a noção do tempo: https://www.youtube.com/watch?v=nW04XyqpUSA . Acesso em: 20 de outubro de 2018.
- Organização do tempo na escola e a importância da rotina para os alunos: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/organizacao-do-tempo-na-escola-a-importancia-da-rotina/42290 . Acesso em: 20 de outubro de 2018.
- As rotinas e sua importância: http://www.escoladailha.com.br/portal/escola/cursos/ensino-infantil/as-rotinas-e-sua-importancia/ . Acesso em: 20 de outubro de 2018.
- Rotina escolar: https://slideplayer.com.br/slide/10276481/ . Acesso em: 20 de outubro de 2018.
- Categorias de entendimento do passado entre os Kadiwéu: narrativas, memórias e ensino de história indígena: https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/41/31 . Acesso em: 20 de outubro de 2018.
- Mirim- Povos indígenas no Brasil: https://mirim.org/como-vivem . Acesso em: 20 de outubro de 2018.
- Instituto Socioambiental - Povos indígenas no Brasil: https://www.socioambiental.org/pt-br/o-isa/programas/povos-indigenas-no-brasil . Acesso em: 20 de outubro de 2018.
Fonte das imagens:
Banco de Imagens da Revista Nova Escola. Acesso em: 20 de outubro de 2018.
Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.
Contexto
Tempo sugerido: 40 minutos
Orientações:
- Projete esse slide e apresente aos alunos este pequeno trecho do poema Tempo, de Dóris Reis, que tematiza a passagem cronológica do tempo.
- Caso não seja possível projetar este slide, utilize o documento HIS2_06UND04 Tela Inicial para iniciar a aula: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ujBjXqXStWNM5cwRC3e3krsQSUBUh8kTdhPw9szU3fTNmrf6adxjfHkjnUu2/his2-06und04-tela-inicial.pdf
- Converse sobre a compreensão da turma sobre o poema através de questionamentos:
1) O que fazemos em cada tempo citado no poema?
2) É só o relógio que marca o tempo?
3) De quais outras formas podemos marcar o que acontece no nosso dia a dia?
4) O que fizemos ontem pode ser feito hoje ou amanhã?
5) O que fazemos hoje podemos fazer daqui a alguns dias?
6) Como podemos nos organizar para fazermos tudo o que precisamos no dia a dia?
7) Podemos fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo?
8) Existem coisas que não podemos deixar de fazer em nosso dia conforme crescemos?
9) Podemos saber de tudo o que vai acontecer no nosso dia?
10) Uma criança que mora em uma tribo indígena ou no campo (meio rural) faz as mesmas coisas que você?
11) Como essas crianças marcam o tempo?
É interessante se atentar para situações que desafiem as respostas das crianças, como: a recorrência de acontecimentos de dias de chuva, problemas com o fornecimento de água e luz, tombos... - trazendo a ideia de que há tempos dentro de tempos maiores, há tempos simultâneos, dentre outras situações.
- Diga aos alunos que você trouxe um vídeo onde é possível conhecer a rotina de uma criança tupinambá - Criança indígena: https://www.youtube.com/watch?v=uSFICzGSRDA (acesso em 14 de março de 2019)
- Após assistirem a esta mídia, peça aos alunos que pensem em suas rotinas diárias e a rotina do indígena Jonathas.
- Utilize-se destes questionamentos para que os alunos percebam que as comunidades podem usar diferentes formas para marcar e executar suas tarefas:
- Já conversamos sobre como marcamos o tempo: usando o relógio, a agenda, o calendário. E como o Jonathas marca o tempo?
- Como Jonathas sabe a hora de fazer suas atividades diárias?
- A rotina dele é igual a de vocês?
- Após esta conversa, informe aos alunos que existem comunidades que estabelecem a sua rotina através das tarefas que precisam executar e com os fenômenos da natureza e nem sempre fazem uso de um relógio:
* as crianças indígenas: acordam com o pôr-do-sol, acendem o fogo e cozinham seus alimentos, fazem suas tarefas, tomam banho no rio, vão à escola, logo após brincam no rio, dançam seus rituais e quando anoitece se reúnem dentro de casa para conversarem, se alimentarem e em seguida dormem.
* as crianças que moram no campo: acordam com o nascer do sol e com os barulhos dos animais, se alimentam, vão à escola, logo após ajudam seus pais nas tarefas diárias, brincam, e quando anoitece se reúnem dentro de casa para conversarem, se alimentarem e em seguida dormem.
* as crianças inuit (esquimós): por viverem em locais muito frios não costumam sair de dentro de suas casas, não vão à escola e aprendem as atividades dos pais vendo-os fazer, só brincam em espaços abertos na primavera.
É importante que os alunos possam compreender que o tempo é um elemento cultural, sendo vivido e compreendido de diferentes formas a partir da cultura de cada povo. No caso dos indígenas, o tempo é um marcador que se relaciona com o trabalho, com o cultivo e plantio de determinadas plantas e decisivo na sobrevivência da sua comunidade. Já no caso de outros grupos sociais, o mesmo tempo vai ser entendido como tempo da natureza. É importante destacar que o texto "Categorias de entendimento do passado entre os Kadiwéu: narrativas, memórias e ensino de história indígena", já disponibilizado, pode ajudar a pensar essa questão.
Para você saber mais:
Acesse aqui mais conteúdos sobre a vida de outras comunidades para você se preparar para esse momento:
- Povos indígenas no Brasil: Disponível em: https://www.socioambiental.org/pt-br/o-isa/programas/povos-indigenas-no-brasil . Acesso em: 20 de outubro de 2018.
- Esquimós aproveitam primavera no Ártico para andar de trenó e acampar no gelo: Disponível em: https://globoplay.globo.com/v/2448615/ . Acesso em: 20 de outubro de 2018.
- Como vivem os esquimós? . Disponível em: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-vivem-os-esquimos/ . Acesso em: 20 de outubro de 2018.
Fonte das imagens:
Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em: 20 de outubro de 2018.
Problematização
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
- Apresente o slide para iniciar a atividade. Caso deseje, acesse o documento que disponibiliza este slide - HIS2_06UND04 - Slide da Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZSFMYNrMTSV9gvPynukBX35f3vjNQsqeDGVBPJUaQ8Xa7sZqXzZqX8HwqzcH/his2-06und04-slide-da-problematizacao.pdf
- Assista a fonte de mídia ou ouça a fonte de áudio de música brasileira “Os 7 dias da semana” - https://www.youtube.com/watch?v=jSf0Jy_Bje0
- Caso não consiga reproduzir esta fonte de mídia transcreva a letra da música, que é exibida durante a execução da mídia, e apresente aos seus alunos.
- Busque, por meio de uma conversa com os alunos obter informações sobre o que eles compreendem sobre o tema desta aula. Utilize-se destes questionamentos:
- Quais são os dias da semana?
- Quais são os dias da semana em que vocês têm que vir à escola?
- Quais são os dias da semana em que vocês ficam em casa com sua família?
- Onde podemos consultar os dias da semana?
- O que fazemos de manhã? O que fazemos de tarde? O que fazemos à noite?
- Podemos fazer muitas coisas em um só dia?
- Podemos fazer muitas coisas pela manhã?
- Podemos fazer muitas coisas pela tarde?
- Podemos fazer muitas coisas à noite?
- Podemos fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo?
- Todo mundo faz as mesmas coisas nos mesmos momentos do dia?
- O que podemos fazer para registrar as coisas que fazemos ou teremos que fazer para não esquecermos de nada?
- A conclusão deve conduzi-los a estabelecer os dias da semana e a importância de fazermos o registro em uma agenda, calendário ou, até mesmo, em um cartaz em casa e na sala de aula.
- Explore questões sobre como podem marcar “dias de escola” e “dias de ficar em casa”, como podem indicar os vários momentos de um dia, o que deve ser mais “importante” para registrarem neste quadro e assim por diante.
- Confeccione um varal :“Uso do tempo da nossa turma” - a rotina da turma.
- As crianças construirão, juntamente com você, cartazes que representam os dias da semana e as atividades que fazem em sala de aula (horário de aula). Será importante dar espaço para a diversidade e a recorrência de práticas da turma.
- Prepare uma folha de cartolina para cada dia da semana. Caso necessite, siga o modelo disponibilizado no documento HIS2_06UND04 Atividades diárias -
- Prepare previamente, para cada dia da semana, uma lista com as atividades que são feitas pela turma em cada dia.
- Fará a confecção dos cartazes que se referem ao domingo e ao sábado. Mostre aos alunos para que eles tenham uma referência para o trabalho que eles deverão fazer.
- Para estes dias converse com a turma sobre eles não terem divisão de horários, pois se tratam de dias livres para o lazer e para ficarem com a família.
- Divida a turma em 05 grupos (um grupo para cada dia da semana).
- Entregue para cada grupo uma cartolina e uma lista de atividades.
- Peça aos alunos que representem através de escrita, desenhos ou com recorte e colagem cada atividade feita no dia determinado para o grupo.
- Ande entre os grupos e vá auxiliando os alunos na confecção dos cartazes e no esclarecimento de dúvidas que possam surgir para os devidos registros.
- Após o término da confecção peça a cada grupo para apresentar o que foi feito e que eles coloquem no varal da sala.
Trabalhar com saberes relacionados à rotina diária é uma ótima ferramenta para desenvolver a ideia de temporalidade, de responsabilidade com o que se propõe a fazer, de sentimento de segurança com o que ocorrerá e de organização pessoal.
Como adequar à sua realidade:
Caso deseje, substitua:
- a montagem do varal por um mural;
- o cartaz por dia por um cartaz contendo todos os dias da semana. Para esta adaptação peça primeiro para os alunos, em grupo, fazerem os registros em tiras de papéis e depois chame-os para colarem nos respectivos dias.
- caso os alunos ainda não se encontrem alfabetizados, e precisarem de uma ajuda mais próxima e sistemática, poderá ser produzido um cartaz coletivo, sendo você o escriba da fala dos alunos. Considere a utilização de desenhos feitos pelos alunos e de recortes de imagens para a confecção deste cartaz coletivo.
Fonte das imagens:
Banco de Imagens Nova Escola. Acesso: em 20 de outubro de 2018.
Sistematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações:
- Apresente o slide para iniciar a atividade. Caso deseje, acesse o documento que disponibiliza este slide - HIS2_06UND04 - Slide da Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Xp4uH5FXW7cRJ7QfsDj3bHuHqHRC8WtpaKFbpDKMJgTGEJHaQPm66M2vgDje/his2-06und04-slide-da-sistematizacao.pdf
- Discuta, oralmente, com os alunos sobre o que eles acharam da atividade ao construírem a “rotina da turma”.
- Questione-os sobre como eles podem contribuir para que a rotina seja cumprida por todos.
- Faça uma lista, juntamente com os alunos, com essas contribuições citadas por eles e afixe no mural da sala.
- Caso você necessite acesse o documento que disponibiliza um layout para este cartaz: HIS2_06UND04 Combinados para uma boa semana - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2sPFjnFZ6ctyKKN9cQUQmSDnPHc5hfVRTP8Ar66MR63xSkZhjFz3tH4DkyYQ/his2-06und04-combinados-para-uma-boa-semana.pdf
- Entregue a cada aluno uma folha para que eles façam um registro (desenho ou escrita) sobre os fatos da vida escolar que mais gostam de fazer.
- Caso necessite utilize o documento que contém a formatação para esta atividade:HIS2_06UND04 O que eu mais gosto na Escola - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xSREEhArWX2nwKc6AABJ4VryNSAvFsxR3uf6NmBwB5a5GHSXhAeBwndhFbwW/his2-06und04-o-que-eu-mais-gosto-na-escola.pdf
- Socialize a atividade feita pelos alunos.
- Caso tenha tempo hábil, assista outra fonte de mídia que retrata a rotina de uma criança indígena piaroa da comunidade Betania del Topocho, que fica no estado do Amazonas na Venezuela: Mirim- Povos indígenas no Brasil: https://mirim.org/como-vivem .
Neste momento de encerramento da aula, você deve retomar o objetivo através da atividade proposta e assim verificar se os alunos foram capazes de compreenderem a utilização de marcadores de tempo e se apropriaram das noções temporais trabalhadas: dias da semana, dia/noite, calendário, rotina.
Fonte das imagens:
Banco de Imagens Nova Escola. Acesso: em 20 de outubro de 2018.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Whatsapp e PDF.
- Optativas: Google Meet, Google Classroom e Youtube.
Contexto
Neste plano, o objetivo é compreender a utilização de marcadores de tempo que contribuem para a organização das atividades do dia a dia. Considerando que as crianças estão em processo de alfabetização, você pode optar por compartilhar um arquivo de áudio. Se elas já estiverem alfabetizadas, envie o texto com as perguntas a seguir, escritas todas em maiúsculo. Envie, preferencialmente, via Whatsapp, pois é uma ferramenta mais funcional para que os estudantes manuseiem sozinhos. Se dispuser de momento síncrono, você pode organizar um momento no Google Classroom (como criar e postar atividades - disponível aqui) ou no Google Meet (veja aqui como criar uma reunião online).
Grave um áudio declamando a poesia que está no arquivo de contextualização, você também pode pedir que os estudantes leiam a poesia, caso sejam alfabetizados. Após, envie os seguintes questionamentos:
- O que fazemos em cada tempo citado no poema?
- É só o relógio que marca o tempo?
- De quais outras formas podemos marcar o que acontece no nosso dia a dia?
- Como podemos nos organizar para fazermos tudo o que precisamos no dia a dia?
- Podemos fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo?
Peça que os estudantes pensem sobre as questões compartilhadas.
Problematização
Compartilhe com os estudantes o vídeo “Os 7 dias da semana”. Questione, via arquivo de áudio:
- Quais são os dias da semana?
- Quais são os dias da semana em que vocês têm que vir à escola? E os que você fica em casa?
- Onde podemos consultar os dias da semana?
- O que fazemos de manhã? O que fazemos de tarde? O que fazemos à noite?
Compartilhe com os estudantes o arquivo de problematização e solicite que respondam e postem a resposta no grupo. Estimule o debate.
Sistematização
Organize com os estudantes uma rotina semanal. Compartilhe com eles um arquivo do Google Docs (veja aqui como fazer um). Peça que escrevam ao menos uma atividade diferente que fazem por dia na organização das atividades em casa. A ideia é fazer com que os estudantes conheçam a importância da organização da rotina semanal, mesmo com a pandemia. Peça que escrevam a própria rotina e compartilhem no grupo, ou que produzam um vídeo relatando a organização semanal da própria vida. Atente para dar um feedback as atividades.
Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes acessando e assistindo juntos a alguns vídeos como, por exemplo, “a rotina de uma criança indígena”, “Diferentes formas de contar o tempo” e “Diferentes formas de medir o tempo - Ana te ajuda”.
Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF01HI01, EF03HI05 e EF05HI08 e com outros componentes curriculares EF02LP17, EF02MA18, EF15AR18, EF15AR19, EF15AR21.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Maria Teresa Pimenta
Mentor: Priscilla Paixão
Especialista: Danielle da Silva Ferreira
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 2º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: A comunidade e seus registros.
Objeto (s) de conhecimento: O tempo como medida.
Habilidade(s) da BNCC: (EF02HI06) Identificar e organizar, temporalmente, fatos da vida cotidiana, usando noções relacionadas ao tempo (antes, durante, ao mesmo tempo e depois).
Palavras-Chave: Marcadores do tempo: relógio, calendário, agenda; Dia/noite; Dias da semana; Rotina;
Curso sobre Educação Antirracista
Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP
COMEÇAR AGORA