16488
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 2º ano > A comunidade e seus registros

Plano de aula - O que faço com o meu tempo?

Plano de aula de História com atividades para 2º ano do EF sobre O que faço com o meu tempo?

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Teresa Tôrres Pimenta

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02HI06 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Será necessária a utilização de aparelhagem multimídia/aparelho para reprodução de vídeos e músicas, cartolina, papel sulfite, tesoura, cola, canetas hidrocor, giz de cera, lápis de cor, revistas para recorte.

Material complementar:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/S6Sr82G9ckhHzwkF9B2YTnXBcpSrgTK9fT67QBRpU9YGvq9aFY69EfsF48AP/his2-06und04-atividades-diarias.pdf

Para você saber mais:

Acesse aqui mais conteúdos sobre o tempo como medida e o ensino de História para você se preparar para a aula:

Fonte das imagens:

Banco de Imagens da Revista Nova Escola. Acesso em: 20 de outubro de 2018.

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos

Orientações:

1) O que fazemos em cada tempo citado no poema?

2) É só o relógio que marca o tempo?

3) De quais outras formas podemos marcar o que acontece no nosso dia a dia?

4) O que fizemos ontem pode ser feito hoje ou amanhã?

5) O que fazemos hoje podemos fazer daqui a alguns dias?

6) Como podemos nos organizar para fazermos tudo o que precisamos no dia a dia?

7) Podemos fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo?

8) Existem coisas que não podemos deixar de fazer em nosso dia conforme crescemos?

9) Podemos saber de tudo o que vai acontecer no nosso dia?

10) Uma criança que mora em uma tribo indígena ou no campo (meio rural) faz as mesmas coisas que você?

11) Como essas crianças marcam o tempo?

É interessante se atentar para situações que desafiem as respostas das crianças, como: a recorrência de acontecimentos de dias de chuva, problemas com o fornecimento de água e luz, tombos... - trazendo a ideia de que há tempos dentro de tempos maiores, há tempos simultâneos, dentre outras situações.

  • Diga aos alunos que você trouxe um vídeo onde é possível conhecer a rotina de uma criança tupinambá - Criança indígena: https://www.youtube.com/watch?v=uSFICzGSRDA (acesso em 14 de março de 2019)
  • Após assistirem a esta mídia, peça aos alunos que pensem em suas rotinas diárias e a rotina do indígena Jonathas.
  • Utilize-se destes questionamentos para que os alunos percebam que as comunidades podem usar diferentes formas para marcar e executar suas tarefas:

  • Já conversamos sobre como marcamos o tempo: usando o relógio, a agenda, o calendário. E como o Jonathas marca o tempo?
  • Como Jonathas sabe a hora de fazer suas atividades diárias?
  • A rotina dele é igual a de vocês?

  • Após esta conversa, informe aos alunos que existem comunidades que estabelecem a sua rotina através das tarefas que precisam executar e com os fenômenos da natureza e nem sempre fazem uso de um relógio:

* as crianças indígenas: acordam com o pôr-do-sol, acendem o fogo e cozinham seus alimentos, fazem suas tarefas, tomam banho no rio, vão à escola, logo após brincam no rio, dançam seus rituais e quando anoitece se reúnem dentro de casa para conversarem, se alimentarem e em seguida dormem.

* as crianças que moram no campo: acordam com o nascer do sol e com os barulhos dos animais, se alimentam, vão à escola, logo após ajudam seus pais nas tarefas diárias, brincam, e quando anoitece se reúnem dentro de casa para conversarem, se alimentarem e em seguida dormem.

* as crianças inuit (esquimós): por viverem em locais muito frios não costumam sair de dentro de suas casas, não vão à escola e aprendem as atividades dos pais vendo-os fazer, só brincam em espaços abertos na primavera.

É importante que os alunos possam compreender que o tempo é um elemento cultural, sendo vivido e compreendido de diferentes formas a partir da cultura de cada povo. No caso dos indígenas, o tempo é um marcador que se relaciona com o trabalho, com o cultivo e plantio de determinadas plantas e decisivo na sobrevivência da sua comunidade. Já no caso de outros grupos sociais, o mesmo tempo vai ser entendido como tempo da natureza. É importante destacar que o texto "Categorias de entendimento do passado entre os Kadiwéu: narrativas, memórias e ensino de história indígena", já disponibilizado, pode ajudar a pensar essa questão.

Para você saber mais:

Acesse aqui mais conteúdos sobre a vida de outras comunidades para você se preparar para esse momento:

Fonte das imagens:

Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em: 20 de outubro de 2018.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Quais são os dias da semana?
  • Quais são os dias da semana em que vocês têm que vir à escola?
  • Quais são os dias da semana em que vocês ficam em casa com sua família?
  • Onde podemos consultar os dias da semana?
  • O que fazemos de manhã? O que fazemos de tarde? O que fazemos à noite?
  • Podemos fazer muitas coisas em um só dia?
  • Podemos fazer muitas coisas pela manhã?
  • Podemos fazer muitas coisas pela tarde?
  • Podemos fazer muitas coisas à noite?
  • Podemos fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo?
  • Todo mundo faz as mesmas coisas nos mesmos momentos do dia?
  • O que podemos fazer para registrar as coisas que fazemos ou teremos que fazer para não esquecermos de nada?

  • A conclusão deve conduzi-los a estabelecer os dias da semana e a importância de fazermos o registro em uma agenda, calendário ou, até mesmo, em um cartaz em casa e na sala de aula.
  • Explore questões sobre como podem marcar “dias de escola” e “dias de ficar em casa”, como podem indicar os vários momentos de um dia, o que deve ser mais “importante” para registrarem neste quadro e assim por diante.
  • Confeccione um varal :“Uso do tempo da nossa turma” - a rotina da turma.
  • As crianças construirão, juntamente com você, cartazes que representam os dias da semana e as atividades que fazem em sala de aula (horário de aula). Será importante dar espaço para a diversidade e a recorrência de práticas da turma.
  • Prepare uma folha de cartolina para cada dia da semana. Caso necessite, siga o modelo disponibilizado no documento HIS2_06UND04 Atividades diárias -

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/S6Sr82G9ckhHzwkF9B2YTnXBcpSrgTK9fT67QBRpU9YGvq9aFY69EfsF48AP/his2-06und04-atividades-diarias.pdf

  • Prepare previamente, para cada dia da semana, uma lista com as atividades que são feitas pela turma em cada dia.
  • Fará a confecção dos cartazes que se referem ao domingo e ao sábado. Mostre aos alunos para que eles tenham uma referência para o trabalho que eles deverão fazer.
  • Para estes dias converse com a turma sobre eles não terem divisão de horários, pois se tratam de dias livres para o lazer e para ficarem com a família.
  • Divida a turma em 05 grupos (um grupo para cada dia da semana).
  • Entregue para cada grupo uma cartolina e uma lista de atividades.
  • Peça aos alunos que representem através de escrita, desenhos ou com recorte e colagem cada atividade feita no dia determinado para o grupo.
  • Ande entre os grupos e vá auxiliando os alunos na confecção dos cartazes e no esclarecimento de dúvidas que possam surgir para os devidos registros.
  • Após o término da confecção peça a cada grupo para apresentar o que foi feito e que eles coloquem no varal da sala.

Trabalhar com saberes relacionados à rotina diária é uma ótima ferramenta para desenvolver a ideia de temporalidade, de responsabilidade com o que se propõe a fazer, de sentimento de segurança com o que ocorrerá e de organização pessoal.

Como adequar à sua realidade:

Caso deseje, substitua:

  • a montagem do varal por um mural;
  • o cartaz por dia por um cartaz contendo todos os dias da semana. Para esta adaptação peça primeiro para os alunos, em grupo, fazerem os registros em tiras de papéis e depois chame-os para colarem nos respectivos dias.
  • caso os alunos ainda não se encontrem alfabetizados, e precisarem de uma ajuda mais próxima e sistemática, poderá ser produzido um cartaz coletivo, sendo você o escriba da fala dos alunos. Considere a utilização de desenhos feitos pelos alunos e de recortes de imagens para a confecção deste cartaz coletivo.

Fonte das imagens:

Banco de Imagens Nova Escola. Acesso: em 20 de outubro de 2018.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

Neste momento de encerramento da aula, você deve retomar o objetivo através da atividade proposta e assim verificar se os alunos foram capazes de compreenderem a utilização de marcadores de tempo e se apropriaram das noções temporais trabalhadas: dias da semana, dia/noite, calendário, rotina.

Fonte das imagens:

Banco de Imagens Nova Escola. Acesso: em 20 de outubro de 2018.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02HI06 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Será necessária a utilização de aparelhagem multimídia/aparelho para reprodução de vídeos e músicas, cartolina, papel sulfite, tesoura, cola, canetas hidrocor, giz de cera, lápis de cor, revistas para recorte.

Material complementar:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/S6Sr82G9ckhHzwkF9B2YTnXBcpSrgTK9fT67QBRpU9YGvq9aFY69EfsF48AP/his2-06und04-atividades-diarias.pdf

Para você saber mais:

Acesse aqui mais conteúdos sobre o tempo como medida e o ensino de História para você se preparar para a aula:

Fonte das imagens:

Banco de Imagens da Revista Nova Escola. Acesso em: 20 de outubro de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos

Orientações:

1) O que fazemos em cada tempo citado no poema?

2) É só o relógio que marca o tempo?

3) De quais outras formas podemos marcar o que acontece no nosso dia a dia?

4) O que fizemos ontem pode ser feito hoje ou amanhã?

5) O que fazemos hoje podemos fazer daqui a alguns dias?

6) Como podemos nos organizar para fazermos tudo o que precisamos no dia a dia?

7) Podemos fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo?

8) Existem coisas que não podemos deixar de fazer em nosso dia conforme crescemos?

9) Podemos saber de tudo o que vai acontecer no nosso dia?

10) Uma criança que mora em uma tribo indígena ou no campo (meio rural) faz as mesmas coisas que você?

11) Como essas crianças marcam o tempo?

É interessante se atentar para situações que desafiem as respostas das crianças, como: a recorrência de acontecimentos de dias de chuva, problemas com o fornecimento de água e luz, tombos... - trazendo a ideia de que há tempos dentro de tempos maiores, há tempos simultâneos, dentre outras situações.

  • Diga aos alunos que você trouxe um vídeo onde é possível conhecer a rotina de uma criança tupinambá - Criança indígena: https://www.youtube.com/watch?v=uSFICzGSRDA (acesso em 14 de março de 2019)
  • Após assistirem a esta mídia, peça aos alunos que pensem em suas rotinas diárias e a rotina do indígena Jonathas.
  • Utilize-se destes questionamentos para que os alunos percebam que as comunidades podem usar diferentes formas para marcar e executar suas tarefas:

  • Já conversamos sobre como marcamos o tempo: usando o relógio, a agenda, o calendário. E como o Jonathas marca o tempo?
  • Como Jonathas sabe a hora de fazer suas atividades diárias?
  • A rotina dele é igual a de vocês?

  • Após esta conversa, informe aos alunos que existem comunidades que estabelecem a sua rotina através das tarefas que precisam executar e com os fenômenos da natureza e nem sempre fazem uso de um relógio:

* as crianças indígenas: acordam com o pôr-do-sol, acendem o fogo e cozinham seus alimentos, fazem suas tarefas, tomam banho no rio, vão à escola, logo após brincam no rio, dançam seus rituais e quando anoitece se reúnem dentro de casa para conversarem, se alimentarem e em seguida dormem.

* as crianças que moram no campo: acordam com o nascer do sol e com os barulhos dos animais, se alimentam, vão à escola, logo após ajudam seus pais nas tarefas diárias, brincam, e quando anoitece se reúnem dentro de casa para conversarem, se alimentarem e em seguida dormem.

* as crianças inuit (esquimós): por viverem em locais muito frios não costumam sair de dentro de suas casas, não vão à escola e aprendem as atividades dos pais vendo-os fazer, só brincam em espaços abertos na primavera.

É importante que os alunos possam compreender que o tempo é um elemento cultural, sendo vivido e compreendido de diferentes formas a partir da cultura de cada povo. No caso dos indígenas, o tempo é um marcador que se relaciona com o trabalho, com o cultivo e plantio de determinadas plantas e decisivo na sobrevivência da sua comunidade. Já no caso de outros grupos sociais, o mesmo tempo vai ser entendido como tempo da natureza. É importante destacar que o texto "Categorias de entendimento do passado entre os Kadiwéu: narrativas, memórias e ensino de história indígena", já disponibilizado, pode ajudar a pensar essa questão.

Para você saber mais:

Acesse aqui mais conteúdos sobre a vida de outras comunidades para você se preparar para esse momento:

Fonte das imagens:

Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em: 20 de outubro de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Quais são os dias da semana?
  • Quais são os dias da semana em que vocês têm que vir à escola?
  • Quais são os dias da semana em que vocês ficam em casa com sua família?
  • Onde podemos consultar os dias da semana?
  • O que fazemos de manhã? O que fazemos de tarde? O que fazemos à noite?
  • Podemos fazer muitas coisas em um só dia?
  • Podemos fazer muitas coisas pela manhã?
  • Podemos fazer muitas coisas pela tarde?
  • Podemos fazer muitas coisas à noite?
  • Podemos fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo?
  • Todo mundo faz as mesmas coisas nos mesmos momentos do dia?
  • O que podemos fazer para registrar as coisas que fazemos ou teremos que fazer para não esquecermos de nada?

  • A conclusão deve conduzi-los a estabelecer os dias da semana e a importância de fazermos o registro em uma agenda, calendário ou, até mesmo, em um cartaz em casa e na sala de aula.
  • Explore questões sobre como podem marcar “dias de escola” e “dias de ficar em casa”, como podem indicar os vários momentos de um dia, o que deve ser mais “importante” para registrarem neste quadro e assim por diante.
  • Confeccione um varal :“Uso do tempo da nossa turma” - a rotina da turma.
  • As crianças construirão, juntamente com você, cartazes que representam os dias da semana e as atividades que fazem em sala de aula (horário de aula). Será importante dar espaço para a diversidade e a recorrência de práticas da turma.
  • Prepare uma folha de cartolina para cada dia da semana. Caso necessite, siga o modelo disponibilizado no documento HIS2_06UND04 Atividades diárias -

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/S6Sr82G9ckhHzwkF9B2YTnXBcpSrgTK9fT67QBRpU9YGvq9aFY69EfsF48AP/his2-06und04-atividades-diarias.pdf

  • Prepare previamente, para cada dia da semana, uma lista com as atividades que são feitas pela turma em cada dia.
  • Fará a confecção dos cartazes que se referem ao domingo e ao sábado. Mostre aos alunos para que eles tenham uma referência para o trabalho que eles deverão fazer.
  • Para estes dias converse com a turma sobre eles não terem divisão de horários, pois se tratam de dias livres para o lazer e para ficarem com a família.
  • Divida a turma em 05 grupos (um grupo para cada dia da semana).
  • Entregue para cada grupo uma cartolina e uma lista de atividades.
  • Peça aos alunos que representem através de escrita, desenhos ou com recorte e colagem cada atividade feita no dia determinado para o grupo.
  • Ande entre os grupos e vá auxiliando os alunos na confecção dos cartazes e no esclarecimento de dúvidas que possam surgir para os devidos registros.
  • Após o término da confecção peça a cada grupo para apresentar o que foi feito e que eles coloquem no varal da sala.

Trabalhar com saberes relacionados à rotina diária é uma ótima ferramenta para desenvolver a ideia de temporalidade, de responsabilidade com o que se propõe a fazer, de sentimento de segurança com o que ocorrerá e de organização pessoal.

Como adequar à sua realidade:

Caso deseje, substitua:

  • a montagem do varal por um mural;
  • o cartaz por dia por um cartaz contendo todos os dias da semana. Para esta adaptação peça primeiro para os alunos, em grupo, fazerem os registros em tiras de papéis e depois chame-os para colarem nos respectivos dias.
  • caso os alunos ainda não se encontrem alfabetizados, e precisarem de uma ajuda mais próxima e sistemática, poderá ser produzido um cartaz coletivo, sendo você o escriba da fala dos alunos. Considere a utilização de desenhos feitos pelos alunos e de recortes de imagens para a confecção deste cartaz coletivo.

Fonte das imagens:

Banco de Imagens Nova Escola. Acesso: em 20 de outubro de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

Neste momento de encerramento da aula, você deve retomar o objetivo através da atividade proposta e assim verificar se os alunos foram capazes de compreenderem a utilização de marcadores de tempo e se apropriaram das noções temporais trabalhadas: dias da semana, dia/noite, calendário, rotina.

Fonte das imagens:

Banco de Imagens Nova Escola. Acesso: em 20 de outubro de 2018.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE A comunidade e seus registros do 2º ano :

MAIS AULAS DE História do 2º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02HI06 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano