16413
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 1º ano > Conexões e escalas

Plano de aula - DIA E NOITE

Plano de aula de Geografia com atividades para 1° ano do Fundamental sobre Observar a mudança de local ao nascer e pôr do Sol, relacionando este movimento aparente com a rotina diária dos alunos

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Barbara Ribeiro Silva

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas

USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS

- Essenciais: WhatsApp, e-mail, Youtube e celular ou tablet para gravação de vídeos.

- Optativas: Google Docs.

Valor trabalhado

- Participação e Protagonismo

Apresentação do tema da aula (20 minutos)

O plano de aula tem por objetivo observar a mudança de local de nascer e pôr do Sol, relacionando esse movimento aparente com a rotina diária dos alunos. As atividades propostas serão realizadas de forma assíncrona em boa parte do tempo. O professor irá se valer de recursos como gravação de vídeos e áudios e envio por WhatsApp ou e-mail.

Será necessário apresentar aos alunos um vídeo do pôr do sol e início da noite. Caso a criança não tenha as ferramentas disponíveis para visualizá-lo, o professor deve enviar desenhos representativos do dia e da noite. Além disso, será necessário imprimir uma tabela. Na impossibilidade da impressão, você pode pedir para que eles a reproduzam no caderno e, depois, que realizem a atividade sugerida.

Ainda na contextualização da aula, grave um vídeo fazendo os seguintes questionamentos: como eles sabem que começou o dia? Como eles sabem que começou a noite? Anote as respostas (que deverão ser enviadas por meio de áudios ou de fotos que fizeram do caderno) em uma folha ou no Google Docs, prestando atenção, principalmente, caso digam algo relacionado à Lua e ao Sol.

Contextualização (40 minutos)

Envie uma foto da pergunta disparadora, que pode ser encontrada no slide do plano original, “Quando começa e termina o dia?” Incentive que os alunos gravem suas respostas em áudios curtos (de 30 segundos a um minuto). Ouça as respostas e destaque aquelas condizentes às características do dia e da noite.

Eles podem, por exemplo, destacar a escuridão como elemento da noite, as luzes se acendendo para as atividades noturnas, o surgimento da Lua e o sumiço do Sol. Ao final, os alunos devem compreender a influência do Sol para o dia e suas atividades diárias e agora é importante que você consiga motivá-los a querer descobrir isso.

Problematização (30 minutos)

Envie o seguinte vídeo ao alunos: https://www.youtube.com/watch?v=sgWqdtyUd3w&feature=youtu.be, acesso em: 29/05/2020. Em seguida, pergunte: o que está acontecendo? Depois da discussão, passe o vídeo novamente para que aqueles que não tinham percebido tantas informações possam identificá-las. Caso você não consiga os recursos necessários para transmitir o vídeo aos alunos, utilize imagens impressas do nascer ou pôr do Sol para que a discussão aconteça.

Ação propositiva (60 minutos)

Encaminhe às crianças a seguinte folha de atividade com a imagem do movimento aparente do Sol e a tabela, para que relacionem os horários indicados às atividades de sua rotina diária: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PEBR5Q7bj9bnuAKKJ9Tyb8n9qFDgB54eSdBv9WZaMtg35PzZz7fPYe24mmXw/geo1-05und05-acao-propositiva-movimento-do-sol.pdf, acesso em: 29/05/2020. O ideal é que cada aluno faça isso sozinho, pois cada um tem uma rotina diferente. Caso eles não consigam imprimir, podem fazer uma tabela simples no caderno. Lembre-se de que você também pode encaminhá-la como uma foto pelo WhatsApp.

Solicite que escrevam em cada horário as ações realizadas por eles. No final da folha, há um espaço para escreverem o que eles fazem depois das 18h: jantam, assistem televisão e vão dormir? Não têm horário para dormir? É importante destacarmos que o dia (claridade) termina quando o sol desaparece, porém, o dia do calendário termina à meia-noite. Cite o exemplo do réveillon: comemoramos o início do novo ano à meia-noite. Neste item, retome a importância da rotina em tempos de isolamento social.

Sistematização (30 minutos)

No plano original, a orientação é que os alunos fossem levados ao pátio com a atividade, mas, diante do isolamento social, vamos adaptar esta etapa.

Peça para que as crianças observem o sol de algum ponto de casa e que circulem na imagem qual o período do dia estão vivenciando. Depois, peça para que eles gravem e enviem um áudio contando se estão mais próximos do dia ou da noite. Faça-os explicar como chegaram a essa conclusão.



Convite às famílias

Para complementar este estudo, oriente que os alunos assistam com suas famílias a estes dois vídeos:

- Vídeo em português de Portugal, mas que explica muito bem o movimento aparente do Sol. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=JcTMzstCEMg, acesso em: 29/05/2020.

- “A diferença entre a duração do dia e da noite nas estações do ano”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=fiqAyKOmoEI, acesso em: 29/05/2020.

Sugestão Enviada Por: Cristian Oliveira


Código: GEO1_05UND05

(EF01GE05) Observar e descrever ritmos naturais (dia e noite, variação de temperatura e umidade etc.) em diferentes escalas espaciais e temporais, comparando a sua realidade com outras.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Conexões e escalas do 1º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas