16159
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 4º ano > Transformações e permanências nas trajetórias dos grupos humanos

Plano de aula - Vestígios dos primeiros humanos: “tesouros” de pedra lascada e polida

Plano de aula de História com atividades para 4º ano do EF sobre Vestígios dos primeiros humanos: “tesouros” de pedra lascada e polida

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Anderson Luís Gonçalves Nascimento

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em PDF; vídeo/áudio com orientações do professor; Whatsapp, dicionário físico ou digital.
- Optativas: Youtube, Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom.

Contexto
O objetivo desta sequência didática é facilitar a compreensão do desenvolvimento das comunidades humanas a partir de vestígios encontrados ao longo do tempo e que se tornam essenciais para desvendar o passado do ser humano e sua evolução.

Encaminhe aos alunos, por meio dos recursos definidos pela sua escola, o material necessário para este momento (slides, link do site do IPHAN, link do site do Museu do Homem Americano, link do texto “O Brasil antes do Brasil”, fotos dos documentos usados, as perguntas) para que possam se familiarizar com os procedimentos que serão propostos.
Para que os alunos compreendam os significados de algumas palavras dos textos trabalhados, instrua-os a utilizarem o dicionário físico ou o virtual (internet). Caso ache interessante, crie uma nuvem de palavras para este tema, poste no mural do Classroom ou envie aos alunos através dos aplicativos usados por vocês (veja aqui como fazer uma núvem de palavras através do Wordclouds).

Caso seja a sua realidade, crie uma sala de aula virtual, para que você e seus alunos possam compartilhar materiais relacionados aos planos de aula.
Agende uma videoconferência e siga as orientações definidas aqui, alterando de “registrar as falas” por “abrir uma discussão”. Caso ache interessante, encaminhe os links que tratam sobre a profissão de arqueólogo.

Problematização
Através do Classroom, e-mail ou videoconferência, apresente os slides desta etapa e siga as orientações propostas.
Caso faça a opção pelo Classroom, adicione todos os slides, os questionamentos e explanações sobre o tema propostos nesta etapa. Determine uma data para a entrega do material produzido.

Para que os alunos compreendam os significados de algumas palavras dos textos trabalhados, instrua-os a utilizarem o dicionário físico ou o virtual (internet).
Siga o que está definido nesta etapa.
O material produzido pelo aluno poderá ser criado usando o Google Docs, Google Apresentações ou Padlet. Caso não haja possibilidade da utilizarem os recursos digitais, diga aos alunos para responderem as perguntas no próprio caderno.

Links para conhecer as formas de utilização:
- E-mail (disponível aqui). 
- Classroom (disponível aqui).
- Hangouts (disponível aqui).

Sistematização
Para esta etapa substitua a caixa proposta por uma busca de “tesouros” dentro da própria casa. O tesouro podem ser objetos antigos que existem na família e que passaram de geração a geração. Caso o aluno não possua este objeto, poderá usar algum objeto que possui significado para ele. Disponibilize um quadro com os itens que o aluno deverá analisar, pesquisar e registrar as conclusões sobre o “tesouro” da família. Substitua o arquivo definido no Plano, e que apresenta o quadro de observações, pelo disponibilizado nos materiais complementares (disponível aqui).

Agende uma videoconferência para que os alunos apresentem os “tesouros” e relatem o que compreenderam sobre como os vestígios podem “contar” coisas sobre o passado.

Convite às famílias
Para envolver as famílias e tornar os estudos em casa menos estressantes para todos, proponha que os familiares se envolvam nessa “caça ao tesouro” e conversem com os filhos, deixando claro que a história contada através de vestígios é de grande importância para obtermos informações sobre as transformações e permanências na trajetória dos grupos humanos - nesse caso, em específico, o grupo familiar.

Sugestão Enviada Por: Maria Pimenta


Código: HIS4_02UND02

(EF04HI02) Identificar mudanças e permanências ao longo do tempo, discutindo os sentidos dos grandes marcos da história da humanidade (nomadismo, desenvolvimento da agricultura e do pastoreio, criação da indústria etc.).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Transformações e permanências nas trajetórias dos grupos humanos do 4º ano:

MAIS AULAS DE História do 4º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas