Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários:
Canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das das orientações, atividades, respostas e devolutivas;
Imagem do texto para introdução, disponível aqui;
Texto adaptado com erros, disponível aqui;
Texto lacunado, disponível aqui;
Texto na íntegra para fechamento, disponível aqui.
- Opcionais:
Canais para videochamadas, como Zoom ou Google Meet (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui);
Documento editável e compartilhável para realizar a atividade de texto lacunado no Google Docs (veja um tutorial disponível aqui).
Introdução
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, a imagem que está na Introdução do plano original, junto com a pergunta: a partir do título, vocês imaginam como será essa história? Em seguida, envie o texto adaptado que contém erros de concordância verbal, perguntando se ele apresenta algum problema. Se possível, grave também um áudio com você lendo o texto, o que dará mais autonomia aos estudantes que ainda não têm uma leitura fluente.
Combine um prazo para que os estudantes enviem suas respostas. Espera-se que eles percebam que, em diversos trechos, sujeito e verbo não concordam. Envie uma devolutiva informando que a concordância será tema das próximas atividades.
Desenvolvimento
Envie, pelo mesmo canal de comunicação utilizado anteriormente, o texto lacunado. Oriente que os estudantes o preencham fazendo as devidas correções. Se você achar que é possível a troca entre os estudantes por telefone ou mensagem, forme duplas. Estipule um prazo para a finalização dessa atividade.
Para preencher o texto lacunado, você pode criar um arquivo editável no Google Drive e enviar uma cópia a cada aluno. Outra alternativa é que os estudantes listem no caderno as palavras na ordem em que aparecem no texto.
Fechamento
Convide os estudantes para uma videochamada em que vocês possam fazer a correção coletiva dessa atividade. Compartilhe sua tela com o texto lacunado e vá preenchendo junto com os estudantes, controlando as respostas e mediando eventuais equívocos.
Caso não seja possível fazer a videochamada, envie o arquivo com o texto corrigido e peça que os estudantes comparem com o que fizeram, autocorrigindo-se.
Em ambos os casos, pergunte aos estudantes como eles poderiam explicar para alguém a melhor maneira de concordar o verbo com o sujeito e registre essas orientações em um arquivo que possa compartilhar com todos. Grave a videochamada ou faça um resumo dela para aqueles que não puderam participar.
Envie o texto na íntegra para que possam ler em casa.
Convite às famílias
Todos os momentos do plano podem ser compartilhados com as famílias. A família pode auxiliar na leitura do texto, na realização e envio das atividades, na troca entre os pares e com a professora por meio de videochamadas. Esse movimento favorece a continuidade das aprendizagens e a manutenção dos vínculos de cada aluno com a turma.