Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos
- Necessários: estojo, papel ou caderno do aluno, para que faça as anotações pertinentes; algum meio de comunicação, como: Zoom, Meet, Whatsapp, e-mail ou impressão; cartas com algarismos de 0 a 9. Os alunos podem cortar papéis e escrever os algarismos.
- Opcionais: celular, computador ou tablet.
Para este plano, foque na etapa Atividade Principal.
Atividade principal
A atividade principal é um jogo em grupos, portanto, os alunos devem ter as cartas preparadas antecipadamente. Como é um jogo de aprendizagem, ressaltamos que tem um objetivo pedagógico, não se trata apenas de brincar. Caso esteja em uma aula síncrona, é melhor fazer grupos para que joguem, pois em turmas com muitos alunos a atividade pode ficar confusa. A ferramenta Zoom permite a separação em grupos de trabalho.
Caso não seja possível utilizar o Zoom, você pode marcar horários diferenciados para jogar com os grupos. Caso o momento seja assíncrono, pode gravar um vídeo explicando as regras do jogo e demonstrando como se joga. O vídeo pode ser enviado via Whatsapp, e-mail ou outro meio que esteja utilizando para interagir com os alunos.
Você pode limitar o jogo a somente um critério: o maior ou o menor número de 4 algarismos, por exemplo. Incentive que os alunos convidem os colegas e joguem via Whatsapp, utilizando a ferramenta de vídeo do aplicativo. Diga que essa será uma excelente experiência para todos. Os alunos também podem jogar sozinhos, desafiando-se a criar o maior número possível com as cartas.
Encerramento
O momento de discussão será muito importante, tanto para os que jogaram em duplas quanto sozinhos. Peça para compartilharem por vídeo, fotografias ou áudios, como se sentiram jogando e se compreenderam as regras. Compartilhe o slide 10, para que os alunos compreendam o que foi trabalhado durante o jogo e os conhecimentos que foram mobilizados. Eles podem comentar a postagem ou conversar na aula síncrona, dando exemplos do que foi colocado no slide.
Raio X
A atividade do Raio X e as atividades complementares podem ser usadas como tarefa de casa. Envie e faça a discussão da mesma forma que fez com a atividade principal.
Convite às famílias
Os alunos podem explicar as regras e convidar os familiares para jogar esse jogo. Esse pode ser um excelente momento de integração, diversão e aprendizagem em família. Assim, eles podem praticar o que aprenderam em sala. Lembre-se que não podemos exigir a participação da família nesses momentos, pois muitos estão cuidando de afazeres ou trabalhando.
Sugestão Enviada Por: Elisa Vilalta
Código: MAT3_01NUM05
(EF03MA01) Ler, escrever e comparar números naturais de até a ordem de unidade de milhar, estabelecendo relações entre os registros numéricos e em língua materna.
Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem compreensão, expressão e comparação de números de até quatro algarismos, desenvolvimento de estratégias pessoais e convencionais de cálculo e resolução de problemas envolvendo adição, subtração, multiplicação e divisão, fluência em cálculos mentais, construção dos fatos fundamentais da multiplicação, exploração das ideias de metade, terça parte, quarta parte, quinta parte e décima parte.
Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.
Ver mais detalhes