Resumo da aula
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 3 e 4).
Orientações: Resgate os conhecimentos sobre o sistema de numeração decimal até a ordem das unidades de milhar, colocando as crianças como protagonistas.
Ao desenhar ou escrever o, aluno registra o que fez e o que lhe foi significativo. Tome consciência de todas as percepções dos alunos acerca da atividade. Caso apareçam representações incompreensíveis, pode ser que a criança não tenha entendido a atividade ou então ainda tenha dúvidas quanto ao sistema de numeração decimal. Utilize as representações como uma forma de comunicação do que o aluno realmente aprendeu.
Distribua para essa atividade folhas de papel A4. Após o exercício, forme com os alunos um painel com as representações. Pode fazer o painel, por exemplo, em ordem crescente ou usando a regra que desejar.
De acordo com Katia Stocco Smole e Maria Ignez Diniz no livro Materiais Manipulativos para o Ensino do Sistema de Numeração Decimal, alguns dos objetivos das atividades propostas com esses materiais são:
“ Identificar a regularidade na composição dos números no Sistema de Numeração Decimal; compor e decompor números nas ordens do Sistema de Numeração Decimal; comparar e ordenar números; compreender o valor posicional de cada algarismo na escrita de um número”.
Tenha sempre a disposição esses materiais em sala de aula. Tais materiais poderão ser confeccionados pelos próprios alunos. Você pode ver como fazer um exemplo de ábaco.
O material dourado tem o objetivo de auxiliar na representação e compreensão dos agrupamentos de 10 em 10. Nas representações com este material podemos perceber as centenas, dezenas e unidades, no entanto, o material dourado não enfatiza o valor posicional da escrita, pois os materiais podem estar dispostos de qualquer forma sobre uma mesa ou desenho (como ilustrado acima). Nesse caso, é sempre importante associar o material dourado ao Quadro de Ordens, para que sejam registrados com algarismos (ou mesmo com as peças do material dourado) as quantidades pertencentes a cada ordem no Sistema de Numeração Decimal.
O quadro de Valor Lugar ou Quadro de Ordens deve ser utilizado em diferentes momentos, sempre que houver a necessidade da escrita e da interpretação dos valores dos algarismos de um número.
(Fonte: SMOLE, Kátia Stocco; DINIZ, Maria Ignez; MARIM, Vlademir. Saber Matemática: 1ª edição. São Paulo: Editora FTD, 2013.)
Propósito: Retomar os conceitos dos sistema de numeração decimal usando a escrita, representação, comparação e ordenação de números até a ordem das unidades de milhar.
Discuta com a turma:
- Por que você escolheu essa forma de representação?
Materiais Complementares:
Aquecimento
Resolução do Aquecimento
Retomada
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 3 e 4).
Orientações: Resgate os conhecimentos sobre o sistema de numeração decimal até a ordem das unidades de milhar, colocando as crianças como protagonistas.
Deixe que os alunos organizem os números no mural em ordem crescente. Fique atenta às discussões entre eles. Essa atividade é muito rica, pois ao observar o número do colega o aluno já identifica as características do seu número como sendo maior, menor, igual, etc. É importante que todos os registros sejam expostos e explicados pelo seu autor, mesmo os que não estejam legíveis ou completos. Estimule um ambiente em que todos possam falar e ser ouvidos, pois cada aluno pode aprender com o outro e ampliar seu repertório em forma de registro.
Propósito: Retomar os conceitos dos sistema de numeração decimal usando a representação, comparação e ordenação de números até a ordem das unidades de milhar.
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Proponha aos alunos o jogo para que eles demonstrem, em forma de brincadeira, todos os conhecimentos sobre o sistema de numeração decimal até a ordem das unidades de milhar.
Fique atento(a) a todas as discussões. Você pode propor em outro momento novas regras, ou deixar que os próprios alunos criem as regras. (Veja mais ideias de regras no Guia de Intervenções).
Imprima as regras, e entregue-as para os alunos. Faça uma leitura compartilhada e tire todas as dúvidas. Caso não consiga imprimir para todos, registre as regras no quadro ou em um cartaz. Após a leitura das regras, também é possível pedir a um aluno que, voluntariamente, explique para a classe como se joga.
Deixe organizado todo o material necessário como os jogos de cartas (podem ser impressos ou escritos cartões com a numeração de 0 a 9).
Ao trabalhar em grupos, especialmente com jogos, várias habilidades e atitudes são exigidas, tais como considerar todos os pontos de vista, ser coerente, saber ouvir e justificar conclusões.
Propósito: Aplicar os conhecimentos quanto a estrutura do sistema de numeração decimal para formar números de quatro ordens fazendo comparação de quantidades.
Materiais Complementares:
Atividade Principal
Resolução Atividade Principal
Guia de Intervenção
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 6 a 9)
Orientações: Compartilhe primeiramente as resoluções e conclusões da sala antes de mostrar o que está no slide ‘painel de soluções’ como exemplo da aula. Nem sempre as soluções aqui apresentadas, precisarão ser mostradas para os alunos. Use-as se necessário, para complementar as estratégias dos estudantes.
Aproveite o momento da discussão para falar sobre a cooperação, vencedores e perdedores e as consequências de transgredir as regras se achar necessário. Incentive os alunos a brincarem novamente com o jogo em casa ou no recreio.
Estimule os alunos a justificar e argumentar sobre sua forma de pensar, bem como a analisar as justificativas e as soluções dos colegas.
Propósito: Registrar a formação dos números de acordo com a regra passada no jogo.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 6 a 9)
Orientações: Compartilhe primeiramente as resoluções e conclusões da sala antes de mostrar o que está no slide ‘painel de soluções’ como exemplo da aula. Nem sempre as soluções aqui apresentadas, precisarão ser mostradas para os alunos. Use-as se necessário, para complementar as estratégias dos estudantes.
Propósito: Registrar a formação dos números de acordo com a regra passada no jogo.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 7 minutos. (Slides 6 a 9)
Orientações: Compartilhe primeiramente as resoluções e conclusões da sala antes de mostrar o que está no slide ‘painel de soluções’ como exemplo da aula. Nem sempre as soluções aqui apresentadas, precisarão ser mostradas para os alunos. Use-as se necessário, para complementar as estratégias dos estudantes.
Propósito: Registrar a formação dos números de acordo com a regra passada no jogo.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 7 minutos. (Slides 6 a 9)
Orientações: Compartilhe primeiramente as resoluções e conclusões da sala antes de mostrar o que está no slide ‘painel de soluções’ como exemplo da aula. Nem sempre as soluções aqui apresentadas, precisarão ser mostradas para os alunos. Use-as se necessário, para complementar as estratégias dos estudantes.
Propósito: Registrar a formação dos números de acordo com a regra passada no jogo.
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Leia para os alunos o encerramento e logo após peça que a turma também leia em conjunto. Resgate os conhecimentos sobre o sistema de numeração decimal até a ordem das unidades de milhar e mostre as formas de representação.
Propósito: Resumir o que foi explorado na aula.
Raio X
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Deixe que as crianças façam a atividade sozinha. Depois compartilhe com a turma os resultados trazidos pelos alunos, sempre pedindo que exponham suas analogias. Deixe claro que quem errou pode arrumar e, que seria muito valioso para a turma se explicassem qual foi o seu erro.
Propósito: Avaliar o progresso da aprendizagem do sistema de numeração decimal até a quarta ordem comparando, ordenando e percebendo regularidades nos algarismos para formar números.
Materiais Complementares:
Raio X
Resolução do Raio X
Atividade Complementar
Resolução da Atividade Complementar