15564
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Meu animal é… - Adjetivos

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do Ensino Fundamental sobre utilizar os adjetivos atentando-se ao substantivo a que se refere.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Amanda Alves Do Amaral

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: WhatsApp ou e-mail, Google Formulários (tutorial disponível aqui) e Google Docs (tutorial disponível aqui).
- Opcionais: Padlet (tutorial disponível aqui) e Google Meet (tutorial disponível aqui).

Introdução
Crie um formulário com o texto sugerido no slide Introdução. Faça as perguntas propostas nas orientações do plano.
Caso não seja possível, envie a imagem do texto por WhatsApp ou e-mail, juntamente com um áudio contendo a leitura do texto (para os alunos que não tenham fluência na leitura) e os questionamentos sobre o mesmo.

Desenvolvimento
Realize o sorteio e comunique às crianças individualmente através do WhatsApp ou e-mail.
Proponha a escrita dos textos em um documento do Google, para que você também tenha acesso aos mesmos e possa fazer as intervenções necessárias. Você também pode, alternativamente, fazer chamadas de vídeo pelo WhatsApp com pequenos grupos de alunos para acompanhar o processo e fazer as intervenções necessárias.
Crie um novo formulário com os textos e envie os links às crianças solicitando que registrem as suas hipóteses sobre que animal está representado em cada texto.
Elabore um mural no Padlet com os textos de cada criança e, abaixo, o número de acertos e erros.
Se não for possível, reúna esses dados em um arquivo no Google Docs.

Fechamento
Realize essa atividade coletivamente através do Meet ou de uma chamada de vídeo pelo WhatsApp Web. O Meet possibilita compartilhamento de tela (você pode compartilhar o mural do Padlet ou a página do Google Docs durante a aula), facilitando a visualização das crianças durante as intervenções propostas pelo plano.
Finalize inserindo as imagens no mural do Padlet à medida que as crianças as revelam.
Caso não seja possível a utilização do Padlet, você pode organizar um mural em um arquivo no Google Docs.

Convite às famílias
O YouTube Edu (disponível aqui) é uma plataforma que apresenta vídeos selecionados por professores e professoras brasileiros. Você pode assistir com as crianças a alguns dos vários (e interessantes!) documentários sobre animais para, de uma forma divertida, auxiliá-las na escrita dos seus textos.

Sugestão Enviada Por: Luciana Chiele


Código: LPO3_15ATS02

(EF03LP09) Identificar, em textos, adjetivos e sua função de atribuição de propriedades aos substantivos.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 3º ano:

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 3º ano:

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas