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Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Inho (a); zinho (a)

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do Ensino Fundamental sobre a formação de palavras a partir do acréscimo do sufixo.

Plano 03 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Amanda Fortunato Araujo Sousa

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é compor a formação de palavras a partir do acréscimo do sufixo. Identificar a palavra derivada se a primitiva e o sufixo forem conhecidos.

Materiais necessários:

  • Reprodução em cartaz ou em quadro do texto “O pato tira retrato” de Mário Quintana, disponível na coletânea do MEC - Fundescola, página 51. Para acessá-la, clique aqui.
  • Atividade em folha, cartaz (pode ser papel pardo ou color set), caderno, equipamentos tecnológicos como: TV com cabo HDMI, computador on-line ou outro equipamento que possa projetar.

Fonte: QUINTANA, Mário. O pato tira retrato. In: ABREU, Ana Rosa (Comp.). Alfabetização: livro do aluno. Brasília: Projeto Nordeste/fundescola/secretaria de Ensino Fundamental, 2000, p. 51. (V.1: Adivinhas, canções, cantigas, parlendas, poemas, quadrinhas e trava-línguas).

Dificuldades antecipadas: Levar em consideração o nível de apropriação em que os alunos se encontram em relação ao sistema alfabético de escrita. Por esse motivo os alunos podem encontrar dificuldade em identificar as normas que estão diretamente ligadas ao domínio da escrita, outra dificuldade é a variedade linguística que reflete na forma que escrevemos. Tais apontamentos devem ser monitorados.

Referências sobre o assunto:

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo: unidade II – Palavra cantada: Desvios dos padrões de escrita: interferência da variedade linguística falada – Livro do Professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 80p. : il. Disponílvel em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16462.pdf Acesso em 01 de dezembro de 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Os alunos devem ser informados sobre a proposta da aula, que é observar a derivação de palavras no diminutivo. Projete ou escreva no quadro o tema da aula.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Disponibilize aos alunos o poema “O pato tira retrato” em um cartaz (ou no quadro) de modo que todos possam visualizar o texto confortavelmente. Conforme apontamos no slide 1, o texto está disponível na coletânea de textos do MEC, e pode ser acessado aqui.
  • Realize a leitura coletivamente, promovendo a realização de comentários dos alunos sobre o texto modo a favorecer a circulação dos conhecimentos.
  • Em seguida, oriente os alunos a realizarem a leitura silenciosa do poema e que, neste momento, devem observar as palavras escritas no grau diminutivo.
  • Após a leitura, convide alguns alunos para que leiam em voz alta e explique qual foi a alteração sofrida na palavra, por exemplo: passarinho é o diminutivo de pássaro.
  • Peça para que os alunos pensem em outras palavras do poema que podem ser escritas no grau diminutivo, depois peça para que pensem no grau regular das palavras que estão escritas no diminutivo que aparecem no poema. Por exemplo: pato - patinho, sapato - sapatinho e passarinho - pássaro, direitinho - direito.
  • Retome com os alunos que a maioria das palavras escritas com inho (a), zinho (a), indicam o grau diminutivo da mesma, ou seja, apresentam o tamanho menor de algo ou alguma coisa, mas que não são todas, por exemplo: espinho, pinho, vinho, linho, ninho. Além disso, podemos encontrar palavras escritas com inho (a), zinho (a), e a palavra não retrata apenas a diminuição, mas, ao contrário dá a ideia de intensidade, de aumento, por exemplo: direito - direitinho.

Materiais complementares:

  • Reprodução em cartaz ou em quadro do texto “O pato tira retrato” de Mário Quintana, disponível na coletânea do MEC - Fundescola, página 51. Para acessá-la, clique aqui.
  • Equipamentos tecnológicos como: TV com cabo HDMI, computador on-line ou outro equipamento que possa projetar.

Fonte: QUINTANA, Mário. O pato tira retrato. In: ABREU, Ana Rosa (Comp.). Alfabetização: livro do aluno. Brasília: Projeto Nordeste/fundescola/secretaria de Ensino Fundamental, 2000, p. 51. (V.1: Adivinhas, canções, cantigas, parlendas, poemas, quadrinhas e trava-línguas).

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Organize os alunos em duplas produtivas, atenção para o nível conceitual de escrita da qual esses alunos se encontram.
  • Professor, projete a atividade para otimizar o tempo, caso não seja possível, escreva no quadro o enunciado da tarefa.
  • Chame a atenção dos alunos para a grafia destas palavras. A formação das palavras pelo acréscimo do sufixo, nesses casos, é possível identificar o significado da palavra derivada por pertencerem à mesma família.
  • Explique que agora, a proposta da aula é um ‘decalque’, ou seja, que eles devem produzir uma nova versão do poema “O pato tira retrato”, definindo quais palavras devem ser escritas no grau diminutivo e quais palavras escritas no grau diminutivo devem ser escritas no grau regular. Desta forma, oriente os alunos que ao escrever a sua versão do poema pensem na escrita das palavras e no acréscimo do sufixo inho(a), zinho (a).
  • Peça para que façam a atividade no caderno ou em folha pautada da escola, o suporte fica a critério do professor.
  • Oriente os grupos para que listem algumas palavras e passem para o diminutivo antes de iniciar a nova versão do poema, isso ajudará para que não esqueçam ao longo da atividade quais foram as palavras escolhidas e não percam o foco de uma escrita consciente.
  • Após escolherem as palavras, peça para que dêem início a escrita. Sugira que escrevam por partes e depois confiram se a escrita contempla todas as partes que compõem a letra do poema.
  • Chame a atenção dos alunos para a grafia das palavras da mesma família.
  • Ande pelos grupos e ajude dando alguns exemplos sobre a mudança que se restringe ao grau (diminutivo). Exemplos: Em pato/patinho não se percebe a diminuição, mas afetividade.
  • Professor circule pelos grupos e anote possíveis dúvidas para serem discutidas no fechamento da atividade.
  • Estimule os alunos a exercitarem a concordância entre as palavras, percebendo a função das classes gramaticais presentes.
  • Ao término da atividade, peça aos alunos que apresentem para a turma o poema escrito por eles, esse é um ótimo momento para revisão, pois ao ler em voz alta podem perceber a coerência ou falta de coerência na produção escrita.

Materiais complementares: equipamentos tecnológicos como: TV com cabo HDMI, computador on-line ou outro equipamento que possa projetar. Caderno ou folha pautada do colégio.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Projete a atividade para otimizar o tempo, caso não seja possível escreva no quadro o enunciado da tarefa.
  • Retome a atividade no coletivo, peça aos alunos que falem como foi a atividade.
  • Converse com os alunos e pergunte o que descobriram com a aula de hoje.
  • Leve os alunos a construir e reconstruir regras, pois essa estratégia, ocorre pela análise comparativa das ocorrências, tanto as feitas em listas de palavras, quanto as feitas oralmente, favorecendo a antecipação do contexto, contribuindo para a compreensão morfológica da palavra, no caso da análise linguística em questão inho (a), zinho (a).
  • Aproveite para retomar o painel de descobertas sobre análise linguística e usos da linguagem (caso seja sua primeira aula, sugiro que retome as aulas 1 e 2, acesse o link abaixo nos materiais complementares para ter acesso ou elabore um painel de descobertas), para que sirva como fonte de consulta.
  • Retome suas observações e os registros feitos durante a realização da atividade.
  • Leve os alunos a observarem que a alteração das palavras da mesma família, facilita a escrita correta das mesmas, portanto saber a escrita correta da palavra primitiva facilitará na escrita no grau diminutivo por apresentar regularidade na escrita ao acrescentar o sufixo correspondente (ex.: massa, massinha).
  • Converse com os alunos sobre a formação de novas palavras usando sufixos, e reforce que nem todas as palavras terminadas em inho (a), zinho (a) foram escritas no grau diminutivo, e que algumas palavras escritas dessa forma podem representar carinho e afeição, exemplo: mãezinha, amorzinho; e que outras palavras podem representar um sentido pejorativo, ofensivo, exemplo: tiazinha, baixinho entre outras palavras usadas para magoar ou inferiorizar alguém ou alguma coisa.
  • Reforce com os alunos a questão do gênero que deve ser mantido. O importante é que percebam que a flexibilização das palavras derivadas devem acompanhar a escrita da palavra primitiva.
  • Observação: Converse com os alunos sobre a formação de novas palavras usando sufixos, e explique que a linguagem formal só admite novas palavras se elas forem realmente necessárias e se forem formadas de acordo com as regras da língua, ou seja, a palavra deve ter coerência na escrita. Exemplo: ‘Aquela menino’ - está errado precisa concordar com o gênero que é feminino, no caso o correto é ‘Aquela menina’, passando para o diminutivo fica ‘Aquela menininha’, não é necessário aprofundar, mas é interessante fazer essa colocação.
  • Realize o registro coletivo. Complete o painel de descobertas sobre Análise Linguística e reforce a estrutura da língua estudada em questão (os sufixos - inho (a), zinho (a).

Materiais complementares: equipamentos tecnológicos, como: TV com cabo HDMI, computador on-line ou outro equipamento que possa projetar, papel pardo, color set ou outro suporte para confecção do painel de descobertas e do cartaz. Caderno. Para acessar a aula 1, clique aqui. A aula 2 está disponível aqui.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é compor a formação de palavras a partir do acréscimo do sufixo. Identificar a palavra derivada se a primitiva e o sufixo forem conhecidos.

Materiais necessários:

  • Reprodução em cartaz ou em quadro do texto “O pato tira retrato” de Mário Quintana, disponível na coletânea do MEC - Fundescola, página 51. Para acessá-la, clique aqui.
  • Atividade em folha, cartaz (pode ser papel pardo ou color set), caderno, equipamentos tecnológicos como: TV com cabo HDMI, computador on-line ou outro equipamento que possa projetar.

Fonte: QUINTANA, Mário. O pato tira retrato. In: ABREU, Ana Rosa (Comp.). Alfabetização: livro do aluno. Brasília: Projeto Nordeste/fundescola/secretaria de Ensino Fundamental, 2000, p. 51. (V.1: Adivinhas, canções, cantigas, parlendas, poemas, quadrinhas e trava-línguas).

Dificuldades antecipadas: Levar em consideração o nível de apropriação em que os alunos se encontram em relação ao sistema alfabético de escrita. Por esse motivo os alunos podem encontrar dificuldade em identificar as normas que estão diretamente ligadas ao domínio da escrita, outra dificuldade é a variedade linguística que reflete na forma que escrevemos. Tais apontamentos devem ser monitorados.

Referências sobre o assunto:

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo: unidade II – Palavra cantada: Desvios dos padrões de escrita: interferência da variedade linguística falada – Livro do Professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 80p. : il. Disponílvel em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16462.pdf Acesso em 01 de dezembro de 2018.

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Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Os alunos devem ser informados sobre a proposta da aula, que é observar a derivação de palavras no diminutivo. Projete ou escreva no quadro o tema da aula.

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Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Disponibilize aos alunos o poema “O pato tira retrato” em um cartaz (ou no quadro) de modo que todos possam visualizar o texto confortavelmente. Conforme apontamos no slide 1, o texto está disponível na coletânea de textos do MEC, e pode ser acessado aqui.
  • Realize a leitura coletivamente, promovendo a realização de comentários dos alunos sobre o texto modo a favorecer a circulação dos conhecimentos.
  • Em seguida, oriente os alunos a realizarem a leitura silenciosa do poema e que, neste momento, devem observar as palavras escritas no grau diminutivo.
  • Após a leitura, convide alguns alunos para que leiam em voz alta e explique qual foi a alteração sofrida na palavra, por exemplo: passarinho é o diminutivo de pássaro.
  • Peça para que os alunos pensem em outras palavras do poema que podem ser escritas no grau diminutivo, depois peça para que pensem no grau regular das palavras que estão escritas no diminutivo que aparecem no poema. Por exemplo: pato - patinho, sapato - sapatinho e passarinho - pássaro, direitinho - direito.
  • Retome com os alunos que a maioria das palavras escritas com inho (a), zinho (a), indicam o grau diminutivo da mesma, ou seja, apresentam o tamanho menor de algo ou alguma coisa, mas que não são todas, por exemplo: espinho, pinho, vinho, linho, ninho. Além disso, podemos encontrar palavras escritas com inho (a), zinho (a), e a palavra não retrata apenas a diminuição, mas, ao contrário dá a ideia de intensidade, de aumento, por exemplo: direito - direitinho.

Materiais complementares:

  • Reprodução em cartaz ou em quadro do texto “O pato tira retrato” de Mário Quintana, disponível na coletânea do MEC - Fundescola, página 51. Para acessá-la, clique aqui.
  • Equipamentos tecnológicos como: TV com cabo HDMI, computador on-line ou outro equipamento que possa projetar.

Fonte: QUINTANA, Mário. O pato tira retrato. In: ABREU, Ana Rosa (Comp.). Alfabetização: livro do aluno. Brasília: Projeto Nordeste/fundescola/secretaria de Ensino Fundamental, 2000, p. 51. (V.1: Adivinhas, canções, cantigas, parlendas, poemas, quadrinhas e trava-línguas).

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Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Organize os alunos em duplas produtivas, atenção para o nível conceitual de escrita da qual esses alunos se encontram.
  • Professor, projete a atividade para otimizar o tempo, caso não seja possível, escreva no quadro o enunciado da tarefa.
  • Chame a atenção dos alunos para a grafia destas palavras. A formação das palavras pelo acréscimo do sufixo, nesses casos, é possível identificar o significado da palavra derivada por pertencerem à mesma família.
  • Explique que agora, a proposta da aula é um ‘decalque’, ou seja, que eles devem produzir uma nova versão do poema “O pato tira retrato”, definindo quais palavras devem ser escritas no grau diminutivo e quais palavras escritas no grau diminutivo devem ser escritas no grau regular. Desta forma, oriente os alunos que ao escrever a sua versão do poema pensem na escrita das palavras e no acréscimo do sufixo inho(a), zinho (a).
  • Peça para que façam a atividade no caderno ou em folha pautada da escola, o suporte fica a critério do professor.
  • Oriente os grupos para que listem algumas palavras e passem para o diminutivo antes de iniciar a nova versão do poema, isso ajudará para que não esqueçam ao longo da atividade quais foram as palavras escolhidas e não percam o foco de uma escrita consciente.
  • Após escolherem as palavras, peça para que dêem início a escrita. Sugira que escrevam por partes e depois confiram se a escrita contempla todas as partes que compõem a letra do poema.
  • Chame a atenção dos alunos para a grafia das palavras da mesma família.
  • Ande pelos grupos e ajude dando alguns exemplos sobre a mudança que se restringe ao grau (diminutivo). Exemplos: Em pato/patinho não se percebe a diminuição, mas afetividade.
  • Professor circule pelos grupos e anote possíveis dúvidas para serem discutidas no fechamento da atividade.
  • Estimule os alunos a exercitarem a concordância entre as palavras, percebendo a função das classes gramaticais presentes.
  • Ao término da atividade, peça aos alunos que apresentem para a turma o poema escrito por eles, esse é um ótimo momento para revisão, pois ao ler em voz alta podem perceber a coerência ou falta de coerência na produção escrita.

Materiais complementares: equipamentos tecnológicos como: TV com cabo HDMI, computador on-line ou outro equipamento que possa projetar. Caderno ou folha pautada do colégio.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Projete a atividade para otimizar o tempo, caso não seja possível escreva no quadro o enunciado da tarefa.
  • Retome a atividade no coletivo, peça aos alunos que falem como foi a atividade.
  • Converse com os alunos e pergunte o que descobriram com a aula de hoje.
  • Leve os alunos a construir e reconstruir regras, pois essa estratégia, ocorre pela análise comparativa das ocorrências, tanto as feitas em listas de palavras, quanto as feitas oralmente, favorecendo a antecipação do contexto, contribuindo para a compreensão morfológica da palavra, no caso da análise linguística em questão inho (a), zinho (a).
  • Aproveite para retomar o painel de descobertas sobre análise linguística e usos da linguagem (caso seja sua primeira aula, sugiro que retome as aulas 1 e 2, acesse o link abaixo nos materiais complementares para ter acesso ou elabore um painel de descobertas), para que sirva como fonte de consulta.
  • Retome suas observações e os registros feitos durante a realização da atividade.
  • Leve os alunos a observarem que a alteração das palavras da mesma família, facilita a escrita correta das mesmas, portanto saber a escrita correta da palavra primitiva facilitará na escrita no grau diminutivo por apresentar regularidade na escrita ao acrescentar o sufixo correspondente (ex.: massa, massinha).
  • Converse com os alunos sobre a formação de novas palavras usando sufixos, e reforce que nem todas as palavras terminadas em inho (a), zinho (a) foram escritas no grau diminutivo, e que algumas palavras escritas dessa forma podem representar carinho e afeição, exemplo: mãezinha, amorzinho; e que outras palavras podem representar um sentido pejorativo, ofensivo, exemplo: tiazinha, baixinho entre outras palavras usadas para magoar ou inferiorizar alguém ou alguma coisa.
  • Reforce com os alunos a questão do gênero que deve ser mantido. O importante é que percebam que a flexibilização das palavras derivadas devem acompanhar a escrita da palavra primitiva.
  • Observação: Converse com os alunos sobre a formação de novas palavras usando sufixos, e explique que a linguagem formal só admite novas palavras se elas forem realmente necessárias e se forem formadas de acordo com as regras da língua, ou seja, a palavra deve ter coerência na escrita. Exemplo: ‘Aquela menino’ - está errado precisa concordar com o gênero que é feminino, no caso o correto é ‘Aquela menina’, passando para o diminutivo fica ‘Aquela menininha’, não é necessário aprofundar, mas é interessante fazer essa colocação.
  • Realize o registro coletivo. Complete o painel de descobertas sobre Análise Linguística e reforce a estrutura da língua estudada em questão (os sufixos - inho (a), zinho (a).

Materiais complementares: equipamentos tecnológicos, como: TV com cabo HDMI, computador on-line ou outro equipamento que possa projetar, papel pardo, color set ou outro suporte para confecção do painel de descobertas e do cartaz. Caderno. Para acessar a aula 1, clique aqui. A aula 2 está disponível aqui.

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