Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Fernanda Pinheiro Lopes Camacho
Mentor: Mara Elizabeth Mansani
Especialista de área: Rita Batista
Habilidade da BNCC
[EF01MA21] Ler dados expressos em tabelas e em gráficos de colunas simples.
Objetivos específicos
Inferir dados de pesquisa, buscando pistas no enunciado do problema e nas informações da tabela.
Conceito-chave
Ler dados em gráficos
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca.
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
- Cartolina.
- Lápis e borracha.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Inicie a aula mostrando o gráfico acima. Leia o balão da personagem. Fale para as crianças que vocês precisam completar o gráfico até chegarem em 21 quadradinhos pintados, sendo que o gráfico verde (10) representa as pessoas que gostam de alimentos salgados. Motive os alunos a dizerem como resolveriam, permita que um ou dois alunos venham a frente e tente explicar.
Propósito: Fazer vir à tona, pela voz dos alunos, quais são as dificuldades que eles têm na resolução de problemas que apresentam somente parte dos dados, levando-os a perceber que, para solucionar uma questão, é sempre preciso pensar em uma ou mais estratégias e combinar conhecimentos.
Discuta com a turma:
- É possível descobrir quantas pessoas gostam de doces, sendo que sabemos quantas gostam de salgados e sabemos o total de pessoas pesquisadas?
- Quanto falta do 10 para completar 21? Essa informação me ajuda?
- Posso pintar mais um quadradinho do salgado? Por quê?
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos.(Slides de 4 a 8)
Orientação: Você poderá projetar esse slide ou apenas ler as informações.
Propósito: Instigar os alunos para que sintam vontade de investigar e solucionar o problema.
Materiais complementares para impressão:
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos (Slides de 4 a 8)
Orientação: Você poderá projetar esse slide ou apenas ler as informações.
Propósito: Instigar os alunos para que sintam vontade de investigar e solucionar o problema.
Materiais complementares para impressão:
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos.(Slides de 4 a 8)
Orientação: Você poderá projetar esse slide, imprimir em tamanho grande para que a turma visualize ou pode desenhar as imagens na lousa. Explore o gráfico juntamente com a tabela. Complete o gráfico com as informações que as crianças apontarem e diga que, se cinco crianças escolheram animais selvagens, então devem colocar logo abaixo da barra correspondente.
Propósito: Explorar as informações parciais apresentadas em gráfico e tabela.
Discuta com a turma:
- É possível descobrir qual é a barra no gráfico das crianças que escolheram dinossauros? Vamos ver na tabela.
- E de animais selvagens? Aqui na tabela diz que quantas crianças escolheram esse tema?
- Então qual é a coluna para animais selvagens?
Materiais complementares para impressão:
Atividade principal
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Leia as pistas que aparecem no balão para que as crianças comecem pensar na solução do problema.
Propósito: Visualizar e iniciar a resolução do problema.
Discuta com a turma:
- É possível já separarmos quais pistas parecem importantes?
Materiais complementares para impressão:
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos.(Slides de 4 a 8)
Orientação: Você poderá projetar esse slide e deve imprimir uma atividade por aluno. Retome rapidamente à conclusão que chegaram no slide anterior (que 5 crianças escolheram animais selvagens), peça que observem que no gráfico deles essa informação já aparece. Leia em voz alta as pistas que aparecem na atividade das crianças, inicie a discussão com as duas informações que são importante no problema - a maioria escolheu dinossauro e o restante, planetas, tente levá-los a perceber que essas informações são essenciais. É muito importante que faça as perguntas do DISCUTA COM A TURMA, sempre estimulando que se expressem e tirem suas próprias conclusões em discussão com as ideias do colega. Deixe que pensem por 2 minutos após a discussão e peça que registrem suas respostas.
Propósito: Explorar as informações parciais apresentadas em gráfico e tabela e buscar pistas para completar o gráfico.
Discuta com a turma:
- Quais pistas podem nos ajudar?
- Como podemos deixar as pistas que precisamos separadas para facilitar que a encontremos com facilidade?
- Quais palavras ajudam a pensar na quantidade? É importante evidenciar as partes conhecidas do problema tanto no enunciado, quanto no gráfico.
Materiais complementares para impressão:
Painel de soluções
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Deixe que os alunos expressem como pensaram e permita que escrevam ou desenhem na lousa. Se preferir, ou notar que não consegue registrar o que estão pensando, pergunte se algum(a) amigo(a) pensou parecido e consegue mostrar desenhando. Caso nenhuma criança se manifeste, tente encontrar um(a) aluno(a) que tenha se evidenciado durantes as intervenções, sempre deixando com que eles se expressem.
Propósito: Incentivar que os alunos tentem explicar o raciocínio utilizado para solucionar uma questão. Espera-se que os estudantes sejam capazes de refletir se uma estratégia é mais eficiente que a outra na situação-problema apresentada.
Discuta com a turma:
- Há semelhança entre as estratégias dos colegas e as suas? Quais?
- Se eu não tivesse informado qual tema é o preferido, seria possível identificar as barras de cada tema?
- E se eu tivesse informado qual tema foi o menos escolhido, facilitaria?
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Retome o que aprenderam na aula. Deixe que se expressem e anote as falas das crianças, pergunte aos demais se concordam ou discordam do colega. É importante que percebam que não é preciso que todas as informações estejam marcadas, com algumas pistas é possível tirar outras conclusões, basta estar atentos. Destaque que essa conclusão se encaixa em situações problemas, mas que é possível outros casos que essa afirmação não é verdadeira e que, quando fazemos um gráfico, algumas informações não devem deixar de aparecer, exemplifique dizendo: “se o gráfico dessa atividade aparecesse sem as pistas, seria fácil identificar que assunto as crianças mais gostariam de estudar e qual menos crianças gostariam?”.
Propósito: Encerrar a atividade, retomando o que aprenderam na aula.
Atividade de raio x
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a resolvam. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de chegar a resposta da atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as algumas crianças compartilhem o que discutiram. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir. Busque pela resolução. Utilize o guia de intervenções para pensar em possíveis intervenções.
Propósito: Fazer com que os alunos preencham a tabela e o gráficos que se complementam.
Discuta com a turma:
- Como podemos identificar o que é a maioria ou o maior na tabela?
- Dessa mesma forma é possível localizar a minoria?
- Que número do gráfico ainda não foi registrado nas barras do gráfico?
Materiais complementares para impressão: