10146
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 1º ano > Probabilidade e Estatística

Plano de aula - Ler dados expressos em tabelas e em gráficos de colunas simples

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º ano do Fundamental sobre Inferir dados de pesquisa, buscando pistas no enunciado do problema e nas informações da tabela.

Plano 03 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fernanda Pinheiro Lopes Camacho

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Fernanda Pinheiro Lopes Camacho

Mentor: Mara Elizabeth Mansani

Especialista de área: Rita Batista

Habilidade da BNCC

[EF01MA21] Ler dados expressos em tabelas e em gráficos de colunas simples.

Objetivos específicos

Inferir dados de pesquisa, buscando pistas no enunciado do problema e nas informações da tabela.

Conceito-chave

Ler dados em gráficos

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca.
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Cartolina.
  • Lápis e borracha.


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Inicie a aula mostrando o gráfico acima. Leia o balão da personagem. Fale para as crianças que vocês precisam completar o gráfico até chegarem em 21 quadradinhos pintados, sendo que o gráfico verde (10) representa as pessoas que gostam de alimentos salgados. Motive os alunos a dizerem como resolveriam, permita que um ou dois alunos venham a frente e tente explicar.

Propósito: Fazer vir à tona, pela voz dos alunos, quais são as dificuldades que eles têm na resolução de problemas que apresentam somente parte dos dados, levando-os a perceber que, para solucionar uma questão, é sempre preciso pensar em uma ou mais estratégias e combinar conhecimentos.

Discuta com a turma:

  • É possível descobrir quantas pessoas gostam de doces, sendo que sabemos quantas gostam de salgados e sabemos o total de pessoas pesquisadas?
  • Quanto falta do 10 para completar 21? Essa informação me ajuda?
  • Posso pintar mais um quadradinho do salgado? Por quê?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.(Slides de 4 a 8)

Orientação: Você poderá projetar esse slide ou apenas ler as informações.

Propósito: Instigar os alunos para que sintam vontade de investigar e solucionar o problema.

Materiais complementares para impressão:

Atividade para impressão

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (Slides de 4 a 8)

Orientação: Você poderá projetar esse slide ou apenas ler as informações.

Propósito: Instigar os alunos para que sintam vontade de investigar e solucionar o problema.

Materiais complementares para impressão:

Atividade para impressão

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.(Slides de 4 a 8)

Orientação: Você poderá projetar esse slide, imprimir em tamanho grande para que a turma visualize ou pode desenhar as imagens na lousa. Explore o gráfico juntamente com a tabela. Complete o gráfico com as informações que as crianças apontarem e diga que, se cinco crianças escolheram animais selvagens, então devem colocar logo abaixo da barra correspondente.

Propósito: Explorar as informações parciais apresentadas em gráfico e tabela.

Discuta com a turma:

  • É possível descobrir qual é a barra no gráfico das crianças que escolheram dinossauros? Vamos ver na tabela.
  • E de animais selvagens? Aqui na tabela diz que quantas crianças escolheram esse tema?
  • Então qual é a coluna para animais selvagens?

Materiais complementares para impressão:

Atividade para impressão

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia as pistas que aparecem no balão para que as crianças comecem pensar na solução do problema.

Propósito: Visualizar e iniciar a resolução do problema.

Discuta com a turma:

  • É possível já separarmos quais pistas parecem importantes?

Materiais complementares para impressão:

Atividade para impressão

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.(Slides de 4 a 8)

Orientação: Você poderá projetar esse slide e deve imprimir uma atividade por aluno. Retome rapidamente à conclusão que chegaram no slide anterior (que 5 crianças escolheram animais selvagens), peça que observem que no gráfico deles essa informação já aparece. Leia em voz alta as pistas que aparecem na atividade das crianças, inicie a discussão com as duas informações que são importante no problema - a maioria escolheu dinossauro e o restante, planetas, tente levá-los a perceber que essas informações são essenciais. É muito importante que faça as perguntas do DISCUTA COM A TURMA, sempre estimulando que se expressem e tirem suas próprias conclusões em discussão com as ideias do colega. Deixe que pensem por 2 minutos após a discussão e peça que registrem suas respostas.

Propósito: Explorar as informações parciais apresentadas em gráfico e tabela e buscar pistas para completar o gráfico.

Discuta com a turma:

  • Quais pistas podem nos ajudar?
  • Como podemos deixar as pistas que precisamos separadas para facilitar que a encontremos com facilidade?
  • Quais palavras ajudam a pensar na quantidade? É importante evidenciar as partes conhecidas do problema tanto no enunciado, quanto no gráfico.

Materiais complementares para impressão:

Atividade para impressão

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Painel de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Deixe que os alunos expressem como pensaram e permita que escrevam ou desenhem na lousa. Se preferir, ou notar que não consegue registrar o que estão pensando, pergunte se algum(a) amigo(a) pensou parecido e consegue mostrar desenhando. Caso nenhuma criança se manifeste, tente encontrar um(a) aluno(a) que tenha se evidenciado durantes as intervenções, sempre deixando com que eles se expressem.

Propósito: Incentivar que os alunos tentem explicar o raciocínio utilizado para solucionar uma questão. Espera-se que os estudantes sejam capazes de refletir se uma estratégia é mais eficiente que a outra na situação-problema apresentada.

Discuta com a turma:

  • Há semelhança entre as estratégias dos colegas e as suas? Quais?
  • Se eu não tivesse informado qual tema é o preferido, seria possível identificar as barras de cada tema?
  • E se eu tivesse informado qual tema foi o menos escolhido, facilitaria?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Retome o que aprenderam na aula. Deixe que se expressem e anote as falas das crianças, pergunte aos demais se concordam ou discordam do colega. É importante que percebam que não é preciso que todas as informações estejam marcadas, com algumas pistas é possível tirar outras conclusões, basta estar atentos. Destaque que essa conclusão se encaixa em situações problemas, mas que é possível outros casos que essa afirmação não é verdadeira e que, quando fazemos um gráfico, algumas informações não devem deixar de aparecer, exemplifique dizendo: “se o gráfico dessa atividade aparecesse sem as pistas, seria fácil identificar que assunto as crianças mais gostariam de estudar e qual menos crianças gostariam?”.

Propósito: Encerrar a atividade, retomando o que aprenderam na aula.

Atividade de raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a resolvam. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de chegar a resposta da atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as algumas crianças compartilhem o que discutiram. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir. Busque pela resolução. Utilize o guia de intervenções para pensar em possíveis intervenções.

Propósito: Fazer com que os alunos preencham a tabela e o gráficos que se complementam.

Discuta com a turma:

  • Como podemos identificar o que é a maioria ou o maior na tabela?
  • Dessa mesma forma é possível localizar a minoria?
  • Que número do gráfico ainda não foi registrado nas barras do gráfico?

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Fernanda Pinheiro Lopes Camacho

Mentor: Mara Elizabeth Mansani

Especialista de área: Rita Batista

Habilidade da BNCC

[EF01MA21] Ler dados expressos em tabelas e em gráficos de colunas simples.

Objetivos específicos

Inferir dados de pesquisa, buscando pistas no enunciado do problema e nas informações da tabela.

Conceito-chave

Ler dados em gráficos

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca.
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Cartolina.
  • Lápis e borracha.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Inicie a aula mostrando o gráfico acima. Leia o balão da personagem. Fale para as crianças que vocês precisam completar o gráfico até chegarem em 21 quadradinhos pintados, sendo que o gráfico verde (10) representa as pessoas que gostam de alimentos salgados. Motive os alunos a dizerem como resolveriam, permita que um ou dois alunos venham a frente e tente explicar.

Propósito: Fazer vir à tona, pela voz dos alunos, quais são as dificuldades que eles têm na resolução de problemas que apresentam somente parte dos dados, levando-os a perceber que, para solucionar uma questão, é sempre preciso pensar em uma ou mais estratégias e combinar conhecimentos.

Discuta com a turma:

  • É possível descobrir quantas pessoas gostam de doces, sendo que sabemos quantas gostam de salgados e sabemos o total de pessoas pesquisadas?
  • Quanto falta do 10 para completar 21? Essa informação me ajuda?
  • Posso pintar mais um quadradinho do salgado? Por quê?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.(Slides de 4 a 8)

Orientação: Você poderá projetar esse slide ou apenas ler as informações.

Propósito: Instigar os alunos para que sintam vontade de investigar e solucionar o problema.

Materiais complementares para impressão:

Atividade para impressão

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (Slides de 4 a 8)

Orientação: Você poderá projetar esse slide ou apenas ler as informações.

Propósito: Instigar os alunos para que sintam vontade de investigar e solucionar o problema.

Materiais complementares para impressão:

Atividade para impressão

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.(Slides de 4 a 8)

Orientação: Você poderá projetar esse slide, imprimir em tamanho grande para que a turma visualize ou pode desenhar as imagens na lousa. Explore o gráfico juntamente com a tabela. Complete o gráfico com as informações que as crianças apontarem e diga que, se cinco crianças escolheram animais selvagens, então devem colocar logo abaixo da barra correspondente.

Propósito: Explorar as informações parciais apresentadas em gráfico e tabela.

Discuta com a turma:

  • É possível descobrir qual é a barra no gráfico das crianças que escolheram dinossauros? Vamos ver na tabela.
  • E de animais selvagens? Aqui na tabela diz que quantas crianças escolheram esse tema?
  • Então qual é a coluna para animais selvagens?

Materiais complementares para impressão:

Atividade para impressão

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia as pistas que aparecem no balão para que as crianças comecem pensar na solução do problema.

Propósito: Visualizar e iniciar a resolução do problema.

Discuta com a turma:

  • É possível já separarmos quais pistas parecem importantes?

Materiais complementares para impressão:

Atividade para impressão

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.(Slides de 4 a 8)

Orientação: Você poderá projetar esse slide e deve imprimir uma atividade por aluno. Retome rapidamente à conclusão que chegaram no slide anterior (que 5 crianças escolheram animais selvagens), peça que observem que no gráfico deles essa informação já aparece. Leia em voz alta as pistas que aparecem na atividade das crianças, inicie a discussão com as duas informações que são importante no problema - a maioria escolheu dinossauro e o restante, planetas, tente levá-los a perceber que essas informações são essenciais. É muito importante que faça as perguntas do DISCUTA COM A TURMA, sempre estimulando que se expressem e tirem suas próprias conclusões em discussão com as ideias do colega. Deixe que pensem por 2 minutos após a discussão e peça que registrem suas respostas.

Propósito: Explorar as informações parciais apresentadas em gráfico e tabela e buscar pistas para completar o gráfico.

Discuta com a turma:

  • Quais pistas podem nos ajudar?
  • Como podemos deixar as pistas que precisamos separadas para facilitar que a encontremos com facilidade?
  • Quais palavras ajudam a pensar na quantidade? É importante evidenciar as partes conhecidas do problema tanto no enunciado, quanto no gráfico.

Materiais complementares para impressão:

Atividade para impressão

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Deixe que os alunos expressem como pensaram e permita que escrevam ou desenhem na lousa. Se preferir, ou notar que não consegue registrar o que estão pensando, pergunte se algum(a) amigo(a) pensou parecido e consegue mostrar desenhando. Caso nenhuma criança se manifeste, tente encontrar um(a) aluno(a) que tenha se evidenciado durantes as intervenções, sempre deixando com que eles se expressem.

Propósito: Incentivar que os alunos tentem explicar o raciocínio utilizado para solucionar uma questão. Espera-se que os estudantes sejam capazes de refletir se uma estratégia é mais eficiente que a outra na situação-problema apresentada.

Discuta com a turma:

  • Há semelhança entre as estratégias dos colegas e as suas? Quais?
  • Se eu não tivesse informado qual tema é o preferido, seria possível identificar as barras de cada tema?
  • E se eu tivesse informado qual tema foi o menos escolhido, facilitaria?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Retome o que aprenderam na aula. Deixe que se expressem e anote as falas das crianças, pergunte aos demais se concordam ou discordam do colega. É importante que percebam que não é preciso que todas as informações estejam marcadas, com algumas pistas é possível tirar outras conclusões, basta estar atentos. Destaque que essa conclusão se encaixa em situações problemas, mas que é possível outros casos que essa afirmação não é verdadeira e que, quando fazemos um gráfico, algumas informações não devem deixar de aparecer, exemplifique dizendo: “se o gráfico dessa atividade aparecesse sem as pistas, seria fácil identificar que assunto as crianças mais gostariam de estudar e qual menos crianças gostariam?”.

Propósito: Encerrar a atividade, retomando o que aprenderam na aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a resolvam. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de chegar a resposta da atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as algumas crianças compartilhem o que discutiram. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir. Busque pela resolução. Utilize o guia de intervenções para pensar em possíveis intervenções.

Propósito: Fazer com que os alunos preencham a tabela e o gráficos que se complementam.

Discuta com a turma:

  • Como podemos identificar o que é a maioria ou o maior na tabela?
  • Dessa mesma forma é possível localizar a minoria?
  • Que número do gráfico ainda não foi registrado nas barras do gráfico?

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Probabilidade e Estatística do 1º ano :

Com o plano de aula sobre probabilidade e estatística, os estudantes aprendem noção de evento aleatório, leitura de tabelas simples e gráficos em barras verticais simples, coleta e organização de dados (registros pessoais de comunicação; pesquisa).

MAIS AULAS DE Matemática do 1º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF01MA21 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano