Nesta atividade, as crianças selecionam uma história para recontá-la aos colegas em forma dramatizada
Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Maira Franco Tangerino
Mentora: Camila Bon
Especialista do subgrupo etário: Karina Rizek
Campos de Experiência: Escuta, fala, pensamento e imaginação; Corpo, gestos e movimento.
Objetivos e códigos da Base
Centrais:
(EI03EF06) Produzir suas próprias histórias orais e escritas (escrita espontânea) em situações com função social significativa.
(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
(EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.
Abordagem didática:
As crianças aprendem muito ao interagir com histórias, ao mobilizar sua imaginação, seu potencial criativo, ao interpretar as narrativas buscando sentidos diversos, ao desenvolver a sensibilidade estética pelos estilos literários, ao expressar suas versões, compreensões e sentimentos, enfim, quando podem ter uma relação ativa, autoral, criativa e prazerosa com o universo literário. Ao serem convidadas a se expressar a partir destas narrativas, colocam em ação suas compreensões, por meio das diversas linguagens.
Código: EDI3_18UND05
(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
(EI03EF06) Produzir suas próprias histórias orais e escritas (escrita espontânea), em situações com função social significativa.
(EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.
Apoiador Técnico
ATIVIDADE 01
ATIVIDADE 02
ATIVIDADE 04
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes