15353
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - O uso das orações subordinadas substantivas para a confiabilidade de uma informação

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do Ensino Fundamental sobre análise linguística e semiótica.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Leandra Antoneli da Silva Franco

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Leandra Antoneli da Silva Franco
Mentor: Danyelle Ribeiro Vasconcelos
Especialista: Isabel Fernandes

Título da aula: O uso das orações subordinadas substantivas para a confiabilidade de uma informação

Finalidade da aula: Identificar a estrutura da oração subordinada substantiva em um artigo de opinião.

Ano: 8º ano do Ensino Fundamental

Objeto(s) do conhecimento: Morfossintaxe

Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica

Habilidade(s) da BNCC: EF08LP11

Sobre esta aula: esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é identificar a estrutura da oração subordinada substantiva em um artigo de opinião.

 

Materiais necessários: Caderno, caneta, PC, Datashow, Internet, Google Drive, canetas ou gizes coloridos para escrever no quadro, cópia (ou projeção) do texto informativo usado para esta aula.

 

Dificuldades antecipadas: Identificar as partes que compõem a estrutura da oração subordinada substantiva, além dos vários sujeitos que integram um texto.

 

Referências sobre o assunto:

BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. Disponível em: <https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.../BECHARA_ModernaGramaticaPortuguesa.pdf?>. Acesso em: 28 out. 2018.

CRISCUOLO, Ana Carolina Sperança. Orações Subordinadas Substantivas sob uma perspectiva funcionalista-cognitivista: uma proposta de descrição e ensino. Araraquara/SP: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, 2011. Disponível em: <https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/103544/criscuolo_acs_dr_arafcl.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 4 nov. 2018.

CEREJA, W.; COCHAR, T. Português Linguagens, 9, 8 ed. São Paulo: Atual Editora, 2014.


Código: LPO8_10ATS01

(EF08LP11) Identificar, em textos lidos ou de produção própria, agrupamento de orações em períodos, diferenciando coordenação de subordinação.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 8º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas