15353
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - O uso das orações subordinadas substantivas para a confiabilidade de uma informação

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do Ensino Fundamental sobre análise linguística e semiótica.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Leandra Antoneli da Silva Franco

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
Necessários: canais para envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares. Você também pode encaminhar as atividades como documento impresso, dependendo da realidade de cada escola.

Tema
Comece a aula questionando os alunos, pelo WhatsApp, por que o acesso às informações é extremamente importante para o desenvolvimento escolar, social, profissional, entre outros contextos sociais. Pergunte de quem podem obter informações. Espera-se que a resposta seja de várias fontes, oficiais ou não, como pais, professores, jornais, sites, revistas… Quando as informações são adquiridas por textos impressos ou orais, pergunte como percebem que elas são confiáveis. Neste quesito, eles podem responder que a própria fonte (a emissora, o jornal...), quem é o divulgador (apresentador, jornalista...), as características do discurso (qualidade das informações, recursos como dados estatísticos, argumentos de autoridade, citações…) podem determinar a credibilidade.

Introdução
Encaminhe à turma o artigo de opinião intitulado “Em nome do autor”, escrito pela colunista/jornalista Marina Aranha, disponível aqui.

Desenvolvimento
Peça aos alunos que leiam o texto tentando identificar os sujeitos presentes e o efeito de confiabilidade nas passagens em negrito. Além disso, oriente-os a construírem a tabela (veja no plano original) no caderno e já irem preenchendo-a com as informações pedidas, tiradas dos trechos em destaque. Espera-se que percebam a estrutura da oração subordinada substantiva, de forma geral. Veja os questionamentos e possíveis respostas no plano original.

Fechamento
Dê continuidade à análise das orações:
- Em relação à estrutura: peça aos alunos para voltarem ao preenchimento das tabelas e observarem a sequência da estrutura da oração subordinada substantiva;
- Em relação ao artigo de opinião: qual a intenção da jornalista ao criar um texto com tantos sujeitos? De quem é a função de publicar e divulgar as informações aos leitores de forma séria e verídica?
Observação: os modelos de tabelas, junto aos questionamentos (presentes no plano original), podem ser encaminhados aos alunos como documento no Word ou em PDF, pelo WhatsApp. As respostas deles poderão ser socializadas com você, no privado. Em seguida, você poderá compartilhar o gabarito no grupo da turma.

Convite às famílias
Os alunos poderão ser convidados a compartilhar com seus familiares a leitura do texto “Em nome do autor” para que possam, juntos, refletir sobre a confiabilidade dos textos jornalísticos.

Sugestão Enviada Por: Michele Batista


Código: LPO8_10ATS01

(EF08LP11) Identificar, em textos lidos ou de produção própria, agrupamento de orações em períodos, diferenciando coordenação de subordinação.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 8º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas