Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Francielle Santos
Mentor: Ariane Paz
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: Roda de notícias
Ano: 7º ano do Ensino Fundamental
Periodicidade: Quinzenal
Prática de linguagem priorizada: Leitura
Dinâmica: 1.Organização do espaço físico para o desenvolvimento da Roda de notícias; 2. Averiguação dos conhecimentos prévios sobre notícias 3. Identificação, leitura e escuta de algumas notícias; 4.Apresentação das leituras em dupla para a turma; 5. Leitura de notícias.
Habilidade(s) da BNCC: EF67LP01, EF67LP02, EF67LP03, EF67LP04, EF67LP05, EF67LP06, EF67LP07, EF67LP08, EF69LP03.
Sobre esta aula: Esta é uma proposta de atividade permanente para trabalhar no 7º ano do Ensino Fundamental. O campo de atuação priorizado nessa atividade é “Vida pública”.
Justificativa: A atividade Roda de notícias propicia aos alunos refletir de maneira crítica sobre as notícias que permeiam a sua comunidade local e o mundo. É uma atividade de reflexão crítica/social que procura explorar questões atuais sobre as informações que circulam socialmente. Diante disso, serve de preparação às leituras conscientes para compor o repertório linguístico/textual e o exercício crítico da cidadania pelos alunos dentro e fora do espaço escolar.
Materiais necessários: Jornais, caderno, caneta, papel, cola, tesoura, xerox e lápis.
Dificuldades antecipadas:
Referências sobre o assunto:
KLEIMAN, A. Oficina de leitura: teoria e prática. Campinas: Pontes, 1996.
Como é feito um jornal impresso? Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=fMCUjsgnW00>. Acesso em: 27 nov.2018
Jornal infantil. Disponível em: <https://jornaljoca.com.br/portal/>. Acesso em: 27 nov. 2018
Código: LPO7_03ATP01
(EF67LP01) Analisar a estrutura e funcionamento dos hiperlinks em textos noticiosos publicados na Web e vislumbrar possibilidades de uma escrita hipertextual.
(EF67LP02) Explorar o espaço reservado ao leitor nos jornais, revistas, impressos e on-line, sites noticiosos etc., destacando notícias, fotorreportagens, entrevistas, charges, assuntos, temas, debates em foco, posicionando-se de maneira ética e respeitosa frente a esses textos e opiniões a eles relacionadas, e publicar notícias, notas jornalísticas, fotorreportagem de interesse geral nesses espaços do leitor.
(EF67LP03) Comparar informações sobre um mesmo fato divulgadas em diferentes veículos e mídias, analisando e avaliando a confiabilidade.
(EF67LP04) Distinguir, em segmentos descontínuos de textos, fato da opinião enunciada em relação a esse mesmo fato.
(EF67LP05) Identificar e avaliar teses/opiniões/posicionamentos explícitos e argumentos em textos argumentativos (carta de leitor, comentário, artigo de opinião, resenha crítica etc.), manifestando concordância ou discordância.
(EF67LP06) Identificar os efeitos de sentido provocados pela seleção lexical, topicalização de elementos e seleção e hierarquização de informações, uso de 3ª pessoa etc.
(EF67LP07) Identificar o uso de recursos persuasivos em textos argumentativos diversos (como a elaboração do título, escolhas lexicais, construções metafóricas, a explicitação ou a ocultação de fontes de informação) e perceber seus efeitos de sentido.
(EF67LP08) Identificar os efeitos de sentido devidos à escolha de imagens estáticas, sequenciação ou sobreposição de imagens, definição de figura/fundo, ângulo, profundidade e foco, cores/tonalidades, relação com o escrito (relações de reiteração, complementação ou oposição) etc. em notícias, reportagens, fotorreportagens, foto-denúncias, memes, gifs, anúncios publicitários e propagandas publicados em jornais, revistas, sites na internet etc.
(EF69LP03) Identificar, em notícias, o fato central, suas principais circunstâncias e eventuais decorrências; em reportagens e fotorreportagens o fato ou a temática retratada e a perspectiva de abordagem, em entrevistas os principais temas/subtemas abordados, explicações dadas ou teses defendidas em relação a esses subtemas; em tirinhas, memes, charge, a crítica, ironia ou humor presente.
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
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