10032
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 1º ano > Resolução de Problemas

Plano de aula - Perguntas e respostas

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º ano do Fundamental sobre Associar ideias e palavras para uma figura. Aumentar o repertório para fazer bons questionamentos oralmente. Pensar em respostas adequada às perguntas.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Elissandra Gabarão Altemari,

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos
- Necessários: papel, lápis e imagens ou impressões das atividades e comandas.
- Opcionais: celular para gravar mensagens, WhatsApp ou outro recurso para compartilhar as propostas.

Para este plano, a sugestão é que foque na atividade principal e discussão das soluções, lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos alunos.

Caso você não tenha comunicação digital com a turma, escolha atividades de alguns planos que formem uma sequência. Uma sugestão é que você faça a impressão juntamente com as orientações e um cronograma para realização das atividades, para deixar disponível na escola e as famílias retirem. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e, para tanto, pode, por exemplo, solicitar alguns registros de soluções ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos façam os registros das aprendizagens. Solicite que as famílias encaminhem posteriormente à escola, para que você possa intervir através das próximas escolhas e enviar alguma devolutiva aos alunos.

Se a aula for síncrona, você pode realizar a proposta do plano de aula organizando momentos com grupos menores para fazer as intervenções nas diversas partes da aula (Retomada, Atividade principal e Discussão das soluções). Será necessário, porém, fazer uma adaptação na dinâmica da atividade principal.

Envie uma figura diferente para cada aluno do grupo e, no momento da aula, peça que um por vez faça a pergunta aos demais colegas. Feche a aula com o encerramento. Para o Raio X, siga nossas sugestões abaixo.

Se a aula for assíncrona, é importante ter a participação de um adulto da família para que possa conduzir as propostas conforme as sugestões a seguir.

Retomada
Proponha que um familiar converse com o aluno sobre como fazer boas perguntas para descobrir algo. Para tanto oriente as famílias com as questões propostas no “Discuta com a turma” das orientações ao professor.

Atividade principal e Discussão das soluções
Encaminhe a atividade às famílias com instruções bem claras e subsídios para que possam realizá-la com os alunos. Envie as orientações digitalmente ou impressas, explicando o objetivo da atividade, o que fazer e questões para conversarem. Solicite que te enviem um registro das respostas.

Orientações:
Um familiar deve formar uma dupla com a criança. Cada um da dupla deve escolher uma figura diferente (de revista, livro ou folheto) ou um objeto da casa (que pode ser desenhado), sem mostrar ao outro. Um dos componentes da dupla deve pensar em uma pergunta e dizer ao outro. A pergunta formulada deverá ter como resposta a figura que ele escolheu, e o outro deverá adivinhar qual é a figura eleita através da questão.

Exemplo: se o aluno escolher a figura de uma tesoura, ele poderá perguntar ao outro da dupla:
- Como você cortou este papel?
- Você pode me ajudar a cortar este barbante?

O parceiro poderá pensar:
- O que pode cortar papel ou barbante?

Em seguida, pode dizer que a figura que o colega selecionou é um estilete ou a tesoura. Se acertar, passa a vez ao outro, que fará a pergunta de acordo com a própria figura para o parceiro adivinhar. Se o outro errar a resposta ou não chegar exatamente à certa, deverá refazer a pergunta ajustando o que for necessário. A dupla pode fazer a atividade com mais uma ou duas figuras. Ao final, devem conversar sobre as perguntas elaboradas e se há a necessidade de refazer a pergunta.

Solicite que te encaminhem um registro (feito pelo aluno) com o nome das figuras escolhidas e as perguntas feitas. Esse registro pode ser no papel, uma mensagem de voz ou vídeo.

Encerramento
Após receber os registros dos alunos, encaminhe uma devolutiva apresentando as aprendizagens da aula (mensagem de voz, vídeo ou escrita). Siga os slides no plano de aula.

Raio X
A atividade do Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie para que os alunos a realizem e discutam com um familiar. É importante que você tenha acesso, de alguma forma, à resolução. Se isso não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.

Convite às famílias
Para esta atividade, convite as famílias e justifique a importância da participação de um adulto para que a atividade se desenvolva. Valorize essa parceria entre a escola e as famílias, sempre em prol das melhores oportunidades de aprendizagem para os alunos.

Saliente que nesta fase eles ainda estão aprendendo a se organizar, especialmente em relação ao ensino remoto. Dê o suporte necessário para que os familiares possam interagir com os alunos e realizar a proposta.

Sugestão Enviada Por: Gilne Gardesani Fernandez


Código: MAT1_12RDP02

(EF01MA00) Essa não é uma habilidade da base, mas trabalha múltiplas habilidades a partir da resolução de problemas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Resolução de Problemas do 1º ano:

Com o plano de aula sobre resolução de problemas, os estudantes aprendem como desenvolver estratégias de resolução, elaboração de problemas e estratégias de leitura de problemas.

MAIS AULAS DE Matemática do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas