15094
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 2º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Letra cursiva

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 2º ano do Fundamental sobre reconhecimento de letra cursiva

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Regivane Dos Santos Brito

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Regivane Brito
Mentor: Anie Paruta
Especialista: Tânia Rios

Título da aula: Letra cursiva

Finalidade da aula: Reconhecer a grafia de letras cursivas.

Ano: 2º ano do Ensino Fundamental

Objeto(s) do conhecimento: Conhecimento das diversas grafias do alfabeto.

Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica

Habilidade(s) da BNCC: EF02LP07

Sobre esta aula: Esta é primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é reconhecer a grafia de  letras cursivas.

Materiais necessários: Pen drive, notebook, data show, caneta piloto, envelopes, fichas de palavras escritas com diferentes grafias, atividade impressa, cartaz com o alfabeto com diferentes grafias, tabela individual com o alfabeto com diferentes tipos de letras.

Dificuldades antecipadas: Os alunos recém alfabetizados poderão apresentar dificuldade para reconhecer as letras escritas de forma cursiva porque, de modo geral, eles já estão habituados com a letra de imprensa, especialmente as maiúsculas.

Referências sobre o assunto:

CARVALHO, Carmen Siilvia; PANACHÃO, Déborah, e KUTNIKAS, Sarina kutnikas. Construindo a Escrita: Da letra de imprensa à letra cursiva. São Paulo, Ática.

LEAL, T. F.; ALBUQUERQUE, E. B. C.; MORAIS, A. G.. Letramento e alfabetização: pensando a prática pedagógica. In: Ensino Fundamental de nove anos.Orientações para inclusão da criança de seis anos de idade. Brasília, 2007. p. 69 - 83.

LEITE, T. M.;MORAIS, A. G. O conhecimento do nome das letras e sua relação com a apropriação do sistema de escrita alfabética. Atos de pesquisa em educação (FURB), v.6, p.6-24,2011.


Código: LPO2_08ATS01

(EF02LP07) Escrever palavras, frases, textos curtos nas formas imprensa e cursiva.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 2º ano:

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 2º ano:

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas