15019
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Conhecendo algumas figuras de linguagem

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do Fundamental sobre figuras de linguagem

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Ruth De Castro Almeida Barbosa

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Maria Ruth Barbosa
Mentor: Joseana Matias
Especialista: Silvia Albert

Título da aula: Conhecendo algumas figuras de linguagem

Finalidade da aula: Inferir, por meio de análise de imagens, o conceito de figuras de linguagem e identificar os efeitos de uso de comparação, metáfora e personificação em poemas.

Ano: 6º ano do Ensino Fundamental

Objeto(s) do conhecimento: Morfossintaxe

Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica

Habilidade(s) da BNCC: EF67LP38

Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é construir os conceitos de comparação, metáfora e personificação, identificar tais figuras e os efeitos de sentido destas figuras de linguagem em poemas.

Materiais necessários:

Um livro (preferencialmente de poemas, já que a identificação das figuras de linguagem se dará em textos poéticos).

Projetor para exibição de trechos de poemas (ou cartazes, ou quadro e giz).

Cartões com exemplos de metáforas, comparações e personificação.

Dificuldades antecipadas: Uma dificuldade possível é a confusão entre os termos “comparação” e “metáfora”, ou “metáfora” e “personificação” ou mesmo o desejo de saber, efetivamente, o que é cada um dos tipos de figura de linguagem. O professor não deverá se preocupar em passar as nomenclaturas para os alunos fazendo com que eles as memorizem. O efeito de sentido é o mais importante. Isto tem de ficar claro para eles. Outra possível dificuldade é o aluno não saber o que é sentido conotativo e denotativo. Se perceber a necessidade de explicar a matéria, o professor pode e deve parar a aula para tal, começando por palavras que os alunos dominem os dois sentidos, como “coração”. Pergunte aos alunos o que é um coração. Eles dirão, certamente, que é um órgão do corpo humano, responsável pelo bombeamento de sangue. Pergunte, em seguida, o que significa dizer que alguém tem um coração de pedra. Seria um órgão de pedra? Certamente, os alunos responderão que não, que se trata de uma pessoa fria, insensível, ruim. Explique, então, que estes sentidos, como eles veem, são diferentes. No sentido denotativo - sentido comum presente no dicionário -  é um órgão do corpo humano, mas, quando acompanhado pela expressão “de pedra”, assume um sentido conotativo, e que este sentido, normalmente, é empregado na literatura, em poemas, por não se dizer diretamente o que se quer dizer.

Referências sobre o assunto:

AGUIAR, Vera (coord.). Poesia fora da estante. Porto Alegre: Editora Projeto; CPL-PUCRS, 1997.

CUNHA, Celso. Gramática básica do português contemporâneo. Disponível em http://www.aulete.com.br/site.php?mdl=gramatica. Acesso em: 2 de janeiro de 2019.

Figuras de linguagem: metáfora. Disponível em:  https://www.figurasdelinguagem.com/metafora/. Acesso em: 2 de janeiro de 2019.

MARTIN, W. a. (1998). Gramática e composição do inglês da escola secundária. Nova Deli: S. Chand and Company Ltd. Disponível em: https://pt.esdifferent.com/difference-between-metaphor-and-personification.  Acesso em: 2 de janeiro de 2019.

 


Código: LPO6_07ATS01

(EF67LP38) Analisar os efeitos de sentido do uso de figuras de linguagem, como comparação, metáfora, metonímia, personificação, hipérbole, dentre outras.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 6º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas