Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp ou e-mail, para o envio das propostas de atividades, orientações e devolutivas que contribuam para a autonomia dos alunos na realização da atividades;
Atividade disponível aqui;
Videoaula disponível aqui.
Introdução
Envie aos alunos uma orientação em áudio, vídeo ou mensagem de texto, pelo WhatsApp ou e-mail, explicando as atividades. Convide os estudantes a lerem uma reportagem sobre a amizade entre o homem e o cão, e diga que eles aprenderão um pouco mais sobre o uso de conjunções no texto, retomando os conceitos trabalhados na aula anterior (caso você não esteja trabalhando o plano em sequência, faça uma breve explicação do que são conjunções). Envie o trecho do texto apresentado no slide da Introdução do plano de aula através de e-mail ou WhatsApp, e solicite que os alunos leiam. Faça uma exploração sobre as conjunções que aparecem no texto utilizando as orientações da Introdução da aula. Solicite que os alunos reflitam sobre as questões e respondam no caderno. Envie a videoaula sobre conjunções, e solicite que assistam e anotem no caderno as informações sobre o assunto.
Desenvolvimento
Envie aos alunos um áudio ou vídeo em que você lê o texto "Mistério Canino" para eles. Faça uma exploração sobre o conteúdo do texto para ajudá-los a compreender o tema tratado. Organize duplas de alunos e proponha que se comuniquem pelo WhatsApp através de mensagem de texto, áudio ou chamada de vídeo, para resolverem juntos a atividade. Organize o texto no Google Documentos (tutorial disponível aqui), crie um arquivo para cada dupla e lhes envie o documento com o texto lacunado proposto na atividade, bem como o banco de dados. Proponha aos alunos que conversem sobre a atividade e decidam quais palavras usar para preencher cada lacuna do texto. Solicite que as duplas acessem novamente o áudio ou vídeo em que você realiza a leitura do texto e proponha que revisem a atividade.
Fechamento
Proponha aos alunos a atividade sugerida no Fechamento do plano de aula. Envie as questões propostas no slide do Fechamento do plano pelo WhatsApp ou e-mail, e faça as orientações do plano original. Solicite que anotem as conclusões no caderno e lhe enviem. Analise e dê devolutivas aos alunos.
Convite às famílias
Proponha aos alunos que convidem os familiares para lerem juntos o texto "Mistério Canino" e discutirem sobre o tema em família.
Sugestão Enviada Por: Sidecleia Oliveira dos Anjos
Código: LPO5_18ATS02
(EF05LP07) Identificar, em textos, o uso de conjunções e a relação que estabelecem entre partes do texto: adição, oposição, tempo, causa, condição, finalidade.
AULA 01
AULA 03
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes