14921
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 4º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Quando usar a vírgula

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 4º ano do Fundamental sobre o uso de vírgula

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Rita De Cássia Cintra

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários:
Canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e também para a devolutiva aos estudantes;
Trecho selecionado do livro “História meio ao contrário”, disponível aqui.

- Opcionais:
Padlet, para criar um mural e compartilhar hipóteses e respostas das crianças sobre o uso da vírgula (saiba como usá-lo no tutorial disponível aqui); 
Canais para aula online, como o Google Meet ou o Zoom, para o fechamento da proposta.

Introdução
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, a seguinte pergunta para os estudantes: “Vocês sabem dizer para que serve a vírgula na escrita?”. Caso vocês estejam seguindo a sequência desses planos de aula, é esperado que eles já tenham respostas para essa pergunta. Entretanto, para apoiar a reflexão, envie a apresentação do livro “História meio ao contrário”, de Ana Maria Machado, desafiando-lhes a dizer por que as vírgulas foram utilizadas nesse trecho. O texto e as orientações para apoiar seu diálogo com os alunos estão na Introdução do plano original.

Se possível, crie um mural no Padlet com a pergunta inicial e o trecho do texto. Compartilhe o link com os estudantes e oriente que registrem suas respostas e reflexões também nesse mural, de modo que toda a turma possa interagir e compartilhar ideias.

Desenvolvimento
Compartilhe o link ou a imagem com o trecho selecionado do livro “História meio ao contrário”, disponível aqui. Oriente os estudantes a ler o texto e responder em que casos a autora utilizou a vírgula. Essa tarefa pode ser feita individualmente ou em duplas, caso seja possível que os estudantes façam uma videochamada. Estipule um prazo para que as respostas sejam enviadas.

Fechamento
Se for possível, realize uma aula online para que todos possam compartilhar suas ideias sobre o emprego da vírgula nesse trecho do texto. Para apoiar a condução do fechamento desta aula, você pode utilizar as orientações no plano original e no final do arquivo “Resolução de atividade”, disponível aqui. Caso não seja possível fazer a aula online, envie aos estudantes uma devolutiva geral sobre a tarefa, comentando quais foram os desafios e avanços que você percebeu ao analisar o material enviado por eles.

Convite às famílias
A família pode ser convidada a auxiliar os estudantes na leitura do texto, na viabilização da troca de mensagens com a professora e colegas, com o acesso ao Padlet e à aula online (se for o caso).

Sugestão Enviada Por: Greta Fragata


Código: LPO4_09ATS02

(EF04LP05) Identificar a função na leitura e usar, adequadamente, na escrita ponto final, de interrogação, de exclamação, dois-pontos e travessão em diálogos (discurso direto), vírgula em enumerações e em separação de vocativo e de aposto.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 4º ano:

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 4º ano:

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas