14921
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 4º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Quando usar a vírgula

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 4º ano do Fundamental sobre o uso de vírgula

Plano 02 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Rita De Cássia Cintra

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é refletir e perceber a importância da pontuação na compreensão leitora. Identificar os sinais de pontuação, com ênfase na vírgula, em frases e pequenos textos. Ler textos e reconhecer as situações que propiciem do uso correto da vírgula.

Materiais necessários: cartolina, canetas coloridas, fichas, computador, datashow.

Dificuldades antecipadas: Falta de ritmo e sequência lógica na leitura em virtude de pouco uso ou desconhecimento dos sinais de pontuação.

Referências sobre o assunto:

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade III – Palavra dialogada – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 112p. Disponível em:

http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16464.pdf. Acesso em 27 de set. de 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Questione se eles sabem qual a importância/necessidade e quando utilizar a vírgula.
  • Escreva as hipóteses no quadro.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Organize seus alunos em grupos com três integrantes.
  • Faça a leitura coletiva do texto de apresentação do livro “História meio ao contrário” de Ana Maria Machado. Este texto é chamado como ‘gênero quarta capa’ justamente por ser divulgado na quarta capa do livro, aquela oposta a capa. Já quando é veiculado nos sites de escritores, editores e livrarias ele é geralmente disposto ao lado da foto da capa do livro. Seu objetivo é seduzir o leitor, convencê-lo a realizar a leitura integral da obra.
  • Peça que, coletivamente, reflitam sobre o uso das vírgulas no texto. Solicite que apontem as palavras, ou frases separadas pelas vírgulas.
  • Que conclusão chegaram sobre o uso da vírgula? Anote no quadro as respostas.
  • Espera-se que, a partir desta breve análise, os alunos percebam que a vírgula serve para separar elementos ou frases (independentes) que podem ser listadas. Rememore com os alunos que além dessa função a vírgula é utilizada, de modo geral, para delimitar ou segmentar unidades sintáticas no interior da frase como os chamamentos (vocativos), explicações e exemplificações (os apostos), repetições bem como para separar as conjunções e advérbios.

Materiais complementares:

Para obter uma cópia do slide clique aqui.

Fonte: MACHADO, Ana Maria. Uma história meio ao contrário. São Paulo: Ed. Ática, 1986. Disponível em: http://www.anamariamachado.com/livro/historia-meio-ao-contrario Acesso em 05.10.2018

Referências:

BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. 37. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2004. 669 p.

CRISTÓVÃO, Vera Lúcia Lopes. O gênero quarta capa no ensino de inglês. In: DIONÍSIO, A. P.; MACHADO, A. R. & BEZERRA, M. A. (Orgs.). Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005. p. 95 – 106.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Anuncie que irão conhecer um trecho da obra apresentada pelo texto lido no slide anterior. Explique que a partir dele iremos refletir sobre a função da vírgula nos textos. Entregue a cada componente do grupo uma cópia do fragmento de texto de Ana Maria Machado. Para obter uma cópia da atividade, clique aqui.
  • Solicite aos alunos que realizem a leitura silenciosa do texto. Ao término da leitura, oriente-os a numerar os parágrafos, do um ao seis, para facilitar a análise do emprego das vírgulas.
  • A seguir, anuncie a comanda principal da atividade:
  • Vamos explicar a razão da utilização das vírgulas em cada um dos parágrafos? Para facilitar a tarefa, grifem ou circulem as palavras ou frases separadas pelas vírgulas.
  • Conversem e definam, caso a caso, o que concluíram sobre o uso da vírgula.
  • Registrem as explicações organizadas em grupo.
  • Elejam um componente que será responsável por expor a resolução da tarefa para a sala.
  • Após 20 minutos encerre o trabalho em grupos e solicite que os alunos voltem sua atenção para o quadro ou o projetor com o texto base da atividade.
  • Inicie a socialização das respostas dos grupos parágrafo por parágrafo. Após ouvir cada grupo, sintetize as hipóteses formuladas, validando as contribuições dos grupos e reformulando as explicações realizadas até desenvolverem uma versão adequada, de autoria do coletivo. As repostas estão disponíveis aqui.

Referência:

MACHADO, Ana Maria. Uma história meio ao contrário. São Paulo: Ed. Ática, 1986. Disponivel em http://www.unilago.com.br/download/arquivos/20996/Ana_Maria_Machado_-_Historia_Meio_ao_Contrario.pdf acesso em 03.10.2018

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Ao término da socialização das respostas sobre os usos da vírgula em cada um dos parágrafos do texto, realize uma síntese final com os alunos, editando as conclusões gerais estabelecidas ao longo da atividade.
  • Solicite que os alunos registrem a definição coletiva redigida no suporte coletivo (quadro) e, para complementar, solicite que ao lado da definição, apresentem um exemplo de cada caso.
  • Espera-se que os alunos deem dicas para:
  • Vocativo (chamamento)
  • Aposto (explicação ou especificação)
  • Enumerar ou listar objetos e frase independentes.
  • Separar conectivos ou advérbios

Materiais complementares: Para imprimir este slide clique aqui.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é refletir e perceber a importância da pontuação na compreensão leitora. Identificar os sinais de pontuação, com ênfase na vírgula, em frases e pequenos textos. Ler textos e reconhecer as situações que propiciem do uso correto da vírgula.

Materiais necessários: cartolina, canetas coloridas, fichas, computador, datashow.

Dificuldades antecipadas: Falta de ritmo e sequência lógica na leitura em virtude de pouco uso ou desconhecimento dos sinais de pontuação.

Referências sobre o assunto:

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade III – Palavra dialogada – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 112p. Disponível em:

http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16464.pdf. Acesso em 27 de set. de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Questione se eles sabem qual a importância/necessidade e quando utilizar a vírgula.
  • Escreva as hipóteses no quadro.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Organize seus alunos em grupos com três integrantes.
  • Faça a leitura coletiva do texto de apresentação do livro “História meio ao contrário” de Ana Maria Machado. Este texto é chamado como ‘gênero quarta capa’ justamente por ser divulgado na quarta capa do livro, aquela oposta a capa. Já quando é veiculado nos sites de escritores, editores e livrarias ele é geralmente disposto ao lado da foto da capa do livro. Seu objetivo é seduzir o leitor, convencê-lo a realizar a leitura integral da obra.
  • Peça que, coletivamente, reflitam sobre o uso das vírgulas no texto. Solicite que apontem as palavras, ou frases separadas pelas vírgulas.
  • Que conclusão chegaram sobre o uso da vírgula? Anote no quadro as respostas.
  • Espera-se que, a partir desta breve análise, os alunos percebam que a vírgula serve para separar elementos ou frases (independentes) que podem ser listadas. Rememore com os alunos que além dessa função a vírgula é utilizada, de modo geral, para delimitar ou segmentar unidades sintáticas no interior da frase como os chamamentos (vocativos), explicações e exemplificações (os apostos), repetições bem como para separar as conjunções e advérbios.

Materiais complementares:

Para obter uma cópia do slide clique aqui.

Fonte: MACHADO, Ana Maria. Uma história meio ao contrário. São Paulo: Ed. Ática, 1986. Disponível em: http://www.anamariamachado.com/livro/historia-meio-ao-contrario Acesso em 05.10.2018

Referências:

BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. 37. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2004. 669 p.

CRISTÓVÃO, Vera Lúcia Lopes. O gênero quarta capa no ensino de inglês. In: DIONÍSIO, A. P.; MACHADO, A. R. & BEZERRA, M. A. (Orgs.). Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005. p. 95 – 106.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Anuncie que irão conhecer um trecho da obra apresentada pelo texto lido no slide anterior. Explique que a partir dele iremos refletir sobre a função da vírgula nos textos. Entregue a cada componente do grupo uma cópia do fragmento de texto de Ana Maria Machado. Para obter uma cópia da atividade, clique aqui.
  • Solicite aos alunos que realizem a leitura silenciosa do texto. Ao término da leitura, oriente-os a numerar os parágrafos, do um ao seis, para facilitar a análise do emprego das vírgulas.
  • A seguir, anuncie a comanda principal da atividade:
  • Vamos explicar a razão da utilização das vírgulas em cada um dos parágrafos? Para facilitar a tarefa, grifem ou circulem as palavras ou frases separadas pelas vírgulas.
  • Conversem e definam, caso a caso, o que concluíram sobre o uso da vírgula.
  • Registrem as explicações organizadas em grupo.
  • Elejam um componente que será responsável por expor a resolução da tarefa para a sala.
  • Após 20 minutos encerre o trabalho em grupos e solicite que os alunos voltem sua atenção para o quadro ou o projetor com o texto base da atividade.
  • Inicie a socialização das respostas dos grupos parágrafo por parágrafo. Após ouvir cada grupo, sintetize as hipóteses formuladas, validando as contribuições dos grupos e reformulando as explicações realizadas até desenvolverem uma versão adequada, de autoria do coletivo. As repostas estão disponíveis aqui.

Referência:

MACHADO, Ana Maria. Uma história meio ao contrário. São Paulo: Ed. Ática, 1986. Disponivel em http://www.unilago.com.br/download/arquivos/20996/Ana_Maria_Machado_-_Historia_Meio_ao_Contrario.pdf acesso em 03.10.2018

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Ao término da socialização das respostas sobre os usos da vírgula em cada um dos parágrafos do texto, realize uma síntese final com os alunos, editando as conclusões gerais estabelecidas ao longo da atividade.
  • Solicite que os alunos registrem a definição coletiva redigida no suporte coletivo (quadro) e, para complementar, solicite que ao lado da definição, apresentem um exemplo de cada caso.
  • Espera-se que os alunos deem dicas para:
  • Vocativo (chamamento)
  • Aposto (explicação ou especificação)
  • Enumerar ou listar objetos e frase independentes.
  • Separar conectivos ou advérbios

Materiais complementares: Para imprimir este slide clique aqui.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 4º ano :

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 4º ano:

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04LP05 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano