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Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Entre substantivos e verbos.

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do EF sobre Entre substantivos e verbos.

Plano 03 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Amanda Fortunato Araujo Sousa

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é perceber a função do verbo e do substantivo exercitando o uso. Compreender a relação de concordância que existe entre substantivo e verbo. Reconhecer prefixos e sufixos produtivos na formação de palavras.

Materiais necessários: Atividade em folha, cartaz (pode ser papel pardo ou color set), caderno, equipamentos tecnológicos como: TV com cabo HDMI, computador on-line ou outro equipamento que possa projetar.

Dificuldades antecipadas: Levar em consideração o nível de apropriação em que os alunos se encontram em relação ao sistema alfabético de escrita. Por esse motivo os alunos podem encontrar dificuldade em identificar as normas que estão diretamente ligadas ao domínio da escrita, outra dificuldade é a variedade linguística que reflete na forma que escrevemos. Tais apontamentos devem ser monitorados.

Referências sobre o assunto:

Fonte da Vinhaça. Folha de S. Paulo. Disponível em: <http://mapadobrincar.folha.com.br/brincadeiras/cantadas/126-fonte-da-vinhaca>. Acesso em: 08 nov.2018.

ROCHA, Luiz Carlos de Assis. Formação de Palavras. Glossário Ceale. Disponível em: <http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/formacao-de-palavras>. Acesso em 08 de nov. de 2018.

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo. São Paulo : SME/ DOT, 2011. 112p. Disponível em: <http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16464.pdf>. Acesso em: 08 de nov. de 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

  • Os alunos devem ser informados sobre a proposta da aula, que é perceber a função dos substantivos e dos verbos nas frases e nos textos. Projete ou escreva no quadro o tema da aula.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Inicie a tarefa coletivamente e oralmente, essa situação favorece a circulação dos conhecimentos e antecipa as possíveis intervenções que serão necessárias, ampliando o repertório coletivo, favorecendo uma escrita mais autônoma. Fique atento às orientações, pois após as explicações iniciais deve-se formar pequenos grupos (sugestão: 2 ou 3 alunos no máximo, atenção para o nível conceitual de escrita da qual esses alunos se encontram).
  • Projete a atividade para otimizar o tempo, caso não seja possível anote no quadro, com a finalidade de preparar os alunos para uma descrição narrativa.
  • Forme pequenos grupos.
  • Oriente para que as crianças refaçam a brincadeira e selecionem algumas profissões entre as que foram listadas. (Caso essa seja sua primeira aula, faça a brincadeira/atividade com os alunos, depois faça o levantamento das profissões que aparecem na brincadeira e o que esses profissionais fazem, elabore um cartaz de descobertas gramaticais e faça uma lista de profissões e atividades).
  • Peça aos grupos que além de selecionar algumas profissões, pensem em outras profissões para uma nova versão da cantiga, que eles farão na sequência desta atividade.
  • Oriente os alunos para que planejam o gesto que vão usar para cada uma das profissões quando se canta "assim, assim... assim, assim...", depois peça aos grupos que se apresentem para os colegas.
  • Lembre os alunos que a variação das palavras da mesma família derivam de um verbo ou substantivo e possuem um sufixo que sempre transmite a mesma ideia. Por exemplo: Cozinheiro, o que eles faz? Cozinhar. E a costureira? Seu ofício é costurar.
  • Ajude os alunos no repertório de palavras caso sintam dificuldade.
  • Converse com os alunos para que reconheçam, ainda que de modo não sistematizado, que há palavras que derivam de outras e que têm o seu sentido modificado pelo acréscimo.
  • O uso do sufixo nesta atividade transmite a ideia de palavras pertencentes à mesma família que formam um grupo de regularidades morfológicas - gramaticais, pois estão ligadas à categoria que vão definir a grafia correta.

Materiais complementares:

Fonte da Vinhaça. Folha de S. Paulo. Disponível em: <http://mapadobrincar.folha.com.br/brincadeiras/cantadas/126-fonte-da-vinhaca>. Acesso em: 08 nov.2018.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações:

  • Utilize equipamento que possa projetar o enunciado da atividade, se preferir pode escrever no quadro.
  • Explique que agora, a proposta da aula é um ‘decalque’, ou seja, que eles devem produzir uma nova versão da música “Fonte da vinhaça”, definindo quais profissionais passam na fonte e o que cada profissional deve fazer, sem repetir as profissões que já têm na música e que foram discutidas até aqui. Desta forma, oriente aos alunos que ao escrever a sua versão da música pense em outros profissionais que possam passar na fonte.
  • Peça para que façam a atividade em folha pautada simples, do colégio ou no próprio caderno. Oriente para que escrevam na atividade “Minha fonte da vinhaça”. (Esta atividade permite que a criança imite um texto e ganhe contornos lúdicos, uma escrita com caráter de jogo).
  • Oriente os grupos para que listem as novas profissões escolhidas antes de iniciar a nova versão música, isso ajudará para que não esqueçam ao longo da atividade quais foram as profissões escolhidas e não percam o foco de uma escrita consciente.
  • Após escolherem as novas profissões, peça para que dêem início a escrita da música. Sugira que escrevam por partes e depois confiram se a escrita contempla todas as partes que compõem a letra da música.
  • Chame a atenção dos alunos para a grafia destas palavras e que em alguns casos a formação do substantivo e do verbo são da mesma família e que em outros casos são diferentes, como é o caso de dentista, que pode ser arrancar dente.
  • Informe o que causa essa alteração na classificação gramatical (substantivo ou verbo), é o uso do sufixo, pois são palavras formadas através de um verbo+sufixo.
  • Circule pelos grupos e anote possíveis dúvidas para serem discutidas ao final da atividade.
  • Estimule os alunos a exercitarem a concordância entre as palavras, percebendo a função das classes gramaticais presentes.
  • Ao término da atividade, peça aos alunos que apresentem a ‘Fonte da vinhaça’ escrita por eles, esse é um ótimo momento para revisão, pois ao ler em voz alta podem perceber a coerência ou falta de coerência na produção escrita.
  • Não é o foco da aula, mas é válido dizer que os substantivos comuns são escritos com letra minúscula, porém se estiverem no início de uma frase ou após um sinal de pontuação deve-se escrever com letra maiúscula e que substantivos próprios são escritos com letra maiúscula em qualquer situação. Solicite aos alunos alguns exemplos de substantivos próprios, reforce que os substantivos servem para nomear.
  • Reforce que os verbos indicam ação e que os substantivos nomeiam.
  • Explique aos alunos que os substantivos são palavras que nomeiam, mas que concordam com gênero (masculino e feminino). Para ajudá-los faça perguntas como: Como é possível escrever substantivos no masculino ou no feminino? A palavra professora, termina com qual vogal? Isso ajuda a indicar o gênero. E a palavra professor, qual é o gênero?
  • Observação: ‘decalque’ é um texto de autoria semelhante ao texto lacunado, do qual o aluno conhece a estrutura, neste caso conhece a letra da música, e terá a autonomia de preencher 'os espaços em branco', que na verdade é a mesma estrutura da música, eles escrevem o que se passa na fonte da vinhaça deles, por exemplo: costureira, cozinha. Eles sabem por terem feito algumas vezes, mas não tem o modelo ao lado, que é o caso de textos lacunados que é oferecido o texto e o aluno apenas completa.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações:

  • Retome a atividade no coletivo, peça aos alunos que falem como foi a atividade.
  • Converse com os alunos e pergunte o que descobriram com a aula de hoje.
  • Leve os alunos a construir e reconstruir regras, pois essa estratégia, ocorre pela análise comparativa das ocorrências, tanto as feitas em listas de palavras, quanto as feitas oralmente, favorecendo a antecipação do contexto, contribuindo para a compreensão morfológica da palavra, no caso da análise gramatical.
  • Retome suas observações durante a realização da tarefa.
  • Retome o painel de descobertas sobre gramática e usos da linguagem e pergunte se pode alterar ou acrescentar algo novo.
  • Informe sobre a variedade de palavras que exprimem ação ou que nomeiam algo e que essas palavras se relacionam e são nomeadas na análise do funcionamento da língua portuguesa como substantivo e verbo. Solicite aos alunos outros exemplos de verbos e substantivos que conhecem.
  • O contexto da palavra é o que determina a que classe gramatical que ela se aplica.
  • Ajude-os a exercitar, é sugestivo fazer perguntas aos alunos como: Quais palavras que eles conhecem que são da mesma família da palavra chuva? E da palavra sombra? Ouça, depois de continuidade com exemplos: mole - amolecer, moleza. Peça para que observem que neste caso, tanto ouve um acréscimo no início da palavra (prefixo), quanto um acréscimo ao final da palavra (sufixo). Anote no painel de descobertas.
  • Converse com os alunos sobre a formação de novas palavras usando prefixos e sufixos, mas que a linguagem formal só admite novas palavras se elas forem realmente necessárias e se forem formadas de acordo com as regras da língua, ou seja, a palavra deve ter coerência na escrita. Exemplo: ‘Aquela menino’ - está errado precisa concordar com o gênero que é feminino, no caso o correto é ‘Aquela menina’, não é necessário aprofundar, mas é interessante fazer essa colocação.
  • Reforce que substantivos são palavras que nomeiam seres, lugares, qualidades, sentimentos, noções, entre outros. Podem ser flexionados em gênero (masculino e feminino), número (singular e plural) e grau (diminutivo, normal, aumentativo). E verbos são palavras que indicam acontecimentos representados no tempo, como uma ação, um estado, um processo ou um fenômeno.
  • Realize um registro coletivo.
  • Complete o painel de descobertas sobre usos da linguagem e reforce a estrutura da língua estudada em questão (verbo e substantivo).

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é perceber a função do verbo e do substantivo exercitando o uso. Compreender a relação de concordância que existe entre substantivo e verbo. Reconhecer prefixos e sufixos produtivos na formação de palavras.

Materiais necessários: Atividade em folha, cartaz (pode ser papel pardo ou color set), caderno, equipamentos tecnológicos como: TV com cabo HDMI, computador on-line ou outro equipamento que possa projetar.

Dificuldades antecipadas: Levar em consideração o nível de apropriação em que os alunos se encontram em relação ao sistema alfabético de escrita. Por esse motivo os alunos podem encontrar dificuldade em identificar as normas que estão diretamente ligadas ao domínio da escrita, outra dificuldade é a variedade linguística que reflete na forma que escrevemos. Tais apontamentos devem ser monitorados.

Referências sobre o assunto:

Fonte da Vinhaça. Folha de S. Paulo. Disponível em: <http://mapadobrincar.folha.com.br/brincadeiras/cantadas/126-fonte-da-vinhaca>. Acesso em: 08 nov.2018.

ROCHA, Luiz Carlos de Assis. Formação de Palavras. Glossário Ceale. Disponível em: <http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/formacao-de-palavras>. Acesso em 08 de nov. de 2018.

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo. São Paulo : SME/ DOT, 2011. 112p. Disponível em: <http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16464.pdf>. Acesso em: 08 de nov. de 2018.

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Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

  • Os alunos devem ser informados sobre a proposta da aula, que é perceber a função dos substantivos e dos verbos nas frases e nos textos. Projete ou escreva no quadro o tema da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Inicie a tarefa coletivamente e oralmente, essa situação favorece a circulação dos conhecimentos e antecipa as possíveis intervenções que serão necessárias, ampliando o repertório coletivo, favorecendo uma escrita mais autônoma. Fique atento às orientações, pois após as explicações iniciais deve-se formar pequenos grupos (sugestão: 2 ou 3 alunos no máximo, atenção para o nível conceitual de escrita da qual esses alunos se encontram).
  • Projete a atividade para otimizar o tempo, caso não seja possível anote no quadro, com a finalidade de preparar os alunos para uma descrição narrativa.
  • Forme pequenos grupos.
  • Oriente para que as crianças refaçam a brincadeira e selecionem algumas profissões entre as que foram listadas. (Caso essa seja sua primeira aula, faça a brincadeira/atividade com os alunos, depois faça o levantamento das profissões que aparecem na brincadeira e o que esses profissionais fazem, elabore um cartaz de descobertas gramaticais e faça uma lista de profissões e atividades).
  • Peça aos grupos que além de selecionar algumas profissões, pensem em outras profissões para uma nova versão da cantiga, que eles farão na sequência desta atividade.
  • Oriente os alunos para que planejam o gesto que vão usar para cada uma das profissões quando se canta "assim, assim... assim, assim...", depois peça aos grupos que se apresentem para os colegas.
  • Lembre os alunos que a variação das palavras da mesma família derivam de um verbo ou substantivo e possuem um sufixo que sempre transmite a mesma ideia. Por exemplo: Cozinheiro, o que eles faz? Cozinhar. E a costureira? Seu ofício é costurar.
  • Ajude os alunos no repertório de palavras caso sintam dificuldade.
  • Converse com os alunos para que reconheçam, ainda que de modo não sistematizado, que há palavras que derivam de outras e que têm o seu sentido modificado pelo acréscimo.
  • O uso do sufixo nesta atividade transmite a ideia de palavras pertencentes à mesma família que formam um grupo de regularidades morfológicas - gramaticais, pois estão ligadas à categoria que vão definir a grafia correta.

Materiais complementares:

Fonte da Vinhaça. Folha de S. Paulo. Disponível em: <http://mapadobrincar.folha.com.br/brincadeiras/cantadas/126-fonte-da-vinhaca>. Acesso em: 08 nov.2018.

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Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações:

  • Utilize equipamento que possa projetar o enunciado da atividade, se preferir pode escrever no quadro.
  • Explique que agora, a proposta da aula é um ‘decalque’, ou seja, que eles devem produzir uma nova versão da música “Fonte da vinhaça”, definindo quais profissionais passam na fonte e o que cada profissional deve fazer, sem repetir as profissões que já têm na música e que foram discutidas até aqui. Desta forma, oriente aos alunos que ao escrever a sua versão da música pense em outros profissionais que possam passar na fonte.
  • Peça para que façam a atividade em folha pautada simples, do colégio ou no próprio caderno. Oriente para que escrevam na atividade “Minha fonte da vinhaça”. (Esta atividade permite que a criança imite um texto e ganhe contornos lúdicos, uma escrita com caráter de jogo).
  • Oriente os grupos para que listem as novas profissões escolhidas antes de iniciar a nova versão música, isso ajudará para que não esqueçam ao longo da atividade quais foram as profissões escolhidas e não percam o foco de uma escrita consciente.
  • Após escolherem as novas profissões, peça para que dêem início a escrita da música. Sugira que escrevam por partes e depois confiram se a escrita contempla todas as partes que compõem a letra da música.
  • Chame a atenção dos alunos para a grafia destas palavras e que em alguns casos a formação do substantivo e do verbo são da mesma família e que em outros casos são diferentes, como é o caso de dentista, que pode ser arrancar dente.
  • Informe o que causa essa alteração na classificação gramatical (substantivo ou verbo), é o uso do sufixo, pois são palavras formadas através de um verbo+sufixo.
  • Circule pelos grupos e anote possíveis dúvidas para serem discutidas ao final da atividade.
  • Estimule os alunos a exercitarem a concordância entre as palavras, percebendo a função das classes gramaticais presentes.
  • Ao término da atividade, peça aos alunos que apresentem a ‘Fonte da vinhaça’ escrita por eles, esse é um ótimo momento para revisão, pois ao ler em voz alta podem perceber a coerência ou falta de coerência na produção escrita.
  • Não é o foco da aula, mas é válido dizer que os substantivos comuns são escritos com letra minúscula, porém se estiverem no início de uma frase ou após um sinal de pontuação deve-se escrever com letra maiúscula e que substantivos próprios são escritos com letra maiúscula em qualquer situação. Solicite aos alunos alguns exemplos de substantivos próprios, reforce que os substantivos servem para nomear.
  • Reforce que os verbos indicam ação e que os substantivos nomeiam.
  • Explique aos alunos que os substantivos são palavras que nomeiam, mas que concordam com gênero (masculino e feminino). Para ajudá-los faça perguntas como: Como é possível escrever substantivos no masculino ou no feminino? A palavra professora, termina com qual vogal? Isso ajuda a indicar o gênero. E a palavra professor, qual é o gênero?
  • Observação: ‘decalque’ é um texto de autoria semelhante ao texto lacunado, do qual o aluno conhece a estrutura, neste caso conhece a letra da música, e terá a autonomia de preencher 'os espaços em branco', que na verdade é a mesma estrutura da música, eles escrevem o que se passa na fonte da vinhaça deles, por exemplo: costureira, cozinha. Eles sabem por terem feito algumas vezes, mas não tem o modelo ao lado, que é o caso de textos lacunados que é oferecido o texto e o aluno apenas completa.

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Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações:

  • Retome a atividade no coletivo, peça aos alunos que falem como foi a atividade.
  • Converse com os alunos e pergunte o que descobriram com a aula de hoje.
  • Leve os alunos a construir e reconstruir regras, pois essa estratégia, ocorre pela análise comparativa das ocorrências, tanto as feitas em listas de palavras, quanto as feitas oralmente, favorecendo a antecipação do contexto, contribuindo para a compreensão morfológica da palavra, no caso da análise gramatical.
  • Retome suas observações durante a realização da tarefa.
  • Retome o painel de descobertas sobre gramática e usos da linguagem e pergunte se pode alterar ou acrescentar algo novo.
  • Informe sobre a variedade de palavras que exprimem ação ou que nomeiam algo e que essas palavras se relacionam e são nomeadas na análise do funcionamento da língua portuguesa como substantivo e verbo. Solicite aos alunos outros exemplos de verbos e substantivos que conhecem.
  • O contexto da palavra é o que determina a que classe gramatical que ela se aplica.
  • Ajude-os a exercitar, é sugestivo fazer perguntas aos alunos como: Quais palavras que eles conhecem que são da mesma família da palavra chuva? E da palavra sombra? Ouça, depois de continuidade com exemplos: mole - amolecer, moleza. Peça para que observem que neste caso, tanto ouve um acréscimo no início da palavra (prefixo), quanto um acréscimo ao final da palavra (sufixo). Anote no painel de descobertas.
  • Converse com os alunos sobre a formação de novas palavras usando prefixos e sufixos, mas que a linguagem formal só admite novas palavras se elas forem realmente necessárias e se forem formadas de acordo com as regras da língua, ou seja, a palavra deve ter coerência na escrita. Exemplo: ‘Aquela menino’ - está errado precisa concordar com o gênero que é feminino, no caso o correto é ‘Aquela menina’, não é necessário aprofundar, mas é interessante fazer essa colocação.
  • Reforce que substantivos são palavras que nomeiam seres, lugares, qualidades, sentimentos, noções, entre outros. Podem ser flexionados em gênero (masculino e feminino), número (singular e plural) e grau (diminutivo, normal, aumentativo). E verbos são palavras que indicam acontecimentos representados no tempo, como uma ação, um estado, um processo ou um fenômeno.
  • Realize um registro coletivo.
  • Complete o painel de descobertas sobre usos da linguagem e reforce a estrutura da língua estudada em questão (verbo e substantivo).

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