Nesta atividade, as crianças irão conhecer diversos tipos de bolas e propor brincadeiras com elas no espaço da escola.
Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Adamari Rodolfo Depetris
Mentora: Vládia Maria Eulalio Raposo Freire Pires
Especialista do subgrupo etário: Karina Rizek
Sugestão de idade: 1 ano e 7 meses à 2 anos e 11 meses
Campos de Experiência: Corpo, Gestos e Movimentos; Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações; O eu, o outro e o nós.
Objetivos e códigos da Base
(EI02CG02) Deslocar seu corpo no espaço, orientando-se por noções como frente, atrás, no alto, embaixo, dentro, fora, etc., ao se envolver em brincadeiras e atividades de diferentes naturezas.
(EI02ET04) Identificar relações espaciais (dentro e fora, em cima, embaixo, acima, abaixo, entre e do lado) e temporais (antes, durante e depois).
(EI02EO03) Compartilhar os objetos e os espaços com crianças da mesma faixa etária e adultos.
Abordagem didática: As crianças expressam seus estados afetivos com o corpo: pulam de alegria, batem os pés de raiva, se chacoalham ansiosas, se recolhem quando se sentem tímidas ou com medo, entre outras reações. Nesse sentido, é papel da escola oferecer oportunidades para que elas se movimentem livremente em ambientes seguros e acolhedores. Todos os espaços devem ser organizados para permitir às crianças desenvolver movimentos corporais (andar, pular, subir, descer, rolar etc) e conquistar a autonomia.
Código: EDI2_14UND04
(EI02ET04) Identificar relações espaciais (dentro e fora, em cima, embaixo, acima, abaixo, entre e do lado) e temporais (antes, durante e depois).
(EI02EO03) Compartilhar os objetos e os espaços com crianças da mesma faixa etária e adultos.
(EI02CG02) Deslocar seu corpo no espaço, orientando-se por noções como em frente, atrás, no alto, embaixo, dentro, fora etc., ao se envolver em brincadeiras e atividades de diferentes naturezas.
Apoiador Técnico
ATIVIDADE 01
ATIVIDADE 02
ATIVIDADE 03
ATIVIDADE 05
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes