14828
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Associação Nova Escola
Fale conosco

Entrar ou crie uma conta

Entrar com Facebook Entrar com Facebook
Entrar com Google Entrar com Google

Esqueci minha senha

Área usuário Assine Nova Escola
Acesse conteúdos exclusivos

Assine

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos
  • Notícias
  • BNCC na Prática
  • Bem-estar
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar

Fale Conosco

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Creche - Bebês

Atividade - Motivar a interação dos bebês por elementos de histórias

Nesta proposta, prepare um cesto de descobertas com materiais e portadores de texto que remetam a aves.

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Bruna Bonfá Terra da Silva

  • Atividade
  • Materiais e Atividades
  • Sobre o plano
1. O que fazer antes? 2. O que fazer durante? 3. Desdobramentos 4. Engajando as famílias Materiais e Atividades
download Baixar plano

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Utilize uma caixa de papelão nas dimensões: L 31cm x A 25cm x C 42cm. Decore-a com artes de histórias infantis e coloque todo o material que será utilizado dentro dela. Selecione diversificados portadores de textos e elementos que possam caracterizar o contexto escolhido. Na primeira infância, os bebês se fascinam principalmente por temas relacionadas à natureza. Desse modo, a sugestão de abordagem é pela temática dos animais. Para exemplificação deste plano de atividade, a opção será pela classe dos pássaros, como modo de demonstrar possibilidades quanto ao desenvolvimento da proposta. Utilizaremos o livro Tô indo, da editora SM, para relacionar as brincadeiras com uma história de pássaros. As sugestões de materiais e brincadeiras poderão ser substituídas de acordo com a temática selecionada, utilizando objetos disponibilizados na creche ou outros que sejam de fácil acesso.

Materiais:

Tapete confortável, almofadas para dar suporte aos bebês, lanterna com celofane azul, para representar o céu, e caixa de histórias. Portadores de textos sobre pássaros, como por exemplo: cartas tipo supertrunfo e/ou imagens reais, revistas, livros (de fantoches, táteis, sonoros, banho e pano ou outros) disponíveis na creche e o livro Tô indo. Elementos de caracterização do contexto, como pássaros (plástico, tecido ou sucata), gravetos, penas, fantoches de pássaros, manta acrílica ou algodão para fazer a representação de algumas nuvens e apitos de madeira que imitam sons de pássaros ou gravações de cantos encontrados em CDs e vídeos na internet. Câmera fotográfica para os registros de documentação pedagógica.

Espaços:

Selecione um local da área externa, como solário ou varanda, e organize com o tapete, as almofadas, a lanterna com celofane azul, a caixa de histórias com os portadores de textos e com os elementos de caracterização. Pendure a manta acrílica e os pássaroscom os gravetos a uma altura que compreenda o campo visual dos bebês.

Tempo sugerido:

Aproximadamente 40 minutos.

Perguntas para guiar suas observações:

1. De que forma os bebês comunicam seus desejos e emoções nas brincadeiras?

2. Como os bebês demonstram interesse pela temática das histórias? Como vivenciam as interações e as brincadeiras com histórias?

3. Quais descobertas fazem com os materiais disponibilizados? Como eles observam e interagem com a leitura que o adulto faz dos portadores de texto?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e às diferenças de cada criança ou do grupo. Envolva todos os bebês nos momentos de exploração, promovendo a interação deles com as outras crianças, os espaços e os materiais. Apoie as descobertas e incentive a imitação dos movimentos e sons dos animais. Garanta que todos manipulem os portadores de textos, de modo que vivenciem seu uso social.

O que fazer durante?

ilustracao

1

Na sala de referência, convide o grupo de bebês para brincar com histórias, explicitando onde acontecerá a atividade e quais materiais poderão ser encontrados nela. Convide-os para se dirigir até o local e, se no grupo houver algum bebê que ainda não engatinha ou anda, auxilie-o no deslocamento. Nessa proposta é necessário mais de um professor na turma para garantir que todos os pequenos disponham do apoio necessário. Lembre-se de pegar a câmera fotográfica para registrar esses momentos. Na área externa preparada para a atividade, favoreça experiências de investigação e de descobertas, deixando o grupo de bebês livre em suas iniciativas de interação com o que compõe o ambiente da brincadeira (tapete, almofadas, lanterna com celofane azul, caixa de histórias, manta acrílica, pássaros e gravetos). Perceba como eles se comunicam nesses momentos. Instigue a curiosidade pela caixa de histórias e os incentive a brincar com ela, de modo que encontrem os elementos da temática (portadores de textos: cartas tipo supertrunfo e/ou imagens reais, revistas, livros diversos e o livro Tô indo; penas, fantoches e apitos de madeira que imitam sons de pássaros). Retire os elementos de dentro dela com os bebês e coloque-os pelo espaço externo, para que eles possam explorá-los. Promova momentos exploratórios e inventivos quanto ao uso desses objetos, criando novas formas de brincar e de construir o próprio aprendizado.


2

Garanta que os bebês menores estejam acomodados de forma confortável no tapete, próximos ao grupo todo, e de maneira que possam fazer tentativas de locomoção até os objetos de interesse. Quando necessário, auxilie-os a alcançar a caixa de histórias, favorecendo a manipulação dos elementos propostos na brincadeira. Destaque a presença dos apitos de madeira e mostre como são utilizados, incentivando a manipulação e a brincadeira de imitação em relação ao uso desses objetos, interferindo o menos possível no brincar do bebês. Observe como eles comunicam suas emoções e como interagem com os elementos da caixa de histórias. O professor poderá substituir os apitos pelas gravações de cantos de pássaros encontrados em CDs e vídeos na internet. Do mesmo modo, instigue a brincadeira de imitação pelos bebês em relação aos sons e aos movimentos dos animais.

Possíveis falas do professor neste momento: Vejam esses apitos, o que fazem? Imitam os sons dos pássaros! O professor pega um apito, leva em direção a boca e diz: É só assoprar assim! O som é pronunciado e o professor retoma: Vamos brincar? Experimentem!

Possíveis ações da criança neste momento: Os bebês podem se encantar ou se assustar com o material. Eles podem olhar com atenção, sorrir, balbuciar e pegar algum apito para imitar a ação do professor.


3

Enquanto o grupo estiver engajado nas situações exploratórias, instigue a curiosidade de um trio de bebês pelos portadores de textos. Promova o interesse por esses materiais, destacando as características deles e evidenciando as diferenças de cada um. Incentive a manipulação e faça a apresentação necessária para que eles vivenciem o objetivo e o uso desses materiais. Esteja atento e seja flexível para continuar ou interromper a exploração dos portadores de textos com o trio, enquanto o restante do grupo continua envolvido na interação com os outros elementos disponibilizados. Esteja atento aos bebês e, se o trio demonstrar interesse por algum portador de texto, leia algumas partes, incentivando-os a participar por meio de balbucios, palavras, gestos, movimentos e brincadeiras de imitação do ato de ler. Repita a intervenção com outros trios até que todos os bebês sejam convidados a participar desse momento de exploração dos portadores de texto.

Possíveis falas do professor neste momento: Vocês perceberam como esses livros são diferentes uns dos outros? O professor oferece um livro ao bebê e continua: Olha! Este daqui possui texturas e cores diferentes em cada um dos pássaros.

Possíveis ações da criança neste momento: Os bebês podem se alegrar com a novidade e, por estarem envolvidos na proposta, demonstram maior interesse em explorar os diferentes tipos de livros. Eles podem manusear algum e, logo após, colocar sobre o amigo a fim de mostrar suas descobertas.


4

Após esse momento, convide os bebês do grupo para se acomodarem confortavelmente em um canto do espaço, explicitando que apresentará o livro Tô indo. Auxilie-os a se organizarem, utilizando as almofadas como suporte corporal e acomodando-os bem próximo a você. Inicie a leitura do livro explorando a capa e apresentando o personagem. Durante a leitura, traga os bebês para o centro da história, apoiando as ações deles e significando seus gestos e movimentos acerca das imagens observadas. Valorize o momento da narrativa trazendo questionamentos sobre o enredo apresentado e potencializando formas de expressão e de comunicação. Gesticule, use diferentes entonações de voz e pronuncie lentamente as palavras para que eles compreendam melhor a narrativa. Faça as pausas necessárias para que possam interagir com o momento. Finalize a leitura relacionando a história e as imagens do livro com os elementos disponibilizados no contexto da brincadeira.


Para finalizar:

Comunique aos bebês que em breve a atividade será encerrada e explique qual será o próximo momento da rotina. Assim, eles estarão mais preparados para as situações de transição. O professor poderá levar para o espaço da atividade uma caixa de encaixes sólidos ou um cesto de brinquedos favoritos pertencentes à sala de referência, por exemplo, a fim de viabilizar uma atividade diferente para um bebê que porventura se interesse por outra proposta, respeitando as necessidades dele. Promova situações colaborativas ao convidar o grupo para auxiliar na organização dos materiais. Encoraje os esforços e tentativas de participação. Cante uma música para finalizar a atividade. Uma sugestão de canção dentro deste contexto é Ciranda dos Bichos, do grupo Palavra Cantada.

Desdobramentos

Esta atividade pode ser realizada ao longo de todo o anocom outro grupo de animais, como exemplificados a seguir: para os aquáticos, o professor pode planejar o uso de uma bacia com água para compor os materiais de caracterização do contexto; para os terrestres, pode utilizar um cesto de vime com folhas secas de árvores ou desenvolver a atividade no parque de areia. Além da temática sobre animais, o professor poderá realizar essa proposta com outras assuntos que sejam de apreciação do grupo ou da cultural local, alterando somente portadores de textos, elementos de caracterização e espaços da brincadeira.

Engajando as famílias

Para que as famílias se envolvam e valorizem as brincadeiras com histórias e portadores de texto, faça um mural de fotos próximo à sala de referência, utilizando cartolinas e algumas fotografias que fazem parte dos registros pedagógicos. Acrescente breves relatos do professor sobre o desenvolvimento da proposta, de modo que sensibilize os familiares a promoverem momentos de brincadeiras com histórias e diversificados portadores de texto.


Sobre o plano select-down

Compartilhe este conteúdo:

facebook-color pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADE 01

Brincar com narrativas de histórias para bebês

ATIVIDADE 03

Brincar com histórias em um cenário divertido

ATIVIDADE 04

Despertar o prazer dos bebês pelas histórias lidas

ATIVIDADE 05

Instigar o interesse dos bebês pelas ilustrações de história...

ATIVIDADES DE Bebês :

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Adaptação: meu cantinho acolhedor

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Preparando uma cozinha para os bebês

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Preparação do álbum dos bebês

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Investigação das fotos do álbum dos bebês

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Brincadeiras no espelho

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo O que eu vejo quando me olho no espelho?

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Exploração com espelhos e caixas

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Danças, balanços e acalantos

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Dançando em dose dupla

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Dança do barulho

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Sacos sensoriais

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Onde está o objeto que estava aqui?

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Percurso com tiras de papel

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Percurso com túnel e bolinhas coloridas

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Percurso com colchões

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Luz e sombra: brincadeiras com lanterna

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Brincadeiras com celofane

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Luz e sombras: Brincadeiras com lençol

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Cantigas com os nomes das crianças

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Retratos das famílias

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo A identificação nas produções artísticas como marcas de identidade

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Os caminhos até o pátio

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo O corredor como espaço de passagem e aprendizagens

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Manipulação de massas de pães com bebês

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Marcas gráficas em argila com bebês

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Creche / Educação Infantil / Bebês

Adaptação: meu cantinho acolhedor

Creche / Educação Infantil / Bebês

Preparando uma cozinha para os bebês

Creche / Educação Infantil / Bebês

Preparação do álbum dos bebês

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Brincando com personagens

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Banho nas bonecas

Creche / Educação Infantil / Bebês

Investigação das fotos do álbum dos bebês

Creche / Educação Infantil / Bebês

Brincadeiras no espelho

Creche / Educação Infantil / Bebês

O que eu vejo quando me olho no espelho?

Creche / Educação Infantil / Bebês

Exploração com espelhos e caixas

Creche / Educação Infantil / Bebês

Danças, balanços e acalantos

Creche / Educação Infantil / Bebês

Dançando em dose dupla

Creche / Educação Infantil / Bebês

Dança do barulho

Creche / Educação Infantil / Bebês

Sacos sensoriais

Creche / Educação Infantil / Bebês

Onde está o objeto que estava aqui?

Creche / Educação Infantil / Bebês

Percurso com tiras de papel

Creche / Educação Infantil / Bebês

Percurso com túnel e bolinhas coloridas

Creche / Educação Infantil / Bebês

Percurso com colchões

Creche / Educação Infantil / Bebês

Luz e sombra: brincadeiras com lanterna

Creche / Educação Infantil / Bebês

Brincadeiras com celofane

Creche / Educação Infantil / Bebês

Luz e sombras: Brincadeiras com lençol

Creche / Educação Infantil / Bebês

Cantigas com os nomes das crianças

Creche / Educação Infantil / Bebês

Retratos das famílias

Creche / Educação Infantil / Bebês

A identificação nas produções artísticas como marcas de identidade

Creche / Educação Infantil / Bebês

Os caminhos até o pátio

Creche / Educação Infantil / Bebês

O corredor como espaço de passagem e aprendizagens

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI01EF05 da BNCC

Creche / Educação Infantil / Unidade

Motivar a interação dos bebês por elementos de histórias

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincar com histórias em um cenário divertido

Creche / Educação Infantil / Unidade

Dança com espelho

Creche / Educação Infantil / Unidade

Conhecendo e reconhecendo cantos e acalantos de casa

Creche / Educação Infantil / Unidade

Leitura divertida para bebês

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincadeiras com linguagem: Leitura de História

Creche / Educação Infantil / Unidade

Roda e cantigas para explorar o próprio corpo

Creche / Educação Infantil / Unidade

Leitura entre pares de bebês

Creche / Educação Infantil / Unidade

Meu corpo tem som

Creche / Educação Infantil / Unidade

Rodas e cantigas usando vários sons

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincadeiras com leitura de rimas

Creche / Educação Infantil / Unidade

Mala de surpresas sonoras

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI01EO04 da BNCC

Creche / Educação Infantil / Unidade

Adaptação: meu cantinho acolhedor

Creche / Educação Infantil / Unidade

Preparação do álbum dos bebês

Creche / Educação Infantil / Unidade

Exploração com espelhos e caixas

Creche / Educação Infantil / Unidade

Adaptação dos bebês: conhecendo a sala

Creche / Educação Infantil / Unidade

Organizando a alimentação dos bebês

Creche / Educação Infantil / Unidade

O preparo da alimentação dos bebês

Creche / Educação Infantil / Unidade

Experimentando chás com os bebês

Creche / Educação Infantil / Unidade

Finalização do álbum dos bebês

Creche / Educação Infantil / Unidade

Motivar a interação dos bebês por elementos de histórias

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincar com bichos de brinquedo

Creche / Educação Infantil / Unidade

O jardim de chás: brincadeiras com bebês despertando o olhar

Creche / Educação Infantil / Unidade

Objetos de apego na hora do descanso

Creche / Educação Infantil / Unidade

Massagem como experiência corporal

Creche / Educação Infantil / Unidade

Instigar o interesse dos bebês pelas ilustrações de histórias

Creche / Educação Infantil / Unidade

Um passeio pela natureza

Creche / Educação Infantil / Unidade

Leitura entre pares de bebês

Creche / Educação Infantil / Unidade

O jardim de chás: bebês sensibilizando o olfato

Creche / Educação Infantil / Unidade

Massagem Shantala para a soneca dos bebês

Creche / Educação Infantil / Unidade

Folhas, galhos, pedras e um pouco mais

Creche / Educação Infantil / Unidade

Massagem: meu corpo e o corpo do outro

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI01CG01 da BNCC

Creche / Educação Infantil / Unidade

Preparando uma cozinha para os bebês

Creche / Educação Infantil / Unidade

Danças, balanços e acalantos

Creche / Educação Infantil / Unidade

Percurso com tiras de papel

Creche / Educação Infantil / Unidade

Percurso inclinado

Creche / Educação Infantil / Unidade

Paninho que une e faz dançar

Creche / Educação Infantil / Unidade

Percurso e muitos desafios motores

Creche / Educação Infantil / Unidade

Encontros e despedidas: cantos diversificados

Creche / Educação Infantil / Unidade

Registros com riscantes no papelão

Creche / Educação Infantil / Unidade

Luz e sombra: vamos fugir ou pegar?

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincando de Cadê? Achou!

Creche / Educação Infantil / Unidade

Motivar a interação dos bebês por elementos de histórias

Creche / Educação Infantil / Unidade

Pintura com tinta de beterraba

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincando com elementos da natureza

Creche / Educação Infantil / Unidade

Dança com espelho

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincando com o corpo, com a luz e a sombra

Creche / Educação Infantil / Unidade

Leitura divertida para bebês

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincando com sons da natureza

Creche / Educação Infantil / Unidade

Conhecendo os objetos de apego dos bebês

Creche / Educação Infantil / Unidade

Massagem durante os cuidados corporais

Creche / Educação Infantil / Unidade

Massagem como experiência corporal

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincadeiras com linguagem: Leitura de História

Creche / Educação Infantil / Unidade

O brincar com a sonoridade de poemas e parlendas

Creche / Educação Infantil / Unidade

O brincar na interação com poemas e parlendas

Creche / Educação Infantil / Unidade

Soneca dos bebês menores durante a rotina

Creche / Educação Infantil / Unidade

Compartilhando objeto de apego com novos amigos

Creche / Educação Infantil / Unidade

O meu objeto de apego e o do meu amigo

Creche / Educação Infantil / Unidade

Relaxamento e descanso para bebês

Creche / Educação Infantil / Unidade

Massagem na construção dos vínculos

Creche / Educação Infantil / Unidade

Massagem com música instrumental

Creche / Educação Infantil / Unidade

Tintas caseiras em suportes para deixar marcas

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincadeiras com leitura de rimas

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Educação Infantil Bebês Crianças bem pequenas Crianças pequenas

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Educação Infantil Matemática Língua Portuguesa Ciências História Geografia Inglês
Baixar plano
Associação Nova Escola
Fale Conosco

    Produtos

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos
  • Notícias
  • Vagas e Oportunidades
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar
  • Sala de Aula

    Institucional

  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Seja Parceiro
  • Trabalhe Conosco
  • Termos de uso

Newsletter

Quero receber novidades!

Redes Sociais

  • Facebook Nova Escola Twitter Nova Escola Instagram Nova Escola Linkedin Nova Escola Youtube Nova Escola

Associação Nova Escola © 2019 - Todos os direitos reservados.

Mantenedora

Fundação Lemann