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Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Acentuação aplicada na correção ortográfica

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do Fundamental sobre correção ortográfica

Plano 02 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Rosana Salvini Conrado

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a 2ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é promover a escrita graficamente correta de textos, por meio da análise das regularidades, sobretudo da acentuação.

Materiais necessários: Professor, é preciso providenciar um projetor de slides (data-show), computador (notebook) e dicionários diversos. O acesso à internet é importante, mas se não for possível, procure conduzir os alunos para a continuidade da pesquisa em casa, já que um dos recursos de pesquisa será o VOLP on-line. Também é preciso ter acesso a um quadro, para o registro das atividades que deverão ser feitas coletivamente.

Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão ter dificuldade em acentuar corretamente as palavras, para classificá-las na organização da tabela. O professor pode auxiliar, caso veja necessidade, para garantir a aplicação de todas as etapas da aula.

Referências sobre o assunto:

Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa - VOLP. Disponível em: <http://www.academia.org.br/nossa-lingua/busca-no-vocabulario>. Acesso em: 15 nov. 2018.

Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. Disponível em: <http://www.academia.org.br/sites/default/files/conteudo/o_acordo_ortogr_fico_da_lngua_portuguesa_anexoi_e_ii.pdf>. Acesso em: 15 nov. 2018.

ABREU, A.S. Gramática integral da língua portuguesa - uma visão prática e funcional. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Apresente o tema da aula e levante os conhecimentos prévios dos alunos a respeito do que já sabem sobre “acentuação” e “ortografia”. O próximo slide permitirá uma maior exploração desses conhecimentos prévios.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 09 minutos

Orientações:

  • Apresente o slide aos alunos e peça que identifiquem as palavras parônimas (aquelas que têm grafia semelhante, mas significados distintos);
  • Registre no quadro as palavras que forem identificadas. São elas: secretária - secretaria, país-pais, é-e, bebe-bebê, carne-carnê;
  • Lembre os alunos de que a presença, ou não, do acento pode provocar mudança de sentido, por isso a importância do uso correto desse recurso gráfico.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações

  • Retome com os alunos as regras de acentuação mais comuns, apresentadas na tabela;
  • Revise os conceitos de “oxítona”, “paroxítona” e “proparoxítona” e de “sílaba tônica”;
  • Desafie-os a acentuar corretamente as palavras da atividade e encaixá-las nas colunas correspondentes, de acordo com a posição da sílaba acentuada (Obs.: pode ser mais fácil a identificação se o aluno separar as sílabas das palavras antes de acentuá-las);
  • Apresente o resultado para que eles possam conferir com o registro que fizeram e aproveite o momento para solucionar eventuais dúvidas.

Resolução:

  • Monossílabos tônicos: já - pés - réu
  • Oxítonas: jiló - café - Amapá - bambolê - sofá - purê
  • Paroxítonas: história - pátria - lavável - memória
  • Proparoxítona: trânsito - matemática - lâmpada

Materiais complementares:

Dicionários; A tabela está disponível no site: <https://pt.slideshare.net/deborahmedeiros35/acentuao-61118196>. Acesso em: 15 nov. 2018.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Pergunte ao grupo se eles já ouviram falar do VOLP - Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa;
  • Apresente aos alunos esse recurso, por meio da internet. Caso não tenha acesso na escola, peça que eles consultem em casa, ou onde for possível, mas não deixe de apresentar essa ferramenta aos alunos;
  • Antecipe que nesse sistema de busca os alunos poderão conferir se determinada palavra está registrada no vocabulário oficial da Língua Portuguesa e conhecer a grafia correta dessa palavra e a que classe gramatical ela pertence;
  • Acesse o site e faça uma busca com os alunos, aproveitando as palavras que eles sugerirem;
  • Aproveite para mostrar que o VOLP não apresenta os significados, como fazem os dicionários, e fale sobre a importância de consultar essas bases sempre que possível para evitar erros de grafia. Os dicionários também trazem a separação silábica dos verbetes. Se for possível apresente esse recurso aos alunos.

Materiais complementares: Acesso à internet e dicionários.

Referência: <http://www.academia.org.br/nossa-lingua/busca-no-vocabulario>. Acesso em: 15 nov. 2018.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente o slide com o caça-palavras e oriente os alunos sobre como deverá ser feita a atividade;
  • Oriente o uso de canetas de cores diferentes, ainda que não sejam azul e vermelha, pois é importante dar destaque às diferenças;
  • Promova a brincadeira, agrupando os alunos em duplas para que possam interagir e compartilhar conhecimentos;
  • Disponibilize o acesso a dicionários e ao VOLP (via internet), se for possível, para que busquem solução para as dúvidas;

Obs.: O caça-palavras foi criado a partir do site: <https://www.geniol.com.br/palavras/caca-palavras/criador/>. Acesso em: 15 nov. 2018.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Socialize os resultados do caça-palavras com todo o grupo e registre no quadro as palavras identificadas como incorretas;
  • Solicite ajuda dos alunos para corrigir as palavras e deixe-as registradas no quadro para que possam copiar na folha a forma correta de cada palavra.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a 2ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é promover a escrita graficamente correta de textos, por meio da análise das regularidades, sobretudo da acentuação.

Materiais necessários: Professor, é preciso providenciar um projetor de slides (data-show), computador (notebook) e dicionários diversos. O acesso à internet é importante, mas se não for possível, procure conduzir os alunos para a continuidade da pesquisa em casa, já que um dos recursos de pesquisa será o VOLP on-line. Também é preciso ter acesso a um quadro, para o registro das atividades que deverão ser feitas coletivamente.

Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão ter dificuldade em acentuar corretamente as palavras, para classificá-las na organização da tabela. O professor pode auxiliar, caso veja necessidade, para garantir a aplicação de todas as etapas da aula.

Referências sobre o assunto:

Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa - VOLP. Disponível em: <http://www.academia.org.br/nossa-lingua/busca-no-vocabulario>. Acesso em: 15 nov. 2018.

Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. Disponível em: <http://www.academia.org.br/sites/default/files/conteudo/o_acordo_ortogr_fico_da_lngua_portuguesa_anexoi_e_ii.pdf>. Acesso em: 15 nov. 2018.

ABREU, A.S. Gramática integral da língua portuguesa - uma visão prática e funcional. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Apresente o tema da aula e levante os conhecimentos prévios dos alunos a respeito do que já sabem sobre “acentuação” e “ortografia”. O próximo slide permitirá uma maior exploração desses conhecimentos prévios.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 09 minutos

Orientações:

  • Apresente o slide aos alunos e peça que identifiquem as palavras parônimas (aquelas que têm grafia semelhante, mas significados distintos);
  • Registre no quadro as palavras que forem identificadas. São elas: secretária - secretaria, país-pais, é-e, bebe-bebê, carne-carnê;
  • Lembre os alunos de que a presença, ou não, do acento pode provocar mudança de sentido, por isso a importância do uso correto desse recurso gráfico.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações

  • Retome com os alunos as regras de acentuação mais comuns, apresentadas na tabela;
  • Revise os conceitos de “oxítona”, “paroxítona” e “proparoxítona” e de “sílaba tônica”;
  • Desafie-os a acentuar corretamente as palavras da atividade e encaixá-las nas colunas correspondentes, de acordo com a posição da sílaba acentuada (Obs.: pode ser mais fácil a identificação se o aluno separar as sílabas das palavras antes de acentuá-las);
  • Apresente o resultado para que eles possam conferir com o registro que fizeram e aproveite o momento para solucionar eventuais dúvidas.

Resolução:

  • Monossílabos tônicos: já - pés - réu
  • Oxítonas: jiló - café - Amapá - bambolê - sofá - purê
  • Paroxítonas: história - pátria - lavável - memória
  • Proparoxítona: trânsito - matemática - lâmpada

Materiais complementares:

Dicionários; A tabela está disponível no site: <https://pt.slideshare.net/deborahmedeiros35/acentuao-61118196>. Acesso em: 15 nov. 2018.

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Orientações:

  • Pergunte ao grupo se eles já ouviram falar do VOLP - Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa;
  • Apresente aos alunos esse recurso, por meio da internet. Caso não tenha acesso na escola, peça que eles consultem em casa, ou onde for possível, mas não deixe de apresentar essa ferramenta aos alunos;
  • Antecipe que nesse sistema de busca os alunos poderão conferir se determinada palavra está registrada no vocabulário oficial da Língua Portuguesa e conhecer a grafia correta dessa palavra e a que classe gramatical ela pertence;
  • Acesse o site e faça uma busca com os alunos, aproveitando as palavras que eles sugerirem;
  • Aproveite para mostrar que o VOLP não apresenta os significados, como fazem os dicionários, e fale sobre a importância de consultar essas bases sempre que possível para evitar erros de grafia. Os dicionários também trazem a separação silábica dos verbetes. Se for possível apresente esse recurso aos alunos.

Materiais complementares: Acesso à internet e dicionários.

Referência: <http://www.academia.org.br/nossa-lingua/busca-no-vocabulario>. Acesso em: 15 nov. 2018.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente o slide com o caça-palavras e oriente os alunos sobre como deverá ser feita a atividade;
  • Oriente o uso de canetas de cores diferentes, ainda que não sejam azul e vermelha, pois é importante dar destaque às diferenças;
  • Promova a brincadeira, agrupando os alunos em duplas para que possam interagir e compartilhar conhecimentos;
  • Disponibilize o acesso a dicionários e ao VOLP (via internet), se for possível, para que busquem solução para as dúvidas;

Obs.: O caça-palavras foi criado a partir do site: <https://www.geniol.com.br/palavras/caca-palavras/criador/>. Acesso em: 15 nov. 2018.

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Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Socialize os resultados do caça-palavras com todo o grupo e registre no quadro as palavras identificadas como incorretas;
  • Solicite ajuda dos alunos para corrigir as palavras e deixe-as registradas no quadro para que possam copiar na folha a forma correta de cada palavra.

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