Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Rosana Conrado
Mentor: Joseane Matias
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: Correção ortográfica: o papel da acentuação
Finalidade da aula: Identificar convenções ortográficas, com foco na acentuação, a partir da comparação entre textos.
Ano: 6º ano do Ensino Fundamental
Objeto(s) do conhecimento: Fono-ortografia
Prática de linguagem:Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF67LP32
Sobre esta aula: esta é a 1ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é promover a escrita graficamente correta de textos, por meio da análise das regularidades, sobretudo da acentuação. É importante que os alunos já tenham certo domínio das regras de acentuação, para que possam desenvolver as atividades com mais segurança. Por isso, antes de iniciar a aplicação do que aqui é proposto, faça uma revisão desse conteúdo com os alunos.
Materiais necessários: Será preciso ter acesso a um projetor de slides (data show) e a um computador (notebook), além da reprodução das atividades (cópias) para os alunos. É possível que haja um pequeno agrupamento de alunos nas atividades de análise e localização, o que diminui a necessidade de cópias.
Dificuldades antecipadas: Acentuar corretamente as palavras do Texto 3.
Referências sobre o assunto:
Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa - VOLP. Disponível em: <http://www.academia.org.br/nossa-lingua/busca-no-vocabulario>. Acesso em: 15 nov. 2018.
Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. Disponível em: <http://www.academia.org.br/sites/default/files/conteudo/o_acordo_ortogr_fico_da_lngua_portuguesa_anexoi_e_ii.pdf>. Acesso em: 15 nov. 2018.
ABREU, A.S. Gramática integral da língua portuguesa - uma visão prática e funcional. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2018.
Código: LPO6_03ATS01
(EF67LP32) Escrever palavras com correção ortográfica, obedecendo as convenções da língua escrita.
AULA 03
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes