9967
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 5º ano > Números

Plano de aula - Que número eu sou?

Plano de aula de matemática com atividades para 5 do Fundamental sobre utilizar as regras do sistema de numeração decimal para leitura, escrita, comparação e ordenação de números naturais menores que um milhão.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Paula Gilves

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Para este plano, foque na etapa Discussão das Soluções

Discussão das soluções
Como este plano de aula propõe a realização de um jogo, sugerimos que você inicie a aula explicando como ele se constitui, mas sem a necessidade de realizá-lo. A partir disso, inicie uma discussão com a turma sobre algumas possíveis situações de jogo.

Independentemente do formato da aula, seja ela síncrona ou assíncrona, compartilhe as seguintes imagens por meio de algum grupo que vocês possuam nas redes sociais, e-mail, ou através de impressões:

 

A partir desse momento, caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona, verbalize as seguintes perguntas apresentadas nas jogadas de Daniel e Mariana e peça para os próprios alunos analisarem os números que ainda não foram marcados nas cartelas.

Caso a aula esteja ocorrendo de forma assíncrona ou você considere mais efetivo, compartilhe com os alunos os outros slides até chegar à solução final e proponha uma discussão/reflexão a partir dos questionamentos presentes no “Discuta com a turma”. Você pode enviar os questionamentos em formato de texto e solicitar que os alunos escrevam as respostas e as envie.

Convite às famílias
Você pode sugerir aos alunos que joguem com membros das famílias ou alguém com quem estejam em contato. Disponibilize a imagem da cartela “em branco”, instrua-os a escreverem cada um dos números em um papelzinho e “sorteie” (como se faz, geralmente, com sorteios de amigo secreto).

Reforce com os alunos que a pessoa que terá o papelzinho/número colado na testa não pode ver o sorteado para ela. Ou seja, caso Daniel e Mariana estivessem jogando, a Mariana sorteia um número e cola na testa do Daniel, já o Daniel sorteia um número e cola na testa da Mariana, e a partir daí iniciam as perguntas. 

Sugestão Enviada Por: Lara Martins Barbosa


Código: MAT5_01NUM04

(EF05MA01) Ler, escrever e ordenar números naturais até a ordem das centenas de milhar com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 5º ano:

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem expressão e comparação de números de até seis algarismos, fluência em cálculo mental e resolução de problemas com as quatro operações entre naturais e racionais positivos, reconhecimento de números racionais na forma fracionária e decimal, investigação de estratégias de cálculo de porcentagem por procedimentos não convencionais, resolução de problemas de contagem com uso de tabelas, diagramas e árvores de possibilidades.

MAIS AULAS DE Matemática do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas