9967
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 5º ano > Números

Plano de aula - Que número eu sou?

Plano de aula de matemática com atividades para 5 do Fundamental sobre utilizar as regras do sistema de numeração decimal para leitura, escrita, comparação e ordenação de números naturais menores que um milhão.

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Paula Gilves

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Paula Gilves

Mentor: Sônia Maria dos Santos Campos Neves

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

EF05MAT01 - Ler, escrever e ordenar números naturais até a ordem das centenas de milhar com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal.

Objetivos específicos

Utilizar as regras do sistema de numeração decimal para leitura, escrita, comparação e ordenação de números naturais menores que um milhão.

Conceito-chave

Sistema de Numeração Decimal.

Recursos necessários

  • Cartas do jogo “Que número eu sou?” para cada aluno
  • Quadro de possibilidades.




Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma explicando-o para que o compreendam..

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Inicie a aula explicando aos alunos que irá registrar no quadro algumas informações importantes no decorrer da aula de hoje e que ao final, poderão ver quais informações são mais importantes, quais serão validadas e quais não. Pergunte aos alunos como sabemos quantas ordens e quantas classes um número tem, e como é possível saber quanto vale um algarismo no número. Questione para que digam o tipo de dificuldade que encontram ao ler, escrever e até comparar números “grandes”. Anote as respostas no quadro e peça que, se possível, possam ir explicando o que falaram. Para essa atividade será possível retomar com os alunos conteúdos relacionados ao Sistema de Numeração Decimal, como ordens e classes, valor absoluto e valor relativo (posicional).

Propósito: Explorar situações de representação numérica com identificação de ordem, classe, leitura e valor posicional de algarismos. Discuta com a turma:

  • Vamos ler o número solicitado?
  • Como podemos saber quantas ordens e quantas classes um número tem?
  • Quantas unidades simples eu tenho? E quanto valem?
  • Quantas ordens ele tem? Como elas se chamam?
  • Quantas classes? Quais são elas?
  • Quantas centenas de milhar esse número tem? Quantas unidades simples elas valem?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: Separar a turma em trios, considerando os saberes que cada um possui, de modo que haja desafios. Como um dos alunos será o juiz, é interessante que este seja escolhido com mais cuidado, afinal, ele, de certa forma será os “olhos” do professor em cada trio, já que você não conseguirá acompanhar todas as jogadas com todos os trios ao mesmo tempo. A cada regra lida e discutida, é interessante questionar com os alunos se ficou alguma dúvida, ou eles terão dificuldade para trabalharem autonomamente.

Propósito: Apresentar aos alunos, as regras do jogo para que consigam realizá-lo autonomamente.

Materiais complementares

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: Nesta etapa, após separar a turma em trios, considerando os saberes que cada um possui, de modo que haja desafios, entregar um conjunto de cartas para cada aluno, bem como o quadro de possibilidades. Lembre-se, ao formar os trios, deverá focar os agrupamentos produtivos.Ainda em tempo, vale ressaltar que o juiz deverá ser detentor de maiores habilidades dentro do conteúdo proposto, uma vez que irá “mediar” a partida entre os colegas.

Propósito: Apresentar aos alunos, as regras do jogo para que consigam realizá-lo autonomamente.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: Neste slide temos um exemplo de possibilidades de questionamentos que os alunos podem fazer para tentar descobrir “que número ele é”. É muito importante certificar-se que os alunos compreenderam esta etapa da atividade, caso contrário será impossível o jogo acontecer, afinal serão as perguntas que nortearão a atividade em si. Você pode imprimir as regras do jogo e os quadros de possibilidade para os seus alunos clicando.

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Propósito: Apresentar aos alunos, as regras do jogo para que consigam realizá-lo autonomamente.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: Finalize a leitura compartilhada das regras para dar início a atividade. Explicite bem a função do juiz e deixe claro que quem perder a disputa, vira juiz para que o aluno que estava como juiz possa participar da disputa. Professor, não se esqueça, a cada regra lida e discutida, é interessante questionar com os alunos se ficou alguma dúvida, ou eles terão dificuldade para trabalharem autonomamente. Atenção Professor, as perguntas que os alunos farão, deverão ser criadas por eles!

Propósito: Apresentar aos alunos, as regras do jogo para que consigam realizá-lo autonomamente.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: Agora é a hora de colocar a mão na massa e fazer o jogo acontecer. Durante as rodadas, vá circulando pela sala se certificando que todos os trios estão realizando a atividade de acordo com as orientações e as regras do jogo.

Propósito: Oportunizar que os alunos compreendam o sistema de numeração decimal, através do jogo, sendo capaz de ler, escrever, comparar e ordenar números naturais.

Discuta com a turma:

  • Que pergunta vocês devem começar fazendo para facilitar a descobrir o “que número vocês são”?
  • E que números vocês vão riscar no quadro de possibilidades ao obter essa resposta?
  • Já é possível descobrir que número vocês são apenas com essa dica? Por quê?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Explique aos alunos que irá mostrar uma rodada do mesmo jogo que acabaram de vivenciar, jogado por Daniel e Mariana.

Propósito: Analisar possíveis acontecimentos ou vivências ocorridas no jogo.

Discuta com a turma:

  • Será que vocês se viram em alguma situação semelhante enquanto jogavam?
  • Quem ganhou o jogo?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Faça a leitura compartilhada do slide e levante com os alunos as possíveis perguntas que o Daniel pode ter feito.

Propósito: Analisar possíveis acontecimentos ou vivências ocorridas no jogo.

Discuta com a turma:

  • Qual deve ter sido a primeira pergunta que o Daniel fez para descobrir seu número?
  • Quantas perguntas vocês teriam feito se fossem o Daniel para descobrir qual número era esse?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Faça a leitura compartilhada do slide e levante com os alunos as possíveis perguntas que a Mariana pode ter feito.

Propósito: Analisar possíveis acontecimentos ou vivências ocorridas no jogo.

Discuta com a turma:

  • Qual deve ter sido a primeira pergunta que a Mariana fez para descobrir seu número?
  • Quantas perguntas vocês teriam feito se fossem a Mariana para descobrir qual número era esse?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Explique aos alunos que irão analisar os questionamentos e as marcações feitas no quadro de possibilidades de cada uma das crianças. Nesse momento o professor pode entregar cópias do slide para os alunos, ou projetá-lo, o que proporcionaria uma discussão coletiva mais efetiva. Para isso, seria interessante mudar a disposição da sala para que se torne um ambiente mais agradável e, por que não, desafiador.

Propósito: Discutir sobre as possibilidades encontradas durante a realização da atividade.

Discuta com a turma:

  • Vocês teriam feito uma primeira pergunta diferente das crianças?
  • O que perguntariam?
  • Vocês acham que haveria outra forma de eliminar mais possibilidades com outra pergunta? Qual?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Explique aos alunos que irão continuar analisando os questionamentos e as marcações feitas no quadro de possibilidades de cada uma das crianças.

Propósito: Discutir sobre as possibilidades encontradas durante a realização da atividade.

Discuta com a turma:

  • Vocês acham que haveria outra forma de eliminar mais possibilidades com outra pergunta? Qual?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Explique aos alunos que irão continuar analisando os questionamentos e as marcações feitas no quadro de possibilidades de cada uma das crianças.

Propósito: Discussão sobre as possibilidades encontradas durante a realização da atividade.

Discuta com a turma:

  • O que aconteceu com a resposta de Mariana?
  • O que pode ter causado esse erro da menina?
  • O que teria acontecido se o juiz não estivesse atento ao jogo?
  • Já é possível identificar o vencedor do jogo?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Continuar analisando os questionamentos e as marcações feitas no quadro de possibilidades de cada uma das crianças.

Propósito: Discussão sobre as possibilidades encontradas durante a realização da atividade.

Discuta com a turma:

  • Alguém teria feito uma pergunta diferente da escolhida pela Mariana? Qual?
  • Vocês acham que haveria outra forma da Mariana eliminar mais possibilidades com outra pergunta? Qual?
  • A Mariana teve uma boa estratégia de jogo? Por quê?
  • Já é possível identificar o vencedor do jogo? Por quê?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Continuar analisando os questionamentos e as marcações feitas no quadro de possibilidades de cada uma das crianças.

Propósito: Discutir sobre as possibilidades encontradas durante a realização da atividade.

Discuta com a turma:

  • A Mariana teve uma boa estratégia de jogo? Por quê?
  • Alguém teria feito uma pergunta diferente da escolhida pela Mariana? Qual?
  • Vocês acham que haveria outra forma da Mariana eliminar mais possibilidades com outra pergunta? Qual?
  • E agora, já é possível identificar o vencedor do jogo? Por quê?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Explique aos alunos que após a discussão de como uma rodada do jogo aconteceu com Daniel e Mariana, pode-se concluir que dependendo da ordem que um algarismo ocupa no número, ele terá um valor posicional diferente. Professor, você pode projetar, imprimir ou até passar na lousa o conteúdo deste slide.

Propósito: Socializar a importância de reconhecer um número, o valor posicional de algarismos em números menores que um milhão, realizar sua leitura e compará-los com outros números.

Discuta com a turma:

  • O que aprendemos na aula de hoje?

Raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, considerando os conhecimentos adquiridos na aula de hoje. Nesse momento é interessante se certificar que todos os alunos compreenderam o que está sendo solicitado e, caso haja alunos com dificuldade de compreensão na leitura, cabe ao professor realizá-la para que possam atingir o objetivo desta proposta. Circule pela sala e verifique as diferentes estratégias utilizadas pelos alunos. Disponibilize um tempo para que os alunos exponham como pensaram e, escolha três alunos e solicite que registrem suas estratégias no quadro. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um para possíveis ajustes em uma próxima aula.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante, avaliando os conhecimento sobre o sistema de numeração decimal.

Discuta com a turma:

  • Para ler essa tabela, olhamos coluna por coluna, ou linha por linha?
  • Para saber qual estado teve o maior número de casos em 2 010, precisamos realizar algum cálculo?
  • Então como devemos pensar para conseguir responder essa pergunta?

Materiais complementares

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma explicando-o para que o compreendam..

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Paula Gilves

Mentor: Sônia Maria dos Santos Campos Neves

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

EF05MAT01 - Ler, escrever e ordenar números naturais até a ordem das centenas de milhar com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal.

Objetivos específicos

Utilizar as regras do sistema de numeração decimal para leitura, escrita, comparação e ordenação de números naturais menores que um milhão.

Conceito-chave

Sistema de Numeração Decimal.

Recursos necessários

  • Cartas do jogo “Que número eu sou?” para cada aluno
  • Quadro de possibilidades.



Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Inicie a aula explicando aos alunos que irá registrar no quadro algumas informações importantes no decorrer da aula de hoje e que ao final, poderão ver quais informações são mais importantes, quais serão validadas e quais não. Pergunte aos alunos como sabemos quantas ordens e quantas classes um número tem, e como é possível saber quanto vale um algarismo no número. Questione para que digam o tipo de dificuldade que encontram ao ler, escrever e até comparar números “grandes”. Anote as respostas no quadro e peça que, se possível, possam ir explicando o que falaram. Para essa atividade será possível retomar com os alunos conteúdos relacionados ao Sistema de Numeração Decimal, como ordens e classes, valor absoluto e valor relativo (posicional).

Propósito: Explorar situações de representação numérica com identificação de ordem, classe, leitura e valor posicional de algarismos. Discuta com a turma:

  • Vamos ler o número solicitado?
  • Como podemos saber quantas ordens e quantas classes um número tem?
  • Quantas unidades simples eu tenho? E quanto valem?
  • Quantas ordens ele tem? Como elas se chamam?
  • Quantas classes? Quais são elas?
  • Quantas centenas de milhar esse número tem? Quantas unidades simples elas valem?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: Separar a turma em trios, considerando os saberes que cada um possui, de modo que haja desafios. Como um dos alunos será o juiz, é interessante que este seja escolhido com mais cuidado, afinal, ele, de certa forma será os “olhos” do professor em cada trio, já que você não conseguirá acompanhar todas as jogadas com todos os trios ao mesmo tempo. A cada regra lida e discutida, é interessante questionar com os alunos se ficou alguma dúvida, ou eles terão dificuldade para trabalharem autonomamente.

Propósito: Apresentar aos alunos, as regras do jogo para que consigam realizá-lo autonomamente.

Materiais complementares

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: Nesta etapa, após separar a turma em trios, considerando os saberes que cada um possui, de modo que haja desafios, entregar um conjunto de cartas para cada aluno, bem como o quadro de possibilidades. Lembre-se, ao formar os trios, deverá focar os agrupamentos produtivos.Ainda em tempo, vale ressaltar que o juiz deverá ser detentor de maiores habilidades dentro do conteúdo proposto, uma vez que irá “mediar” a partida entre os colegas.

Propósito: Apresentar aos alunos, as regras do jogo para que consigam realizá-lo autonomamente.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: Neste slide temos um exemplo de possibilidades de questionamentos que os alunos podem fazer para tentar descobrir “que número ele é”. É muito importante certificar-se que os alunos compreenderam esta etapa da atividade, caso contrário será impossível o jogo acontecer, afinal serão as perguntas que nortearão a atividade em si. Você pode imprimir as regras do jogo e os quadros de possibilidade para os seus alunos clicando.

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Propósito: Apresentar aos alunos, as regras do jogo para que consigam realizá-lo autonomamente.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: Finalize a leitura compartilhada das regras para dar início a atividade. Explicite bem a função do juiz e deixe claro que quem perder a disputa, vira juiz para que o aluno que estava como juiz possa participar da disputa. Professor, não se esqueça, a cada regra lida e discutida, é interessante questionar com os alunos se ficou alguma dúvida, ou eles terão dificuldade para trabalharem autonomamente. Atenção Professor, as perguntas que os alunos farão, deverão ser criadas por eles!

Propósito: Apresentar aos alunos, as regras do jogo para que consigam realizá-lo autonomamente.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: Agora é a hora de colocar a mão na massa e fazer o jogo acontecer. Durante as rodadas, vá circulando pela sala se certificando que todos os trios estão realizando a atividade de acordo com as orientações e as regras do jogo.

Propósito: Oportunizar que os alunos compreendam o sistema de numeração decimal, através do jogo, sendo capaz de ler, escrever, comparar e ordenar números naturais.

Discuta com a turma:

  • Que pergunta vocês devem começar fazendo para facilitar a descobrir o “que número vocês são”?
  • E que números vocês vão riscar no quadro de possibilidades ao obter essa resposta?
  • Já é possível descobrir que número vocês são apenas com essa dica? Por quê?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Explique aos alunos que irá mostrar uma rodada do mesmo jogo que acabaram de vivenciar, jogado por Daniel e Mariana.

Propósito: Analisar possíveis acontecimentos ou vivências ocorridas no jogo.

Discuta com a turma:

  • Será que vocês se viram em alguma situação semelhante enquanto jogavam?
  • Quem ganhou o jogo?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Faça a leitura compartilhada do slide e levante com os alunos as possíveis perguntas que o Daniel pode ter feito.

Propósito: Analisar possíveis acontecimentos ou vivências ocorridas no jogo.

Discuta com a turma:

  • Qual deve ter sido a primeira pergunta que o Daniel fez para descobrir seu número?
  • Quantas perguntas vocês teriam feito se fossem o Daniel para descobrir qual número era esse?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Faça a leitura compartilhada do slide e levante com os alunos as possíveis perguntas que a Mariana pode ter feito.

Propósito: Analisar possíveis acontecimentos ou vivências ocorridas no jogo.

Discuta com a turma:

  • Qual deve ter sido a primeira pergunta que a Mariana fez para descobrir seu número?
  • Quantas perguntas vocês teriam feito se fossem a Mariana para descobrir qual número era esse?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Explique aos alunos que irão analisar os questionamentos e as marcações feitas no quadro de possibilidades de cada uma das crianças. Nesse momento o professor pode entregar cópias do slide para os alunos, ou projetá-lo, o que proporcionaria uma discussão coletiva mais efetiva. Para isso, seria interessante mudar a disposição da sala para que se torne um ambiente mais agradável e, por que não, desafiador.

Propósito: Discutir sobre as possibilidades encontradas durante a realização da atividade.

Discuta com a turma:

  • Vocês teriam feito uma primeira pergunta diferente das crianças?
  • O que perguntariam?
  • Vocês acham que haveria outra forma de eliminar mais possibilidades com outra pergunta? Qual?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Explique aos alunos que irão continuar analisando os questionamentos e as marcações feitas no quadro de possibilidades de cada uma das crianças.

Propósito: Discutir sobre as possibilidades encontradas durante a realização da atividade.

Discuta com a turma:

  • Vocês acham que haveria outra forma de eliminar mais possibilidades com outra pergunta? Qual?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Explique aos alunos que irão continuar analisando os questionamentos e as marcações feitas no quadro de possibilidades de cada uma das crianças.

Propósito: Discussão sobre as possibilidades encontradas durante a realização da atividade.

Discuta com a turma:

  • O que aconteceu com a resposta de Mariana?
  • O que pode ter causado esse erro da menina?
  • O que teria acontecido se o juiz não estivesse atento ao jogo?
  • Já é possível identificar o vencedor do jogo?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Continuar analisando os questionamentos e as marcações feitas no quadro de possibilidades de cada uma das crianças.

Propósito: Discussão sobre as possibilidades encontradas durante a realização da atividade.

Discuta com a turma:

  • Alguém teria feito uma pergunta diferente da escolhida pela Mariana? Qual?
  • Vocês acham que haveria outra forma da Mariana eliminar mais possibilidades com outra pergunta? Qual?
  • A Mariana teve uma boa estratégia de jogo? Por quê?
  • Já é possível identificar o vencedor do jogo? Por quê?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Continuar analisando os questionamentos e as marcações feitas no quadro de possibilidades de cada uma das crianças.

Propósito: Discutir sobre as possibilidades encontradas durante a realização da atividade.

Discuta com a turma:

  • A Mariana teve uma boa estratégia de jogo? Por quê?
  • Alguém teria feito uma pergunta diferente da escolhida pela Mariana? Qual?
  • Vocês acham que haveria outra forma da Mariana eliminar mais possibilidades com outra pergunta? Qual?
  • E agora, já é possível identificar o vencedor do jogo? Por quê?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Explique aos alunos que após a discussão de como uma rodada do jogo aconteceu com Daniel e Mariana, pode-se concluir que dependendo da ordem que um algarismo ocupa no número, ele terá um valor posicional diferente. Professor, você pode projetar, imprimir ou até passar na lousa o conteúdo deste slide.

Propósito: Socializar a importância de reconhecer um número, o valor posicional de algarismos em números menores que um milhão, realizar sua leitura e compará-los com outros números.

Discuta com a turma:

  • O que aprendemos na aula de hoje?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, considerando os conhecimentos adquiridos na aula de hoje. Nesse momento é interessante se certificar que todos os alunos compreenderam o que está sendo solicitado e, caso haja alunos com dificuldade de compreensão na leitura, cabe ao professor realizá-la para que possam atingir o objetivo desta proposta. Circule pela sala e verifique as diferentes estratégias utilizadas pelos alunos. Disponibilize um tempo para que os alunos exponham como pensaram e, escolha três alunos e solicite que registrem suas estratégias no quadro. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um para possíveis ajustes em uma próxima aula.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante, avaliando os conhecimento sobre o sistema de numeração decimal.

Discuta com a turma:

  • Para ler essa tabela, olhamos coluna por coluna, ou linha por linha?
  • Para saber qual estado teve o maior número de casos em 2 010, precisamos realizar algum cálculo?
  • Então como devemos pensar para conseguir responder essa pergunta?

Materiais complementares

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 5º ano :

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem expressão e comparação de números de até seis algarismos, fluência em cálculo mental e resolução de problemas com as quatro operações entre naturais e racionais positivos, reconhecimento de números racionais na forma fracionária e decimal, investigação de estratégias de cálculo de porcentagem por procedimentos não convencionais, resolução de problemas de contagem com uso de tabelas, diagramas e árvores de possibilidades.

MAIS AULAS DE Matemática do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05MA01 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano