9939
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 1º ano > Probabilidade e Estatística

Plano de aula - Comparando gráficos e tabelas

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º ano do Fundamental sobre Ler gráficos de entrada simples, relacionando com informações em tabelas.

Plano 02 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fernanda Pinheiro Lopes Camacho

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Fernanda Pinheiro Lopes Camacho

Mentor: Mara Elizabeth Mansani

Especialista de área: Rita Batista



Habilidade da BNCC

[EF01MA21]  Ler dados expressos em tabelas e em gráficos de colunas simples.

Objetivos específicos

Ler gráficos de entrada simples, relacionando com informações em tabelas.

Conceito-chave

Leitura de dados em gráficos

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca
  • Cartolina.
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Lápis e borracha.


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Inicie a aula mostrando os slide acima. Leia o título do gráfico e a informação contida no balão.

Propósito: Conhecer as estratégias que as crianças utilizam para leitura de informações explícitas em gráficos.

Discuta com a turma:

  • Quais informações sobre o 2º ano é possível ler no gráfico?
  • Qual a brincadeira favorita? Quantas crianças gostam dela?
  • Qual a brincadeira que menos crianças gostam? Quantas crianças?
  • Quantas crianças participaram da pesquisa? Como é possível saber?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (slides de 4 a 7)

Orientações: Apresente a tabela de Bruno, realize a leitura e faça as discussões propostas. Sempre pergunte como chegaram à conclusão apresentada.

Propósito: Ler dados em tabela para, posteriormente, relacioná-los com outras formas de comunicação gráfica.

Discuta com a turma:

  • Qual o resultado que Bruno encontrou?
  • As pessoas que foram pesquisadas, a maioria gosta ou não da merenda?
  • Quantas gostam?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (slides de 4 a 7)

Orientações: Apresente o problema do Bruno. Pergunte aos alunos se eles podem ajudá-lo. Deixe-os colocar como podem ajudar, faça as perguntas do Discuta com a turma.

Mostre aos estudantes que os gráficos possuem elementos paratextuais indispensáveis para sua compreensão e auxílio na leitura, como: título claro relacionado ao assunto de que trata, de quem são as informações que apresenta e de quando são as informações.

Propósito: Observar as diferenças de dados presentes nos gráficos.

Discuta com os alunos:

  • Bruno confundiu os gráfico pela falta de uma informação importante. Essa informação está no gráfico?
  • Faria diferença se estivesse registrado quando foi?
  • Com a data ele confundiria os gráficos mesmo que eles se misturassem? Por quê?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (slides de 4 a 7)

Orientações: Leia as informações contidas no balão, em seguida, auxilie as crianças na leitura da tabela. Você pode dizer que o título da tabela é “aceitação da merenda - 1ª pesquisa” e, então, iniciar discussão. Faça o mesmo com segunda tabela. Compare os dois gráficos com perguntas propostas abaixo.

Propósito: Comparar os dados nas duas tabelas. Mostrar aos estudantes que o gráfico possui elementos paratextuais indispensáveis para sua compreensão e auxílio na leitura como: título claro relacionado ao assunto de que trata, de quem são as informações que apresenta e de quando são as informações.

Discuta com a turma:

  • Vimos que no gráfico não tinha o ano da pesquisa, na tabela também não tem, mas tem uma indicação na tabela que nos ajuda a diferenciar a tabela do ano passado e a deste ano. Qual?
  • Nós conseguimos separar a 1ª e 2ª pesquisa porque o Bruno nos explicou o contexto. Mas se outras pessoas que não conhecem o Bruno, tentassem descobrir de quando é a 1ª pesquisa e 2ª pesquisa, seria fácil descobrir? Elas poderiam desconfiar que foram feitas no mesmo ano? Poderiam achar que foram feitas há mais de 10 anos? Ou que as duas foram feitas este ano?
  • O que podemos fazer para ajudar o Bruno a resolver isso?
  • Quantos alunos não gostavam da merenda na época em que foi feita a 1ª pesquisa? Quantos alunos, às vezes gostavam? Quantos gostavam?
  • Quantos não gostavam da merenda na época em que foi feita essa 2ª pesquisa? Quantos alunos gostavam às vezez? Quantos gostavam?
  • Os resultados foram iguais ou diferentes?
  • Se os resultados são diferentes, os gráficos podem ser iguais? Por quê?
  • Em que ano as crianças gostaram mais da merenda?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (slides de 4 a 7)

Orientações: Individualmente, distribua a atividade principal. Leia as informações contidas no balão, em seguida auxilie as crianças a retomar a leitura da tabela coletivamente (é importante que esteja disponível em tamanho aumentado ou projetado para que os alunos possam fazer acompanhamento das suas orientações e questionamentos). Faça a pergunta e peça para que tentem achar a resposta.

Propósito: Relacionar dados em tabela à sua representação gráfica

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Deixe que as crianças expliquem como chegaram à resposta. Você pode apresentar as soluções acima, e pedir que os alunos digam se fizeram igual ou parecido ou se pensaram de maneiras diferente, mas dê prioridade para as formas e explicações das crianças antes de mencionar as do slide.

Propósito: Incentivar os alunos a explicar o raciocínio utilizado para solucionar uma questão. Espera-se que os estudantes sejam capazes de refletir se uma estratégia é mais eficiente que a outra na situação-problema apresentada.

Discuta com a turma:

  • Quais é a semelhança entre as estratégias apresentadas e as que vocês criaram?
  • Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas e a sua?
  • Seria possível pensar de uma outra forma?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Leia o balão do Bruno e peça para que os alunos deem as dicas, vá anotando todas as colocações. Reforce as seguintes informações:

  • As linhas das tabelas podem ser representadas nas barras do gráfico;
  • Os títulos nos gráficos e tabelas são importante para sabermos os assuntos de que tratam;
  • Legendas com as datas são essenciais para localizarmos quando a pesquisa foi feita.

Propósito: Incentivar que os alunos expliquem o que perceberam quanto a gráficos na aula.

Raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes registrem individualmente. Anote os comentários de cada um.

Propósito: Representar dados de gráficos em tabela.

Discuta com a turma:

  • Depois de tudo o que vimos nesta aula, existem informações que sempre podemos tirar de um gráfico de barras como esse? Quais? (discuta que tipo de informação traz o título, a legenda e as barras)
  • A altura de cada barra é proporcional a uma soma de quantidade? (por exemplo, a soma dos valores na categoria que representa).
  • Qual seria o título da tabela?

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Fernanda Pinheiro Lopes Camacho

Mentor: Mara Elizabeth Mansani

Especialista de área: Rita Batista



Habilidade da BNCC

[EF01MA21]  Ler dados expressos em tabelas e em gráficos de colunas simples.

Objetivos específicos

Ler gráficos de entrada simples, relacionando com informações em tabelas.

Conceito-chave

Leitura de dados em gráficos

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca
  • Cartolina.
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Lápis e borracha.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Inicie a aula mostrando os slide acima. Leia o título do gráfico e a informação contida no balão.

Propósito: Conhecer as estratégias que as crianças utilizam para leitura de informações explícitas em gráficos.

Discuta com a turma:

  • Quais informações sobre o 2º ano é possível ler no gráfico?
  • Qual a brincadeira favorita? Quantas crianças gostam dela?
  • Qual a brincadeira que menos crianças gostam? Quantas crianças?
  • Quantas crianças participaram da pesquisa? Como é possível saber?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (slides de 4 a 7)

Orientações: Apresente a tabela de Bruno, realize a leitura e faça as discussões propostas. Sempre pergunte como chegaram à conclusão apresentada.

Propósito: Ler dados em tabela para, posteriormente, relacioná-los com outras formas de comunicação gráfica.

Discuta com a turma:

  • Qual o resultado que Bruno encontrou?
  • As pessoas que foram pesquisadas, a maioria gosta ou não da merenda?
  • Quantas gostam?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (slides de 4 a 7)

Orientações: Apresente o problema do Bruno. Pergunte aos alunos se eles podem ajudá-lo. Deixe-os colocar como podem ajudar, faça as perguntas do Discuta com a turma.

Mostre aos estudantes que os gráficos possuem elementos paratextuais indispensáveis para sua compreensão e auxílio na leitura, como: título claro relacionado ao assunto de que trata, de quem são as informações que apresenta e de quando são as informações.

Propósito: Observar as diferenças de dados presentes nos gráficos.

Discuta com os alunos:

  • Bruno confundiu os gráfico pela falta de uma informação importante. Essa informação está no gráfico?
  • Faria diferença se estivesse registrado quando foi?
  • Com a data ele confundiria os gráficos mesmo que eles se misturassem? Por quê?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (slides de 4 a 7)

Orientações: Leia as informações contidas no balão, em seguida, auxilie as crianças na leitura da tabela. Você pode dizer que o título da tabela é “aceitação da merenda - 1ª pesquisa” e, então, iniciar discussão. Faça o mesmo com segunda tabela. Compare os dois gráficos com perguntas propostas abaixo.

Propósito: Comparar os dados nas duas tabelas. Mostrar aos estudantes que o gráfico possui elementos paratextuais indispensáveis para sua compreensão e auxílio na leitura como: título claro relacionado ao assunto de que trata, de quem são as informações que apresenta e de quando são as informações.

Discuta com a turma:

  • Vimos que no gráfico não tinha o ano da pesquisa, na tabela também não tem, mas tem uma indicação na tabela que nos ajuda a diferenciar a tabela do ano passado e a deste ano. Qual?
  • Nós conseguimos separar a 1ª e 2ª pesquisa porque o Bruno nos explicou o contexto. Mas se outras pessoas que não conhecem o Bruno, tentassem descobrir de quando é a 1ª pesquisa e 2ª pesquisa, seria fácil descobrir? Elas poderiam desconfiar que foram feitas no mesmo ano? Poderiam achar que foram feitas há mais de 10 anos? Ou que as duas foram feitas este ano?
  • O que podemos fazer para ajudar o Bruno a resolver isso?
  • Quantos alunos não gostavam da merenda na época em que foi feita a 1ª pesquisa? Quantos alunos, às vezes gostavam? Quantos gostavam?
  • Quantos não gostavam da merenda na época em que foi feita essa 2ª pesquisa? Quantos alunos gostavam às vezez? Quantos gostavam?
  • Os resultados foram iguais ou diferentes?
  • Se os resultados são diferentes, os gráficos podem ser iguais? Por quê?
  • Em que ano as crianças gostaram mais da merenda?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (slides de 4 a 7)

Orientações: Individualmente, distribua a atividade principal. Leia as informações contidas no balão, em seguida auxilie as crianças a retomar a leitura da tabela coletivamente (é importante que esteja disponível em tamanho aumentado ou projetado para que os alunos possam fazer acompanhamento das suas orientações e questionamentos). Faça a pergunta e peça para que tentem achar a resposta.

Propósito: Relacionar dados em tabela à sua representação gráfica

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Deixe que as crianças expliquem como chegaram à resposta. Você pode apresentar as soluções acima, e pedir que os alunos digam se fizeram igual ou parecido ou se pensaram de maneiras diferente, mas dê prioridade para as formas e explicações das crianças antes de mencionar as do slide.

Propósito: Incentivar os alunos a explicar o raciocínio utilizado para solucionar uma questão. Espera-se que os estudantes sejam capazes de refletir se uma estratégia é mais eficiente que a outra na situação-problema apresentada.

Discuta com a turma:

  • Quais é a semelhança entre as estratégias apresentadas e as que vocês criaram?
  • Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas e a sua?
  • Seria possível pensar de uma outra forma?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Leia o balão do Bruno e peça para que os alunos deem as dicas, vá anotando todas as colocações. Reforce as seguintes informações:

  • As linhas das tabelas podem ser representadas nas barras do gráfico;
  • Os títulos nos gráficos e tabelas são importante para sabermos os assuntos de que tratam;
  • Legendas com as datas são essenciais para localizarmos quando a pesquisa foi feita.

Propósito: Incentivar que os alunos expliquem o que perceberam quanto a gráficos na aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes registrem individualmente. Anote os comentários de cada um.

Propósito: Representar dados de gráficos em tabela.

Discuta com a turma:

  • Depois de tudo o que vimos nesta aula, existem informações que sempre podemos tirar de um gráfico de barras como esse? Quais? (discuta que tipo de informação traz o título, a legenda e as barras)
  • A altura de cada barra é proporcional a uma soma de quantidade? (por exemplo, a soma dos valores na categoria que representa).
  • Qual seria o título da tabela?

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Probabilidade e Estatística do 1º ano :

Com o plano de aula sobre probabilidade e estatística, os estudantes aprendem noção de evento aleatório, leitura de tabelas simples e gráficos em barras verticais simples, coleta e organização de dados (registros pessoais de comunicação; pesquisa).

MAIS AULAS DE Matemática do 1º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF01MA21 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano