Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Flávia Luz Pessoa de Barros
Mentor: Maria Lydia Mello
Especialista de área: Luciana Tenuta
Habilidade da BNCC
(EF01MA04) Representação da quantidade de elementos de uma coleção (leitura, escrita simbólica e comparação de números até pelo menos 100)
Objetivos específicos
Refletir sobre a escrita e a leitura de números relacionando-os à quantidade.
Ordenar os números através da seriação, a partir de conhecimentos do Sistema Numérico Decimal.
Conceito-chave
Leitura e escrita de números.
Recursos necessários
Código: MAT1_02NUM01
(EF01MA04) Contar a quantidade de objetos de coleções até 100 unidades e apresentar o resultado por registros verbais e simbólicos, em situações de seu interesse, como jogos, brincadeiras, materiais da sala de aula, entre outros.
Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem a percepção sobre a contagem e a ordem das quantidades, atividades de adição, sequências numéricas, identificação de diferenças e semelhanças entre os objetos de contagem, e demais conteúdos relacionados.
Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.
Ver mais detalhes