A turma irá investigar sobre os animais que vivem na escola e elaborar uma exposição para o restante da turma.
Esculturas de insetos
Apresente a proposta
Envie por WhatsApp ou outra plataforma de comunicação com as famílias uma mensagem falando sobre alguns insetos que habitam a sua casa e conte algumas curiosidades sobre eles. Diga que você sabe o quanto as crianças gostam de massinha e teve uma grande ideia:
- Que tal fazermos alguns desses animaizinhos de massinha?
Adaptações necessárias
As famílias serão convidadas a criar pequenos animaizinhos de massinha junto às crianças. Compartilhe uma receita de massinha caseira, caso as famílias precisem, e proponha que assistam ao vídeo sobre alguns animaizinhos (disponível aqui) como inspiração para as produções.
Sugira às famílias
Convide pais e responsáveis a envolverem as crianças em todo o processo, começando pela produção da receita, caso seja necessário confeccioná-la. Oriente-os a deixarem as crianças medirem, verificarem, incluirem ou misturarem coisas, colorirem etc.
A coloração pode se dar por elementos naturais, como suco de beterraba ou de uva, açafrão etc. Proponha que, a partir do seu convite, eles possam conversar sobre os insetos que “moram em casa” e reproduzir juntos esses pequeninos animais com massinha.
Proponha que dialoguem durante as produções sobre as representações e as narrativas que estão sendo produzidas pelas crianças, ouvindo as percepções e sugestões delas. Peça para fotografarem os processos e resultados. Se preferirem, podem incorporar às produções palitos de dente, de sorvete, de fósforos, cola, sementes grandes ou botões pequenos, para unir as partes, representar patas etc.
Para compartilhar com o grupo
Peça para os familiares compartilharem fotos das produções com você, de modo que você possa agrupá-las e compartilhá-las com todo o grupo via Whatsapp ou Apresentações Google (disponível aqui), por exemplo. No retorno à escola, você pode imprimir as imagens, montar um varal ou ampliar as experiências das crianças com insetos e esculturas.
Sugestão Enviada Por: Nilcileni Brambilla
Código: EDI3_31UND04
(EI03ET03) Identificar e selecionar fontes de informações, para responder a questões sobre a natureza, seus fenômenos, sua conservação.
(EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
(EI03EO03) Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.
Apoiador Técnico
ATIVIDADE 01
ATIVIDADE 02
ATIVIDADE 03
ATIVIDADE 05
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes