14176
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Sílabas: a importância das vogais

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do EF sobre Sílabas: a importância das vogais

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Carla Iara Do Nascimento Garcia

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagens com os estudantes sobre a atividade;
Google Documentos (tutorial disponível aqui);
Vídeo disponível aqui;
Texto 1, disponível aqui;
Texto 2, disponível aqui;
Sílabas para atividade, disponíveis aqui.

- Opcionais: Padlet (tutorial disponível aqui);
Google Meet (tutorial disponível aqui);
Google Apresentações (tutorial disponível aqui).

Introdução
Compartilhe o link do vídeo pelo WhatsApp com os alunos. Crie um documento compartilhado no Google Documentos para cada aluno, e peça que, depois de assistirem ao vídeo, eles tentem completar o texto. Você pode acompanhar as respostas dos alunos assim que completarem as palavras do texto. Faça observações individuais através dos comentários no documento do aluno, caso ele apresente dificuldades na execução da atividade. Depois que todos completarem o texto, mande as perguntas sugeridas no plano por áudio, para orientar a reflexão dos alunos sobre a atividade.

Desenvolvimento
Compartilhe as peças do jogo por e-mail. Os alunos poderão imprimir ou copiar e recortar as sílabas para montarem as palavras. Oriente-os em áudio pelo WhatsApp. Depois de montar as palavras e agrupá-las, eles poderão tirar uma foto e enviá-la pelo WhatsApp, para que você possa verificar a resolução. Você também pode usar um mural no Padlet para isso. Depois que eles montarem as palavras, peça que eles coloquem-nas nas colunas correspondentes. Outra opção é criar um jogo no Flippity para os alunos montarem as palavras, tirarem um print e enviarem a resposta pelo WhatsApp.

Fechamento
Mande as perguntas por áudio, pelo WhatsApp, para reflexão do que perceberam nas atividades, seguindo as orientações do plano. Crie um documento no Google para registrar as conclusões e compartilhe com eles por e-mail ou WhatsApp. Se preferir, você pode realizar uma videochamada via Meet ou Zoom e realizar as atividades coletivamente. Para isso, use o Google Apresentações e construa as sílabas usando formas para movimentá-las durante a atividade, seguindo as sugestões dos alunos. Não entre no modo “apresentação” para que você possa alterar a posição das peças e formar as palavras. Ao final, faça as perguntas para reflexão sugeridas no plano.

Convite às famílias
Convide os familiares a participarem do jogo da memória ou fazerem um bingo de palavras. Sugira que utilizem as palavras das atividades. Se não for possível imprimir, a sugestão pode ser criar as cartelas e peças desenhando ou recortando e colando as palavras.

Sugestão Enviada Por: Priscila Almeida


Código: LPO3_06ATS01

(EF03LP02) Ler e escrever corretamente palavras com sílabas CV, V, CVC, CCV, VC, VV, CVV, identificando que existem vogais em todas as sílabas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 3º ano:

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 3º ano:

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas