Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (tutorial disponível aqui).
Tema
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, um áudio ou um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula.
Introdução
Para explorar o conhecimento prévio dos alunos, em um áudio, faça as perguntas sugeridas nas orientações do slide Introdução. Peça que os alunos enviem, por mensagem de texto ou por áudio, as suas respostas ao WhatsApp da turma (que pode ser criado para facilitar o contato dos alunos com o professor durante as aulas de Língua Portuguesa). Por áudio, retome as modalidades deônticas e como elas aparecem nos artigos do ECA, como explícito no segundo slide de Desenvolvimento.
Desenvolvimento
Em um áudio, envie uma nova orientação aos alunos: peça que se organizem em 5 equipes (sugira que criem, para isso, um grupo de interação no WhatsApp, onde eles poderão dialogar com mais facilidade). Entregue para cada equipe o texto disponível em “Materiais complementares” (o “Equinha”, da Turma da Mônica), pedindo que eles façam uma leitura e citem exemplos de mecanismos de modalização deôntica (de proibição, obrigatoriedade e possibilidade) identificados no texto. Estipule um prazo para os alunos finalizarem a atividade e peça que os grupos se engajem em uma nova atividade: relate, por áudio ou mensagem de texto, que cada grupo ficará responsável pela criação de um novo artigo do ECA, utilizando, nesses artigos, os modalizadores deônticos (os alunos podem utilizar o Google Docs, ferramenta na qual todos os integrantes podem ter acesso, para escrever, revisar, editar e deixar comentários). Quando acabarem, convide um aluno de cada grupo para ler o artigo produzido pela equipe, evidenciando os modalizadores utilizados, enviando um áudio ao WhatsApp da turma. Se preferir, faça um momento síncrono durante a exibição das respostas, via Zoom ou Google Meet, permitindo que todos leiam e discutam os artigos criados.
Fechamento
Para encerrar, em um áudio ou mensagem de texto, peça aos alunos que identifiquem nos enunciados do slide de Fechamento as marcas de modalização (envie as frases por meio do WhatsApp). Eles podem enviar as respostas no grupo de WhatsApp da turma.
Convite às famílias
Convide a família a pesquisar sobre a importância do ECA e ler os textos selecionados para a aula, observando como a modalização aparece nesse material.