Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é trabalhar os mecanismos de modalização de textos políticos (verbos, adjetivos e advérbios), abordando modalidades deônticas.
Materiais necessários: Texto sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente na versão da turma da Mônica (disponível em Materiais Complementares), cartolinas e pincéis atômicos para confecção de cartazes, fita adesiva para fixação dos cartazes.
Dificuldades antecipadas: Dificuldades de construir os artigos utilizando os modalizadores.
Materiais complementares:
BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Câmara dos Deputados, Lei no 8.069, de 13 de julho de 1990. DOU de 16/07/1990 – ECA. Brasília, DF.
A Turma da Mônica em: O Estatuto da Criança e do Adolescente. Revista criada e produzida nos Estúdios Mauricio de Sousa - Departamento de Projetos Especiais. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/pt/monica_estatuto.pdf
MELCHIOR, J. P. O ensino do uso da modalização para alunos do Fundamental II: uma prática possível. In: E-revista Unioeste Travessias. Cascavel, v. 09, n - 01, 23 Ed. 2015. Disponível em: http://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/issue/view/736
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Conte para os alunos qual é a proposta da aula: manipular e identificar os conteúdos linguísticos de modalização presentes no Estatuto da Criança e do Adolescente.
Introdução
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: A atividade será introduzida com um momento de exploração do conhecimento dos alunos em relação ao Estatuto da Criança e do Adolescente e a função dos modalizadores na estrutura do documento.
- Pergunte aos alunos qual é o principal tema do Estatuto da Criança e do Adolescente. Ao alcançar o consenso da turma em relação aos direitos e deveres da criança e do adolescente, explore as formas como os alunos conseguem distingui-los:
- Qual é a diferença entre direito e dever?
- Alguém pode citar um exemplo?
- Na escola, também temos direitos e deveres?
- Após breve exposição das ideias, solicite que pensem sobre a forma com que esses direitos e deveres aparecem no texto.
Introdução
Orientações:
- Solicite aos alunos que reflitam sobre como um texto denota um direito ou dever e de que forma isso se relaciona às características de uma proibição, obrigatoriedade ou possibilidade.
- Faça uma breve síntese das ideias trazidas pelos alunos, reforçando as unidades linguísticas que representam as modalidades deônticas (dever, ter, poder, assegurar).
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
- Apresente aos alunos o “Equinha” - Estatuto da criança e do adolescente na versão da turma da Mônica.
- Explique que o texto aborda o Estatuto da criança e do adolescente em uma versão mais lúdica, com a opinião dos personagens sobre o assunto.
- Destaque aos alunos que encontrarão no texto exemplos de modalidades deônticas e apreciativas.
- Proponha a leitura de trechos do texto do ECA na versão da turma da Mônica. Professor, se achar mais interessante, trabalhe o texto na íntegra em outro momento.
- Após a leitura, solicite aos alunos que citem exemplos no texto em que identificaram mecanismos de modalização deôntica (de proibição, obrigatoriedade e possibilidade) e trechos em que identificaram as modalidades apreciativas, em que o locutor exprime um juízo de valor (positivo ou negativo) acerca do que enuncia.
Materiais complementares: Para acessar o texto, clique aqui
Desenvolvimento
Continuação
Orientações:
- Proponha aos alunos a divisão da turma em 5 grupos. Cada grupo ficará responsável pela criação de um novo artigo do ECA. Para melhor compreensão da proposta, pergunte aos alunos:
- O que mais deveria ser proibido?
- O que mais deveria ser garantido às crianças e aos adolescentes?
- O que ainda está faltando ou pode ser melhorado?
- Explique que deverão desenvolver um artigo de proibição, obrigatoriedade ou possibilidade. Professor, você pode solicitar a criação da quantidade de artigos que achar mais adequada ao tempo e às necessidades dos alunos.
- Proponha aos alunos que escrevam o artigo criado por eles em uma cartolina. Após o término da atividade, peça que colem em local visível na sala de aula.
- Peça que apresentem à turma os novos artigos e reforce a identificação das palavras de referência (poder, dever, proibir, assegurar, possibilitar).
Desenvolvimento
Continuação
Orientações:
- Proponha aos alunos que, ainda em grupo, façam uma breve análise dos artigos criados e escrevam frases utilizando modalidades apreciativas em relação ao conteúdo analisado. Cite as opiniões da Mônica e do Franjinha na tirinha do slide como exemplo e tambe? apresente outras maneiras de como as frases podem ser desenvolvidas:
- Discordo das suas ideias, pois…
- Infelizmente isso seria inviável porque…
- Que bela proposta!
- Aprecio a ideia porque…
- É desagradável ler este artigo porque…
2. Solicite que colem as frases ao lado dos cartazes e socializem com a turma as opiniões.
3. Ressalte a função dos modalizadores nas atividades executadas.
Materiais complementares: Para acessar a tirinha, clique aqui (págs 15 e 17)
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Para revisar os conteúdos apreendidos, peça aos alunos que identifiquem nos enunciados acima as marcas de modalização.
- Infelizmente, É agradável, Detesto - marcas de modalização apreciativas (sentido de valores - positivos ou negativos);
- É possível, É proibido, É permitido - marcas de modalização deônticas (sentido de obrigatoriedade, permissão e proibição).
- Para finalizar, pergunte aos alunos em que outros tipos de textos e contextos é possível encontrar modalidades deônticas.
- Sintetize a importância da reflexão e conhecimento sobre o ECA.
Materiais complementares: Para pesquisar outros artigos do Estatuto, acesse http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8069.htm Acesso em 08/08/2018.