14088
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Modalização na produção de textos

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do EF sobre Modalização na produção de textos

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Caroline Costa Silva

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
Necessários: canais de envio de mensagens, vídeos e áudios, como o WhatsApp ou similares. Você também pode encaminhar as atividades como documento impresso, dependendo da realidade de cada escola.

Opcionais: TikTok (tutorial disponível aqui); Adobe Spark (tutorial disponível aqui); Movie Maker (tutorial disponível aqui).

Tema
Informe aos alunos, pelo WhatsApp, que eles farão um regimento sobre o uso do celular.

Introdução
Revise o que é artigo, inciso e caput, e questione aos alunos: a) Quem costuma produzir os textos jurídicos?; b) Qual é o propósito comunicativo desses textos?; c) Para quem são produzidos esses textos? Encaminhe estas perguntas pelo WhatsApp, como documento. Veja possibilidades de respostas no plano original.

Desenvolvimento
Divida a turma em grupos de quatro integrantes e solicite que eles construam um regimento sobre o uso do celular na classe. Solicite aos grupos que escolham um aluno para apresentar o regimento criado. A apresentação poderá ser gravada em vídeo em aplicativos como o TikTok, Adobe Spark ou Movie Maker (veja em Recursos Opcionais). Auxilie os alunos na construção do regimento e relembre a importância dos modalizadores. Os grupos deverão reunir-se por chamada de vídeo, áudio ou mensagem (em um subgrupo do WhatsApp) para trocar ideias e traçar seus combinados.

Fechamento
Solicite que cada grupo crie uma apresentação com seu regimento, indique quais modalizadores foram utilizados e a compartilhem com a turma no WhatsApp. Confirme ou retifique a identificação de cada modalizador identificado pelos grupos, assim como seus sentidos.

Convite às famílias
Os familiares poderão auxiliar os alunos apresentando-lhes exemplos de regimentos e conversando sobre a função do gênero discursivo.

Sugestão Enviada Por: Michele Batista


Código: LPO8_01ATS03

(EF69LP28) Observar os mecanismos de modalização adequados aos textos jurídicos, as modalidades deônticas, que se referem ao eixo da conduta (obrigatoriedade/permissibilidade) como, por exemplo: Proibição: “Não se deve fumar em recintos fechados.”; Obrigatoriedade: “A vida tem que valer a pena.”; Possibilidade: “É permitido a entrada de menores acompanhados de adultos responsáveis”, e os mecanismos de modalização adequados aos textos políticos e propositivos, as modalidades apreciativas, em que o locutor exprime um juízo de valor (positivo ou negativo) acerca do que enuncia. Por exemplo: “Que belo discurso!”, “Discordo das escolhas de Antônio.” “Felizmente, o buraco ainda não causou acidentes mais graves.”


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 8º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas