Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);
- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meets ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui), e o Google Docs (tutorial disponível aqui).
Tema
Grave um áudio ou vídeo e apresente sua aula, utilizando os conteúdos dos slides Tema.
Introdução
Em um grupo de WhatsApp ao qual todos os alunos tenham acesso, envie um vídeo instigando-os sobre as perguntas iniciais da Introdução (se já leram algum artigo de opinião e onde esses textos circulam). No mesmo vídeo, mostre aos alunos o título da notícia e a identificação do autor (presentes nos slides Introdução).
Desenvolvimento
No mesmo arquivo de vídeo (se preferir, envie por escrito), peça que os alunos se organizem em grupos (de até 5 alunos) e criem um grupo de WhatsApp para discutir em conjunto as atividades que serão propostas. No mesmo arquivo vídeo (ou em um arquivo de áudio), leia o texto (veja no plano de aula) em voz alta e explique a atividade que será realizada pelos grupos que foram separados. Envie fragmentos de diferentes partes do texto para cada grupo, por meio do WhatsApp, e peça que, em conjunto, eles identifiquem palavras e expressões que marcam a opinião do autor. Participe das discussões feitas nos grupos pelo WhatsApp, acompanhando aqueles com mais dificuldades. Peça que os alunos enviem as suas respostas e disponibilize a eles um gabarito comentado (com áudio).
Fechamento
Em um novo áudio, vídeo ou mensagem de texto, apresente as frases destacadas no slide Fechamento, enfatizando as expressões grifadas. Deixe claro que essas palavras funcionam como modificadores de verbos ou nomes, atuando como advérbios ou adjetivos.
Convite às famílias
A família pode participar da questão inicial sobre os artigos de opinião, coletando textos para que seja feita uma coletânea particular, instigando a leitura e ampliando o repertório de assuntos dos alunos. A leitura de textos opinativos seria uma forma de provocar o senso crítico.
Sugestão Enviada Por: Matheus Seiji Bazaglia Kuroda
Código: LPO9_04ATS01
(EF89LP16) Analisar a modalização realizada em textos noticiosos e argumentativos, por meio das modalidades apreciativas, viabilizadas por classes e estruturas gramaticais como adjetivos, locuções adjetivas, advérbios, locuções adverbiais, orações adjetivas e adverbiais, orações relativas restritivas e explicativas etc., de maneira a perceber a apreciação ideológica sobre os fatos noticiados ou as posições implícitas ou assumidas.
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes