Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é trabalhar o estrangeirismo no fala do brasileiro no gênero vlog como uma marca textual da influência cultural e social de outras realidades linguísticas.
Materiais necessários: Equipamento de multimídia (computador, caixa de som e retroprojetor/data-show), internet para acessar o vlog Chuva de likes no YouTube, cartolinas (ou material similar, como folhas A3) e canetinhas.
Dificuldades antecipadas:
- Não compreender o uso de termos estrangeiros como parte do repertório vocabular do brasileiro, uma vez que o vlog apresentado pode não estar refletindo a sua realidade.
- Inicialmente, compreender a influência estrangeira muito associada ao comportamento e às marcas de roupa e acessórios utilizadas;
- Compreender como marcas de cultura estrangeira na fala apenas termos que ainda não foram aportuguesados ou que não entraram para o vocabulário comum, como “like”.
- Sentir certa dificuldade em identificar palavras estrangeiras, quando estas já estiverem incorporadas à fala do brasileiro ou quando já estiverem com a ortografia “aportuguesada”.
- Sentir dificuldade em escrever as palavras estrangeiras faladas no vlog, por desconhecer a estrutura da língua de origem.
Referências sobre o assunto:
- ARCARI, V. D.; COLAÇO, S. F.. "Os estrangeirismos na linguagem do cotidiano". Disponível em: http://www.ufsm.br/gpforma/1senafe/bibliocon/osestrangeirismos.rtf
- CORUJA, P.. “Vlog como gênero no YouTube: a profissionalização do conteúdo gerado por usuário”. In: Comunicologia: Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília. V. 10, N. 1, JAN./JUN., 2017. Disponível em: https://bdtd.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/8128
- FARACO, C. A. (Org.). Estrangeirismos: guerras em torno das línguas. São Paulo: Parábola, 2001.
- FURTADO, S. R.. Léxico e identidade linguística: formação do vocabulário do português-brasileiro pelos estrangeirismos. Dissertação de mestrado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. 2008. Disponível em: https://sapientia.pucsp.br/bitstream/handle/14502/1/Suzana%20Ramalho%20Furtado.pdf.
- LIMA, F.; LUNA, R.P. Pensando o vlog como gênero textual aplicado ao ensino. In: III Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais - III SINALGE, 2012, Campina Grande. Linguagens, gêneros e discursos. João Pessoa: Ideia, 2012. v. 1. p. 638-649.
- OLIVEIRA, A. M.. O estrangeirismo. Monografia disponível em: https://pt.slideshare.net/BPJCA/o-estrangeirismo
- SOUSA, G. M. R. de. "O gênero discursivo/multimodal vlog como alicerce para o ensino de Língua Portuguesa: uma proposta de leitura, escrita e oralidade para a sala de aula". SINALGE - IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais. Universidade Estadual da Paraíba. Disponível em: http://www.editorarealize.com.br/revistas/sinalge/trabalhos/TRABALHO_EV066_MD1_SA10_ID25_14032017175639.pdf
Tema da Aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Fale para a turma a proposta da aula do dia: identificar as marcas da influência estrangeira na nossa fala.
- Peça que os alunos se organizem em grupos de 4 alunos.
- Informe que, nessa aula, será exibido para eles um vlog como corpus para a o desenvolvimento da atividade.
Introdução
Tempo sugerido: 13 minutos
Orientações:
- Faça um breve brainstorm sobre identidade cultural. Exiba para os alunos a frase em destaque no slide e peça que eles listem elementos que fazem parte da cultura brasileira. Comente que, embora a cultura brasileira seja muito rica e miscigenada, existem elementos culturais e comportamentais que nos identificam enquanto brasileiros. Espera-se que os alunos listem palavras relacionadas às imagens apresentadas, como nomes de instrumentos musicais (violão e cavaquinho), pratos típicos das cinco regiões (pão de queijo, cuzcuz, baião), danças e estilos musicais (forró, sertanejo, funk carioca), por exemplo.
- Registre no quadro as respostas dos alunos.
- Peça que eles digam o que sabem sobre as imagens que estão no slide. Espera-se que os alunos reconheçam as imagens enquanto exemplos de elementos culturais do Brasil e de outros países.
- Pergunte aos alunos se eles conhecem algum elemento de outras culturas (na alimentação, por exemplo) que é comum encontrar no Brasil. Espera-se que os alunos recordem de elementos como o hábito de comer em fast foods, por exemplo.
Introdução
Orientações:
- Comente com eles que a influência entre os povos pode acontecer por meio da fala também.
- Exiba a pergunta do slide para os alunos.
- Peça que, nos grupos, elaborem uma resposta para ser lida em voz alta quando solicitado. Essa resposta será solicitada ao final da aula.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações:
- Pergunte aos alunos se conhecem Mariana de Souza ou se conhecem o canal Mari Moon.
- Fale um pouco sobre a youtuber e sobre seu canal.
- Entregue cartolinas (ou material similar, como papel madeira e folha A3) e canetinhas aos alunos.
- Exiba o vídeo “Meus likes no Instagram #2".
- Peça que os alunos façam, na cartolina, uma lista das palavras e expressões estrangeiras utilizadas pela youtuber. Se necessário, exiba o vídeo novamente. Permita que os alunos pesquisem a escrita das palavras, caso disponham de internet em seus celulares.
- Anexe as cartolinas na lousa ou em algum outro espaço da sala de aula, de forma que todos possam visualizá-las.
- Compare, com a ajuda dos alunos, as listas elaboradas, para ter uma visão ampla dos termos utilizados no vídeo.
- Pergunte aos alunos porque a youtuber utiliza tantos termos estrangeiros em sua fala. Espera-se que os alunos percebam que a youtuber é fruto de uma cultura globalizada e que, por isso, adota tantas expressões estrangeiras. Os alunos podem, ainda, associar esse fenômeno ao contato direto com a cultura americana ou como decorrência da tecnologia e do uso das redes sociais.
- Nesse momento, peça que leiam em voz alta a resposta dada para a pergunta “Como essa influência cultural pode acontecer na fala das pessoas?”. Espera-se que os alunos mencionem em suas respostas o uso de palavras estrangeiras para se referir a tecnologias.
- Pergunte se, depois de terem assistido ao vídeo, eles mudariam ou acrescentariam algo na resposta que haviam elaborado. Nesse momento, as respostas dos alunos podem ser variadas, pois dependem de como responderam à questão inicial. Espera-se que, ao final da atividade, os alunos percebam que a influência cultural na fala não se dá somente quando utilizamos nomes de marcas e de tecnologias estrangeiras, mas também, e, principalmente, quando nos apropriamos de palavras estrangeiras no nosso dia a dia, para nos referirmos aos mais diversos aspectos da vida.
Para acessar a lista das palavras estrangeiras utilizadas pela no vlog, clique aqui.
Materiais complementares:
Para saber mais sobre Mariana de Souza, clique aqui.
Para saber mais sobre os conteúdos abordados por ela em seu canal no Youtube e em suas outras redes sociais, clique aqui.
Para acessar o vídeo “Meus likes no Instagram #2", clique aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Peça que, ainda nos grupos, elaborem e registrem no caderno o conceito de estrangeirismo, tendo em vista a atividade realizada. Espera-se que os alunos respondam que estrangeirismo é o uso de palavras estrangeiras como marca de influência entre culturas diferentes. Também são aceitáveis respostas que abordem o estrangeirismo como marca da globalização.
- Peça que um representante de cada grupo leia em voz alta o conceito elaborado.
- Pergunte se todos concordam com os conceitos elaborados.
- Por fim, conceitue o fenômeno para que eles possam verificar o conceito que elaboraram.