13797
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Possessivo com apóstrofo + s

POR: Manuella Lisboa Gomes da Silva 26/11/2018
Código: ING6_09UND03

6º ano / Inglês

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF06LI22) Descrever relações por meio do uso de apóstrofo (’) + s.

Plano de aula de Inglês com atividades para 6o ano do EF sobre Possessivo com apóstrofo + s

 

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano é parte de uma sequência (primeiro de 2 planos) abordando a competência escritora em língua inglesa, que se baseiam em vocabulário e gramática para construir repertório linguístico e trabalhar na escrita de uma descrição do personagem. Contudo, a escolha é sua: você pode usar esses planos articulados ou individualmente, pois cada um apresenta alternativas para uso sem os outros. O conhecimento prévio necessário para este plano é o vocabulário relacionado à família, apresentado na Unidade 02, Aula 03 (no eixo Oralidade). O uso de apóstrofo + s para descrever relações foi trabalhado anteriormente na Unidade 06, Aula 05 (também no eixo Oralidade).

Preparação para a aula: Nesta aula, você precisará de cópias dos textos e das folhas de atividades (veja Atividades para impressão - Context e Atividades para impressão - Input), e de um projetor multimídia (datashow) ou smart TV com entrada USB. Se não tiver um datashow (nem uma smart TV) disponível em sua escola, não tem problema! Imprima as imagens dos slides (em tamanho grande de modo que toda a turma consiga enxergar) para mostrar para os alunos (veja Atividades para impressão - Context, Atividades para impressão - Input e Atividades para impressão - Output).

Leia todas as orientações para o professor e boa aula! ;-)

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Professor, nesta aula os alunos aprenderão a usar o apóstrofo + s para descrever relações familiares. Mostre ou leia o objetivo desta aula para a turma e diga: Today you will learn how to describe relations using “ ‘s ”.

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientações: Esta etapa busca estimular a curiosidade dos alunos para o tema da aula, bem como apresentar a estrutura da língua que será usada nas atividades a seguir.

Mostre a eles a imagem (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande de modo que toda a turma consiga enxergar) (veja Atividades para impressão - Context) e pergunte:

  • Do you know these kids? (Os alunos provavelmente responderão: Yes; They are characters from Wonder; No.)

Explique: Auggie, Via, Jack Will and Summer are characters of a famous book.

  • What is the title of the book? (Os alunos provavelmente responderão: Wonder; I don’t know)

Explique: Wonder is a children’s novel written by R. J. Palacio, published in 2012. A film adaptation was released in 2017.

  • Have you ever read this book? (Os alunos provavelmente responderão: Yes; No)
  • Have you watched the film? (Os alunos provavelmente responderão: Yes; No)

Material complementar:

Fonte: https://wonderthebook.com/characters

Tempo sugerido: Continuação do Context.

Orientações:

Mostre a eles a imagem (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande de modo que toda a turma consiga enxergar) (veja Atividades para impressão - Context). Explique a eles que alguns dos personagens do livro são membros da família de Auggie. Para revisar o vocabulário relacionado à família, proponha aos alunos alguns enigmas (riddles);

  • Diga: Let’s play a game! e leia o título do slide (Who are they?);
  • Explique que eles deverão ler as frases e adivinhar sobre que membro da família o garoto está está falando.
  • Leia e aguarde um minutinho para que os alunos respondam cada enigma:
  • She is my father’s mother. She is my __________. (Espera-se que os alunos respondam: grandmother/ grandma)
  • He is my mother’s brother. He is my __________. (Espera-se que os alunos respondam: uncle)
  • She is my mom’s daughter. She is my __________. (Espera-se que os alunos respondam: sister)
  • They are my aunt’s children. They are my __________. (Espera-se que os alunos respondam: cousins)

Fonte: Banco de Imagens

Tempo sugerido: 25 minutos.

Propósito: Apresentar aos alunos o uso do apóstrofo + s (caso possessivo) dentro de um contexto.

Expectativa: Que os alunos consigam inferir que o apóstrofo + s é usado para descrever as relações entre os personagens do livro.

Orientações:

1) (11’) Explique aos alunos que nesta aula eles irão conhecer alguns dos personagens principais do livro “Extraordinário” (Wonder) e as relações entre eles. E no final da aula, eles irão escrever o perfil de um personagem de seu livro favorito.

Diga: You will read the profiles of three characters from Wonder. Mostre a eles o texto (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande de modo que toda a turma consiga enxergar) (veja Atividades para impressão - Input) e entregue uma cópia a cada um. Pergunte:

  • Is this an interview or a character profile? (Os alunos provavelmente responderão: It is a character profile.)
  • Where was this character profile taken from? (Os alunos provavelmente observarão o layout da página e responderão: from the internet; from a website)

Aponte para a barra de endereço e diga: This is the official website of the book Wonder. It contains information on the book, the characters, the author, the movie, etc. Pergunte:

  • Which character is this profile about? (Os alunos provavelmente localizarão o nome da garota e responderão: She is Via/ Olivia Pullman.)
  • Where does Via study? (Espera-se que os alunos localizem a informação no texto e respondam: She studies at Faulkner High School.)
  • How does she sometimes feel in her family? (Espera-se que os alunos localizem a informação no texto e respondam: She feels she is not as important as Auggie.)
  • Who was one of Via’s favorite people? (Espera-se que os alunos localizem a informação no texto e respondam: Her grandmother.)
  • Who is Via related to in the book? (Os alunos provavelmente responderão: I don’t know; She is related to Auggie.) Se eles não conseguirem responder, você pode mostrar a informação no texto.
  • How is Via related to Auggie? (Os alunos provavelmente responderão algo parecido com: I don’t know; Via is sister of Auggie; Via is Auggie’s sister.) Se eles não conseguirem responder, você pode mostrar a informação no texto.
  • Is Via a good sister to Auggie? (Espera-se que os alunos localizem a informação no texto e respondam: Yes, she is a great sister and friend to him; Yes, she is a protective sister.)

Fonte: https://wonderthebook.com/characters

Tempo sugerido: Continuação do Input.

Propósito: Apresentar aos alunos o uso do apóstrofo + s (caso possessivo) dentro de um contexto.

Expectativa: Que os alunos consigam inferir que o apóstrofo + s é usado para descrever as relações entre os personagens do livro.

Orientações: Mostre o texto aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande de modo que toda a turma consiga enxergar) e entregue uma cópia a cada um. Pergunte:

  • Who is this boy? (Os alunos provavelmente localizarão o nome do garoto e responderão: He is Jack Will.)
  • Where does Jack study? (Espera-se que os alunos localizem a informação no texto e respondam: He studies at Beecher Prep.)
  • What school subjects does he like? (Espera-se que os alunos localizem a informação no texto e respondam: He likes PE and computer class.)
  • Who is Jack Will related to in the book? (Os alunos provavelmente responderão: I don’t know; He is related to Auggie.) Se eles não conseguirem responder, você pode mostrar a informação no texto.
  • How is Jack Will related to Auggie? (Os alunos provavelmente responderão algo parecido com: I don’t know; Jack Will is friend of Auggie; Jack Will is Auggie’s friend.) Se eles não conseguirem responder, você pode mostrar a informação no texto.
  • What classes do Jack Will and Auggie have together? (Espera-se que os alunos localizem a informação no texto e respondam: They have homework, English, history, computer, music and science classes together.)
  • What do they do together? (Espera-se que os alunos localizem a informação no texto e respondam: They make each other laugh a lot.)

Fonte: https://wonderthebook.com/characters

Tempo sugerido: Continuação do Input.

Propósito: Apresentar aos alunos o uso do apóstrofo + s (caso possessivo) dentro de um contexto.

Expectativa: Que os alunos consigam inferir que o apóstrofo + s é usado para descrever as relações entre os personagens do livro.

Orientações: Mostre o texto aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande de modo que toda a turma consiga enxergar) e entregue uma cópia a cada um. Pergunte:

  • Who is this boy? (Os alunos provavelmente localizarão o nome do garoto e responderão: He is Justin.)
  • What do we know about Justin from the text? (Espera-se que os alunos localizem as informações no texto e respondam algo parecido com: he plays the fiddle; he plays in a band; his band plays Creole music; his band plays music from Louisiana; he is from Brooklyn; his parents are divorced; he has a half-brother; he loves the Pullman family) Se eles não conseguirem responder essa questão, faça perguntas mais específicas. Diga: Justin plays in a band. Pergunte:
  • What musical instrument does he play? (the fiddle)
  • What kind of music does he play in the band? (Creole music)
  • Where is Justin from? (He is from Brooklyn.)
  • What do we know about his family? (His parents are divorced; He has a half-brother)
  • Who is Justin related to in the book? (Os alunos provavelmente responderão: I don’t know; to Via.)
  • How is Justin related to Via? (Os alunos provavelmente responderão algo parecido com: I don’t know; Justin is boyfriend of Via; Justin is Via’s boyfriend.)
  • Does Justin like Via’s family? (Espera-se que os alunos localizem as informações no texto e respondam: Yes, he loves the Pullman family.)

2) (4’) Pergunte aos alunos:

  • Where in the texts do they talk about relations? (Espera-se que os alunos localizem as informações nos três textos e respondam: Via (Olivia) Pullman is Auggie’s older sister; … one of Via’s favorite people; Jack Will is one of Auggie’s first friends at Beecher Prep; Justin is Via’s boyfriend.) A medida que os alunos forem respondendo, escreva as frases no quadro. Se eles não conseguirem responder essa questão, escreva a primeira frase como exemplo no quadro, destacando o uso do apóstrofo + s, e solicite que eles localizem as outras frases.
  • How are these relations marked in the sentences? What do you notice in the structure of the sentences? (Espera-se que os alunos respondam: You use ‘s after the names) Se eles não conseguirem responder essa questão, vá direto para o próximo slide.

Fonte: https://wonderthebook.com/characters

Tempo sugerido: Continuação do Input.

Propósito: Sistematizar o uso do apóstrofo + s (caso possessivo).

Expectativa: Que os alunos consigam perceber que o apóstrofo + s é usado para descrever as relações entre os personagens do livro.

Orientações:

(5’) Para sistematizar a estrutura gramatical apresentada no texto, mostre o primeiro diagrama (Via ? Auggie) aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande de modo que toda a turma consiga enxergar).

  • Pergunte: How are these characters related? E explique a relação entre os personagens.
  • Diga: (apontando para o primeiro retângulo) This is Via. (apontando para o segundo retângulo) And this is Auggie. (apontando para a seta rosa) Via is Auggie’s sister.
  • Enfatize: (mostrando e destacando a seta vermelha) Via is Auggie’s sister.
  • Pergunte: Can you give examples of other people who have a brother-sister relationship? (Espera-se que os alunos respondam algo parecido com: Simone and Simaria; Cléo Pires and Fiuk; Dakota and Elle Fanning; Rob, Khloe and Kim Kardashian) Os alunos provavelmente lembrarão de exemplos relacionados à realidade deles, pessoas conhecidas do seu convívio social e/ou pessoas famosas.
  • Para certificar-se que os alunos realmente entenderam a relação entre os personagens e o uso do apóstrofo + s para descrever essa relação, escolha um dos exemplos citados por eles, escreva no quadro e peça que eles completem a frase:
  • Simone is _______________ sister. (Os alunos provavelmente responderão: Simone is Simaria’s sister.)

Mostre o segundo diagrama (Justin ? Via) aos alunos.

  • Pergunte: How are these characters related? E explique a relação entre os dois personagens.
  • Diga: (apontando para o primeiro retângulo) This is Justin. (apontando para o segundo retângulo) And this is Via. (apontando para a seta azul) Justin is Via’s boyfriend.
  • Enfatize: (mostrando e destacando a seta vermelha) Justin is Via’s boyfriend.
  • Pergunte: Can you give examples of other people who have a boyfriend-girlfriend relationship? (Espera-se que os alunos respondam algo parecido com: Neymar and Bruna Marquezine; Tatá Werneck and Rafael Vitti; Ariana Grande and Pete Davidson) Os alunos provavelmente lembrarão de exemplos relacionados à realidade deles, pessoas conhecidas do seu convívio social e/ou pessoas famosas.
  • Para certificar-se que eles realmente entenderam a relação entre os personagens e o uso do apóstrofo + s para descrever essa relação, escolha um dos exemplos citados por eles e escreva no quadro e peça que eles completem a frase:
  • Bruna Marquezine is _______________ girlfriend. (Os alunos provavelmente responderão: Bruna Marquezine is Neymar’s girlfriend.

Material complementar:

Tempo sugerido: Continuação do Input.

Propósito: Apresentar aos alunos o uso do apóstrofo + s (caso possessivo) dentro de um contexto.

Expectativa: Que os alunos consigam inferir que o apóstrofo + s é usado para descrever as relações entre os personagens do livro.

Orientações:

3) (5’) Mostre o diagrama (relationships chart) aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande de modo que toda a turma consiga enxergar) e diga: Look at this chart. It shows how other three characters are related to Auggie and Via in the book.

  • Escreva o exemplo (Auggie is _______________ _______________.) no quadro, aponte para a relação entre Auggie e Via, e pergunte: How is Auggie related to Via? Com base no diagrama, espera-se que os alunos respondam: Auggie is Via’s brother.
  • Entregue uma cópia da folha de atividade a cada aluno (veja Atividades para impressão - Input). Sugerimos que eles trabalhem em duplas nessa atividade. Diga: See how the characters in the book relate to Auggie and to Via. Then complete the sentences.
  • Mr. Browne is _______________ _______________. (Mr. Browne is Auggie’s teacher.)
  • Miranda Navas is _______________ _______________. (Miranda Navas is Via’s friend.)
  • Isabel Pullman is _______________ _______________. (Isabel Pullman is Auggie’s mother.)
  • Via is _______________ _______________. (Via is Isabel Pullman’s daughter.)
  • Enquanto as duplas completam a atividade, caminhe pela sala e verifique se todos entenderam a proposta. Também ofereça ajuda a quem estiver com dificuldades.
  • Após 3 minutos (o suficiente para que a maior parte da turma consiga observar o organograma e completar as frases), volte ao quadro e faça a correção coletiva com a turma. Leia os nomes dos pares de pessoas e o tipo de relação entre elas e solicite aos alunos que compartilhem o que completaram. Aproveite para tirar as dúvidas que possam impedir a compreensão das frases e do conteúdo gramatical em si (possessivo com apóstrofo + s).

Material complementar:

Fonte: https://wonderthebook.com/characters

Tempo sugerido: 15 minutos.

Propósito: Apresentar um modelo para a escrita da descrição de um personagem ficcional (de um livro ou filme).

Expectativa: Que os alunos observem o uso do apóstrofo + s para descrever relações entre os personagens do livro.

Orientações:

Explique aos alunos que nesta etapa da aula, eles irão começar a escrever a descrição de um dos personagens de seu livro ou filme favorito. Mostre o texto a eles (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande de modo que toda a turma consiga enxergar) (veja Atividades para impressão - Output).

  • Diga: This is Tom. Tom’s favorite book is Wonder. He is writing about his favorite character in the book;
  • Leia o primeiro parágrafo da descrição de Auggie para os alunos;
  • Peça que eles observem e apontem as partes em que há o uso do apóstrofo + s para descrever as relações entre os personagens do livro.

Tempo sugerido: Continuação do Output.

Propósito: Iniciar a escrita da descrição de um personagem ficcional (de um livro ou filme favorito).

Expectativa: Que os alunos sejam capazes de usar o apóstrofo + s para escrever sobre as relações entre os personagens de seus livros ou filmes favoritos.

Orientações:

Mostre o slide com orientações para a escrita aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande de modo que toda a turma consiga enxergar). Explique que eles irão escrever a descrição de um personagem de seu livro ou filme favorito.

  • Peça que eles escrevam:
  • o nome de seu livro ou filme favorito;
  • o nome de dois personagens principais desse livro ou filme;
  • o nome de outros três personagens relacionados aos dois primeiros;
  • uma descrição curta mostrando como esses personagens se relacionam.
  • Oriente-os a usar o primeiro texto de Tom (slide anterior) como modelo para a escrita.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Propósito: Organizar os saberes ativados durante essa aula.

Expectativa: Que os alunos saiam da aula com a sensação de terem aprendido algo. Eles devem perceber que conseguem entender e escrever uma descrição de personagens em inglês fazendo uso do tópico gramatical que aprenderam nesta aula.

Orientações: Encerre a aula com uma sistematização do conteúdo trabalhado. Você pode fazer essa sistematização em uma conversa coletiva (os alunos vão falando e você registra) ou então apresentar esse slide final já com as respostas.

O importante é que os alunos saiam da aula conscientes do que aprenderam e de que foram capazes de entender e usar o apóstrofo + s em língua inglesa em um contexto real!

Contents

  1. INPUT: Read Wonder book character profiles (Via, Jack Will and Justin)
  2. OUTPUT: Write a description of one’s favorite book or movie character

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF06LI22) Descrever relações por meio do apóstrofo + s.

Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Professor-autor: Manuella Lisboa Gomes da Silva

Mentor: Isabel Callejas

Especialista: Celina Fernandes


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DESSA UNIDADE:

AULA 03

Possessivo com apóstrofo + s

VOCÊ ESTÁ AQUI

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes