13793
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 1º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Alfabeto: letras e ordem

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do Ensino Fundamental sobre como aprender as letras do alfabeto, sua ordem e ainda identificar símbolos que não pertencem ao alfabeto da nossa Língua Portuguesa.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Michele Rabelo

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Michele Rabelo
Mentor: Priscila Medeiros
Especialista: Tania Rios

Título da aula: Alfabeto: letras e ordem

Finalidade da aula: Aprender as letras do alfabeto, sua ordem e ainda identificar símbolos que não pertencem ao alfabeto da nossa Língua Portuguesa.

Ano:1º ano do Ensino Fundamental

Objeto(s) do conhecimento: Construção do sistema alfabético e da ortografia / Conhecimento do alfabeto do português do Brasil

Prática de linguagem:Análise linguística e semiótica

Habilidade(s) da BNCC: EF01LP04, EF01LP07, EF01LP10

Sobre esta aula: Esta é a 1ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é aprender as letras do alfabeto, sua ordem e ainda identificar símbolos que não pertencem ao alfabeto da nossa Língua Portuguesa.

Materiais necessários:

  1. Equipamentos para a reprodução de um vídeo que está disponível na internet.
  2. Impressão de palavras a serem utilizadas na brincadeira de forca ou reprodução a mão das mesmas (nesse caso, papel e caneta).
  3. Impressão de atividade para registro e fechamento da aula ou reprodução a mão das mesmas (nesse caso, papel e caneta).

 

Dificuldades antecipadas:

  1. As crianças que se encontram em hipóteses de escrita  menos avançadas, como a hipótese pré-silábica, podem apresentar maiores dificuldades para participar (como por exemplo, não indicar letra alguma ou ainda não saber o nome das letras), nesses casos, em suas vezes, você pode pedir que a criança aponte a ficha com a letra ou símbolo que ela quer inserir na palavra e então fale o nome da letra (se for essa sua escolha) e peça para que ela repita, e também, inserir mais pistas como uma letra que formará uma sílaba. Assim se já foi descoberto o IA você diz que dará mais uma dica e acrescente o L. É possível também utilizar alfabeto móvel ou o alfabeto exposto na sala para que os alunos com hipóteses pré silábicas, silábicas sem valor sonoro, silábicas com valor sonoro, e todos os outros que julgarem necessário, possam consultá-lo.
  2. Leia para aqueles que não leem convencionalmente. Ou ainda, solicite às crianças mais experientes que leiam aquilo que a turma já conseguiu descobrir.

 

Referências sobre o assunto:

  1. Livro: Psicogênese da língua escrita - Emília Ferreiro e Ana Teberosky.
  2. Livro: Ler e escrever na escola. O real, o possível e o necessário - Delia Lerner.
  3. Livro: O diálogo entre o ensino e aprendizagem - Telma Weisz.
  4. Livro: Como eu ensino Sistema de escrita alfabética - Artur Gomes de Morais.
  5. Livro: Guia prático de alfabetização - Leonor Scliar-Cabral.

Código: LPO1_03ATS01

(EF01LP04) Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos.

(EF01LP07) Identificar fonemas e sua representação por letras.

(EF01LP10) Nomear as letras do alfabeto e recitá-lo na ordem das letras.


O QUE VOCÊ ACHOU DESSE PLANO? Conta pra gente!

Nós acreditamos que a troca de experiências entre os professores é preciosa! Use os campos abaixo para compartilhar o que achou ou como usou esse plano de aula e outros professores poderão inspirar a prática deles a partir do seu relato! ;)

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 1º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas