13788
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 1º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Roda de notícias

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do Ensino Fundamental sobre leitura de notícias por etapas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Francielle Silva Santos

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Francielle Santos
Mentor: Edson Lanzoni
Especialista: Tania Rios

Título da aula: Roda de notícias

Ano: 1º ano do Ensino Fundamental

Periodicidade: Quinzenal

Prática de linguagem priorizada: Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)

Dinâmica:Leitura de notícias por etapas: Organização da sala; apresentação do objeto da aula: o jornal; questionamentos sobre a função da notícia na sociedade leitura das notícias; elaboração do varal de notícia.

Habilidade da BNCC: EF12LP01; EF12LP14; EF12LP02; EF15LP01; EF12LP08; EF15LP02

Sobre esta aula: Esta é uma proposta de atividade permanente para trabalhar no 1º ano do Ensino Fundamental. O campo de atuação priorizado nesta atividade é Vida pública.

Justificativa: O trabalho com a categoria Roda de notícias nos anos iniciais oferece aspectos textuais e literários importantes para a formação de leitores que consigam se informar pelo acesso à esfera jornalística. Parte-se do pressuposto de que as crianças ainda estão criando uma familiaridade com a leitura nos seus diversos campos de atuação. Entretanto, são capazes de interagir com os textos verbais e imagéticos que são oferecidos pelas notícias com o objetivo de identificar temas relevantes e os fatos cotidianos veiculados nesse gênero textual.

Assim, por meio da notícia apresentada, a criança será estimulada a construir sentidos prévios sobre as informações que circulam no mundo ao explorar os elementos visuais e tecnológicos. Neste ciclo, as antecipações e as superfícies textuais como suporte, meios de veiculação, auxílio gráfico compõem as ações para descoberta de temas e seleção de informações com mediação do professor.

Materiais necessários: Professor, nesta aula será preciso os seguintes materiais: jornal impresso local ou nacional, notícias em revistas, recortes de notícias, barbante e pregadores.

Dificuldades antecipadas:

  1. Dificuldade de interpretar as situações propostas.
  2. Dificuldade em organizar os pensamentos e as falas diante das notícias apresentadas.
  3. Falta de concentração no decorrer da sequência didática.



Referências sobre o assunto:

FRANCHI, Eglê. Pedagogia do alfabetizar letrando: da oralidade à escrita. 9ª. ed. - São Paulo: Cortez, 2012.

https://jornaljoca.com.br/portal/

http://www.scielo.br/pdf/es/v27n94/a06v27n94.pdf

https://www1.folha.uol.com.br/folhinha/






Código: LPO1_03ATP01

(EF12LP01) Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.

(EF12LP02) Buscar, selecionar e ler, com a mediação do professor (leitura compartilhada), textos que circulam em meios impressos ou digitais, de acordo com as necessidades e interesses.

(EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.

(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.

(EF12LP08) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, fotolegendas em notícias, manchetes e lides em notícias, álbum de fotos digital noticioso e notícias curtas para público infantil, dentre outros gêneros do campo jornalístico, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

(EF12LP14) Identificar e reproduzir, em fotolegendas de notícias, álbum de fotos digital noticioso, cartas de leitor (revista infantil), digitais ou impressos, a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros, inclusive em suas versões orais.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 1º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas