Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Francielle Santos
Mentor: Edson Lanzoni
Especialista: Tania Rios
Título da aula: Roda de notícias
Ano: 1º ano do Ensino Fundamental
Periodicidade: Quinzenal
Prática de linguagem priorizada: Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)
Dinâmica:Leitura de notícias por etapas: Organização da sala; apresentação do objeto da aula: o jornal; questionamentos sobre a função da notícia na sociedade leitura das notícias; elaboração do varal de notícia.
Habilidade da BNCC: EF12LP01; EF12LP14; EF12LP02; EF15LP01; EF12LP08; EF15LP02
Sobre esta aula: Esta é uma proposta de atividade permanente para trabalhar no 1º ano do Ensino Fundamental. O campo de atuação priorizado nesta atividade é Vida pública.
Justificativa: O trabalho com a categoria Roda de notícias nos anos iniciais oferece aspectos textuais e literários importantes para a formação de leitores que consigam se informar pelo acesso à esfera jornalística. Parte-se do pressuposto de que as crianças ainda estão criando uma familiaridade com a leitura nos seus diversos campos de atuação. Entretanto, são capazes de interagir com os textos verbais e imagéticos que são oferecidos pelas notícias com o objetivo de identificar temas relevantes e os fatos cotidianos veiculados nesse gênero textual.
Assim, por meio da notícia apresentada, a criança será estimulada a construir sentidos prévios sobre as informações que circulam no mundo ao explorar os elementos visuais e tecnológicos. Neste ciclo, as antecipações e as superfícies textuais como suporte, meios de veiculação, auxílio gráfico compõem as ações para descoberta de temas e seleção de informações com mediação do professor.
Materiais necessários: Professor, nesta aula será preciso os seguintes materiais: jornal impresso local ou nacional, notícias em revistas, recortes de notícias, barbante e pregadores.
Dificuldades antecipadas:
Referências sobre o assunto:
FRANCHI, Eglê. Pedagogia do alfabetizar letrando: da oralidade à escrita. 9ª. ed. - São Paulo: Cortez, 2012.
https://jornaljoca.com.br/portal/
http://www.scielo.br/pdf/es/v27n94/a06v27n94.pdf
https://www1.folha.uol.com.br/folhinha/
Código: LPO1_03ATP01
(EF12LP01) Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.
(EF12LP02) Buscar, selecionar e ler, com a mediação do professor (leitura compartilhada), textos que circulam em meios impressos ou digitais, de acordo com as necessidades e interesses.
(EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
(EF12LP08) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, fotolegendas em notícias, manchetes e lides em notícias, álbum de fotos digital noticioso e notícias curtas para público infantil, dentre outros gêneros do campo jornalístico, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
(EF12LP14) Identificar e reproduzir, em fotolegendas de notícias, álbum de fotos digital noticioso, cartas de leitor (revista infantil), digitais ou impressos, a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros, inclusive em suas versões orais.
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes