13774
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Emprego dos sufixos -ÇÃO, -SÃO, -SSÃO

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do Fundamental sobre emprego dos sufixos -ÇÃO, -SÃO, -SSÃO

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Thaíse Silva Paim

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
Necessários:
- Canal de comunicação: WhatsApp;
- Tabuleiro e regras do jogo disponíveis no plano de aula original;
- Dado online, disponível aqui.

Opcionais:
- Ferramentas de chamada de vídeo: WhatsApp, google Meet, Hangouts etc.

Introdução
Envie um vídeo com orientações sobre a atividade para os alunos pelo WhatsApp. Nesta atividade, diga que irão participar de um jogo chamado "Na trilha dos sufixos". Mostre a eles o jogo e ensine como jogar. É possível propor algumas possibilidades: que os alunos joguem com um familiar (irmão mais velho, primo ou outra pessoa que estude em uma série próxima à do aluno); organizar duplas e propor que os alunos joguem por chamada de vídeo pelo WhatsApp; organizar uma chamada de vídeo com os alunos, dividi-los em grupos e realizar o jogo de modo que todos possam acompanhá-lo. Siga o modelo e as regras do jogo propostos no plano original, enviando-os para os alunos. Para que os alunos lancem o dado, proponha o dado online, disponível aqui.

Caso não haja possibilidade de realizar uma chamada de vídeo com todos os alunos para realizar o jogo, proponha uma das outras opções e, para apoiar os jogadores, sugira que, antes de jogar, assistam a uma videoaula (disponível aqui) sobre os sufixos estudados e anotem as regularidades.

Desenvolvimento
Envie o tabuleiro e as regras do jogo para os alunos, com uma orientação clara de como jogar. Oriente os alunos a consultar as notas e a videoaula sempre que tiverem dúvidas sobre o uso dos sufixos ção, são e ssão. Caso os alunos estejam jogando com um familiar que não tenha tido acesso às outras aulas da sequência, sugira que ele assista à videoaula antes de jogar e faça anotações sobre as regras para o uso de cada sufixo. Proponha que joguem até que um dos jogadores alcance a chegada e, em seguida, discutam sobre o jogo e joguem novamente, caso considerem relevante.

Fechamento
Solicite aos alunos que, após jogarem a trilha dos sufixos ção, são e ssão, registrem no caderno ou gravem um áudio contando sobre o que aprenderam, a partir do jogo, a respeito o uso desses sufixos. Solicite que os alunos enviem para você essa nota, que servirá tanto para socializar com os alunos da turma, quanto como instrumento de avaliação.

Convite às famílias
Sugira aos alunos que expliquem o jogo para pessoas da família e os convide a jogar algumas rodadas.

Sugestão Enviada Por: Sidecleia Oliveira dos Anjos


Código: LPO5_13ATS03

(EF05LP01) Grafar palavras utilizando regras de correspondência fonema-grafema regulares, contextuais e morfológicas e palavras de uso frequente com correspondências irregulares.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 5º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas