13767
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - O emprego da vírgula: efeitos de sentido nas enumerações

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do Fundamental sobre sentido da vírgula na enumeração de frases

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Katiuscia Macêdo Cardoso Brandão

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Katiúscia Macêdo Cardoso Brandão
Mentor: Eliana Albuquerque
Especialista: Heloísa Jordão


Título da aula: 
O emprego da vírgula: efeitos de sentido nas enumerações

Finalidade da aula: Aplicar o conhecimento do uso da vírgula nas enumerações por meio de uma dinâmica oral a tempo de retomar ao texto escrito para preencher os sentidos das vírgulas.

Ano: 5º ano do Ensino Fundamental

Objeto(s) do conhecimento: Adequação do texto às normas de escrita.

Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica

Habilidade(s) da BNCC: EF05LP26

Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é reconhecer a importância da vírgula nas enumerações de termos para a compreensão do texto, por meio de observação de regularidades em textos de divulgação científica.

Materiais necessários: Um objeto simbólico (boneco de tecido, bola de meia ou de papel) da “fala”, mapa estatístico de casos de dengue no Brasil em 2017 em slide ou cartaz, texto impresso de divulgação científica - Revista Recreio - seção Curiosidades,

Dificuldades antecipadas: Não reconhecer as enumerações, desconhecimento do uso da vírgula em enumerações.

Referências sobre o assunto:

BECHARA, Evanildo. Gramática Escolar da Língua Portuguesa. 2ª. edição. RJ: Nova Fronteira, 2010.

JÚNIOR, Celso Ferrarezi. Guia de acentuação e pontuação em português brasileiro. São Paulo: Contexto, 2018.

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade III – Palavra dialogada – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 112p. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16464.pdf

Por que as mãos esfriam rápido? Revista Eletrônica Recreio disponível em: http://recreio.uol.com.br/noticias/curiosidades/por-que-as-maos-esfriam-rapido-geladas-inverno-frio.phtml#.W2gvCYjRXDc . Acesso em: 07 de agosto de 2018

Ocorrências de dengue no Brasil em 2017. Fonte https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2017/11/28/infestacao-do-aedes-aegypti.htm?cmpid=copiaecola. Acesso em 07 de agosto de 2018.


Código: LPO5_06ATS02

(EF05LP26) Utilizar, ao produzir o texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais: regras sintáticas de concordância nominal e verbal, convenções de escrita de citações, pontuação (ponto final, dois-pontos, vírgulas em enumerações) e regras ortográficas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 5º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas