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Plano de aula > Língua Portuguesa > 1º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Separando sílabas

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do Ensino Fundamental sobre construção do sistema alfabético

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Claudia Novais Lima

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Claudia Lima
Mentor: Priscila Medeiros
Especialista: Tania Rios

Título da aula: Separando sílabas 

Finalidade da aula: Segmentar palavras em sílabas, comparando suas quantidades e identificando as sílabas iniciais, mediais e finais de diferentes palavras.

Ano:1º ano do Ensino Fundamental

Objeto(s) do conhecimento: Construção do sistema alfabético

Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica

Habilidade(s) da BNCC: EF01LP06, EF01LP13

Sobre esta aula: Esta é a 2ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é segmentar oralmente e através da escrita palavras em sílabas, identificando semelhanças e diferenças entre os sons de sílabas iniciais, mediais e finais.

 

Materiais necessários: Papel metro, cartolina, caneta hidrográfica colorida, fita adesiva, atividades impressas.

 

Dificuldades antecipadas: As crianças nos níveis pré-silábico e silábico podem confundir a quantidade de letras com a de sílabas de uma palavra, pois os alunos das hipóteses SSV e SCV ainda não compreendem a estrutura da sílaba dentro das palavras, podendo uma criança na hipótese SSV, por exemplo, para a palavra CAFÉ escrever CF, pois ainda não percebe que para formar a sílaba CA é necessário a consoante (C) + a vogal (A), achando que cada sílaba deve ser escrita com uma única letra. Portanto, é importante refletir sobre a quantidade de sílabas e de letras, mostrando que, via de regra, temos mais letras do que sílabas nas palavras. Para as crianças que compreendem os princípios básicos da escrita, mas ainda escrevem palavras com duas letras, é interessante fazer comparação de palavras com igual número de sílabas, mas com diferente número de letras.

 

Referências sobre o assunto:

Descobrindo a gramática: nova proposta. Gilio Giacomozzi, Gildete Valério, Geonice Valério. FTD, 2006.

https://www.soportugues.com.br/secoes/fono/fono5.php Acesso em 27 de setembro de 2018.

Letramento e alfabetização: http://portal.mec.gov.br/index.phpoption=com_docman&view=download&alias=5707-escola-ativa-alfabetizacao1educador&Itemid=30192 Acesso em 26 de setembro de 2018.

Morais, A. G. de. Sistema de escrita alfabética. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2012.

Brandão, Seal, A. C. P. A; Ferreira, A. T. B.; Albuquerque, E. B. C. de; Leal, T. F. (orgs.). Jogos de alfabetização. Recife: Editora Universitária UFPE, 2009.

https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/silabas.htm Acesso em 05 de setembro de 2018.


Código: LPO1_08ATS02

(EF01LP13) Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais, mediais e finais.

(EF01LP06) Segmentar oralmente palavras em sílabas.


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