13736
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 1º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Rodas de leitura

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do Ensino Fundamental sobre rodas de leitura, com foco no gênero conto acumulativo e também outros contos e no campo de atuação artístico-literário e todos os campos.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Jéssica Tayrine Gomes De Melo Bezerra

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Jéssica Tayrine Gomes de Melo Bezerra
Mentor: Edson Lanzoni
Especialista: Tania Rios

Título da aula: Rodas de leitura

Ano:1º ano do Ensino Fundamental

Periodicidade: Semanal

Prática de linguagem priorizada: Artístico-literário/todos os campos

Dinâmica

  • Organização do ambiente de leitura em círculo ou semicírculo.
  • Estabelecimento de expectativas sobre a obra a ser lida.
  • Leitura e discussões.
  • Registro das impressões.

Habilidade(s) da BNCC: (EF12LP02), (EF15LP01), (EF15LP02), (EF15LP15), (EF15LP16), (EF15LP18), (EF15LP19), (EF01LP26)

Sobre esta aula: Esta é uma proposta de atividade permanente para desenvolver rodas de leitura, com foco no gênero conto acumulativo e também outros contos e no campo de atuação artístico-literário e todos os campos. A aula faz parte do módulo de Leitura/escuta (compartilhada e autônoma).  O objetivo da Roda de leitura recai sobre a construção de uma comunidade de leitores, do gosto e disposição positiva para a leitura literária. A proposta enfatiza estratégias voltadas à leitura compartilhada e à situações nas quais as crianças escolham o que ler, conversem e expressem opiniões sobre os textos lidos e ouvidos. Para este ciclo, o foco é enfatizar atividades que elucidem a função social de leitura (circulação do texto na vida social) e principalmente por meio de rodas de leitura que façam antecipações de informações com auxílio de recursos gráficos. A identificação e a comparação de informações são priorizadas. O professor é o principal mediador de leitura.

Justificativa: Rodas de leitura podem ampliar o repertório leitor e o aprofundamento da leitura autônoma. Por meio da mediação do professor, buscam-se novas interações com o livro de maneira prazerosa, entendendo as histórias como fonte de múltiplas informações e também de entretenimento. Por isso, tende-se a compartilhar experiências pelo prazer da leitura, pela criticidade, pelo escutar o outro, pela oralidade, priorizando a leitura colaborativa e compartilhada.

Materiais necessários: Professor, selecione previamente o grupo de livros que serão utilizados pelos estudantes. Faça uma leitura prévia de todas as obras para desenvolver questões que contribuam com a realização das antecipações e das discussões após a leitura. Para construir a cenografia do ambiente, utilize materiais que variem de acordo com o tema do texto/gêneros.

A atividade de registro de leitura será um álbum de acumulação (de imagens, de rimas, de palavras), e para a compreensão do texto lido pelos estudantes será utilizado o dado de questões (uma questão em cada lado). Sugerem-se as seguintes questões para colar ou imprimir no dado:

(a) Meu  personagem preferido foi...

(b) A parte da história que mais gostei (não gostei) foi...

(c) Eu mudaria na história...

(d) Achei engraçado quando...

(e) Não sabia que…

(f) Quando comecei a ler acreditava que… mas...

Dificuldades antecipadas: Falta de motivação para realizar as discussões coletivas. Desconcentração. Dificuldades em oralizar as impressões da leitura realizada. Dificuldades de interação.

Referências sobre o assunto:

BRANDÃO.; A.C.P.; ROSA.; E.C.S. Entrando na roda: as histórias na educação infantil. In: Ler e escrever na educação infantil: discutindo práticas pedagógicas (orgs). BRANDÃO.; A.C.P.; ROSA.; E.C.S. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.

Livro: O grande rabanete. De Tatiana Belinky, ilustrado por Claudius. São Paulo: Editora Moderna, 2002. (Obra selecionada pelo PNBE. Guia das obras selecionadas disponível em http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=15608-guia-ef-leituraforadacaixa-pdf&category_slug=maio-2014-pdf&Itemid=30192 (p. 79 - 106).


Código: LPO1_01ATP01

(EF12LP02) Buscar, selecionar e ler, com a mediação do professor (leitura compartilhada), textos que circulam em meios impressos ou digitais, de acordo com as necessidades e interesses.

(EF15LP15) Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade.

(EF15LP16) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor e, mais tarde, de maneira autônoma, textos narrativos de maior porte como contos (populares, de fadas, acumulativos, de assombração etc.) e crônicas.

(EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.

(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.

(EF15LP18) Relacionar texto com ilustrações e outros recursos gráficos.

(EF15LP19) Recontar oralmente, com e sem apoio de imagem, textos literários lidos pelo professor.

(EF01LP26) Identificar elementos de uma narrativa lida ou escutada, incluindo personagens, enredo, tempo e espaço.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 1º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas