Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é promover atividades de investigação acerca da representação do fonema /ž/ (som Gê) em contextos regulares e irregulares.
Materiais necessários: Atividades para registro no caderno e dicionário.
Dificuldades antecipadas: Os aprendizes precisarão produzir adivinhas a partir da escrita e significado das palavras.
Poderão sentir dificuldade no manuseio do dicionário.
Referências sobre o assunto: NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap1
MORAIS, Artur Gomes de. Ortografia: Ensinar e Aprender. São Paulo: Ática, 1998.
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Organize os aprendizes em duplas e converse que nesta aula eles usarão a ortografia do G e o J como objeto de conhecimento, utilizando durante toda a atividade o dicionário como obra de referência.
Materiais complementares: Lista de palavras, caderno para registro.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Dite as palavras: general - girassol - geladeira - ginástica - viagem - gelado - coragem - canja - agente - imaginação - hoje (e outras que você perceba que a classe precise dominar) sem fazer inferências na fala. Caso haja cartazes referentes a ortografia, retirá-los para que não haja consulta durante a atividade.
- Permita que os aprendizes verifiquem se a grafia de cada palavra está correta através do dicionário.
Materiais complementares: Clique aqui para acessar o ditado para impressão (ou realize no caderno livremente) e aqui para acessar a sugestão de palavras para o ditado.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações:
- Entregue uma atividade para cada estudante colar em seu caderno.
- Oriente que a produção será em dupla e cada um deverá ter o seu registro no caderno.
- Leia o enunciado da atividade elucidando-o e enfatize a importância de seguir o roteiro proposto.
- Caminhe pela sala durante todo o processo para observar e fazer intervenções na escrita de cada dupla.
- Ajude os aprendizes a internalizar a atitude de ler as definições dos verbetes. Nesta atividade eles terão a oportunidade de vivenciar a relação palavra-significado.
Materiais complementares: Clique aqui para acessar a atividade para impressão.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Instrua a sala sobre a importância do ouvir enquanto o colega estiver lendo sua adivinha e sobre a ordem na hora de participar nas respostas. Promova combinados.
- Oriente o processo para que um participante de cada dupla registre a resposta da adivinha no quadro, separando as palavras com G e j. Faça questionamentos e correções quando necessário, como: “Vocês acham que essa palavra está escrita da forma correta? Por quê? O que poderíamos modificar nessa escrita?”
- Evite dar respostas prontas. Promova o pensamento reflexivo através de questionamentos.