Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp ou e-mail, para envio das propostas de atividade e das orientações sobre as mesmas, para que os alunos possam realizar as tarefas com autonomia;
Atividade disponível aqui.
Introdução
Envie aos alunos uma orientação em áudio ou vídeo explicando a atividade. Comece retomando as regularidades do uso de G e J, fazendo um resumo do que foi estudado nas aulas anteriores. Diga aos alunos que você fará um ditado de palavras com G e com J, e que eles deverão escrevê-las no caderno. Realize o ditado das palavras propostas na introdução do plano original e solicite que os alunos escrevam-nas. Ao final do ditado, proponha que consultem um dicionário para verificar se escreveram corretamente as palavras, lembrando de enviar um dicionário virtual para o caso de os alunos não terem um dicionário físico em casa.
Desenvolvimento
Envie por e-mail ou WhatsApp a atividade proposta na atividade do desenvolvimento do plano original. Explique para os alunos, através de áudio ou vídeo, que eles irão criar adivinhas com as palavras do ditado. Para isso, proponha que consultem o significado das palavras no dicionário e criem as adivinhas, de acordo com as orientações da atividade. Solicite que lhe enviem as adivinhas e dê devolutivas para ajudá-los a qualificar os textos de modo que tenham sentido e possam ser resolvidos por alguém. Crie um documento com todas as adivinhas em Word ou PowerPoint e disponibilize para os alunos, para que tentem desvendar os enigmas.
Fechamento
Proponha aos alunos que gravem um áudio ou vídeo lendo suas adivinhas em voz alta e postem no grupo de WhatsApp da turma.
Convite às famílias
Proponha aos alunos que compartilhem as adivinhas com os familiares, convidando-os a para participar da brincadeira de adivinhação.