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Plano de aula > Língua Portuguesa > 4º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - G ou J

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 4º ano do Fundamental sobre uso do G ou J

Plano 03 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Geovana Achtschin Silva

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é promover atividades de investigação acerca da representação do fonema /ž/ (som Gê) em contextos regulares e irregulares.

Materiais necessários: Atividades para registro no caderno e dicionário.

Dificuldades antecipadas: Os aprendizes precisarão produzir adivinhas a partir da escrita e significado das palavras.
Poderão sentir dificuldade no manuseio do dicionário.

Referências sobre o assunto: NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap1
MORAIS, Artur Gomes de. Ortografia: Ensinar e Aprender. São Paulo: Ática, 1998.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Organize os aprendizes em duplas e converse que nesta aula eles usarão a ortografia do G e o J como objeto de conhecimento, utilizando durante toda a atividade o dicionário como obra de referência.

Materiais complementares: Lista de palavras, caderno para registro.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Dite as palavras: general - girassol - geladeira - ginástica - viagem - gelado - coragem - canja - agente - imaginação - hoje (e outras que você perceba que a classe precise dominar) sem fazer inferências na fala. Caso haja cartazes referentes a ortografia, retirá-los para que não haja consulta durante a atividade.
  • Permita que os aprendizes verifiquem se a grafia de cada palavra está correta através do dicionário.

Materiais complementares: Clique aqui para acessar o ditado para impressão (ou realize no caderno livremente) e aqui para acessar a sugestão de palavras para o ditado.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Entregue uma atividade para cada estudante colar em seu caderno.
  • Oriente que a produção será em dupla e cada um deverá ter o seu registro no caderno.
  • Leia o enunciado da atividade elucidando-o e enfatize a importância de seguir o roteiro proposto.
  • Caminhe pela sala durante todo o processo para observar e fazer intervenções na escrita de cada dupla.
  • Ajude os aprendizes a internalizar a atitude de ler as definições dos verbetes. Nesta atividade eles terão a oportunidade de vivenciar a relação palavra-significado.

Materiais complementares: Clique aqui para acessar a atividade para impressão.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Instrua a sala sobre a importância do ouvir enquanto o colega estiver lendo sua adivinha e sobre a ordem na hora de participar nas respostas. Promova combinados.
  • Oriente o processo para que um participante de cada dupla registre a resposta da adivinha no quadro, separando as palavras com G e j. Faça questionamentos e correções quando necessário, como: “Vocês acham que essa palavra está escrita da forma correta? Por quê? O que poderíamos modificar nessa escrita?”
  • Evite dar respostas prontas. Promova o pensamento reflexivo através de questionamentos.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é promover atividades de investigação acerca da representação do fonema /ž/ (som Gê) em contextos regulares e irregulares.

Materiais necessários: Atividades para registro no caderno e dicionário.

Dificuldades antecipadas: Os aprendizes precisarão produzir adivinhas a partir da escrita e significado das palavras.
Poderão sentir dificuldade no manuseio do dicionário.

Referências sobre o assunto: NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap1
MORAIS, Artur Gomes de. Ortografia: Ensinar e Aprender. São Paulo: Ática, 1998.

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Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Organize os aprendizes em duplas e converse que nesta aula eles usarão a ortografia do G e o J como objeto de conhecimento, utilizando durante toda a atividade o dicionário como obra de referência.

Materiais complementares: Lista de palavras, caderno para registro.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Dite as palavras: general - girassol - geladeira - ginástica - viagem - gelado - coragem - canja - agente - imaginação - hoje (e outras que você perceba que a classe precise dominar) sem fazer inferências na fala. Caso haja cartazes referentes a ortografia, retirá-los para que não haja consulta durante a atividade.
  • Permita que os aprendizes verifiquem se a grafia de cada palavra está correta através do dicionário.

Materiais complementares: Clique aqui para acessar o ditado para impressão (ou realize no caderno livremente) e aqui para acessar a sugestão de palavras para o ditado.

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Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Entregue uma atividade para cada estudante colar em seu caderno.
  • Oriente que a produção será em dupla e cada um deverá ter o seu registro no caderno.
  • Leia o enunciado da atividade elucidando-o e enfatize a importância de seguir o roteiro proposto.
  • Caminhe pela sala durante todo o processo para observar e fazer intervenções na escrita de cada dupla.
  • Ajude os aprendizes a internalizar a atitude de ler as definições dos verbetes. Nesta atividade eles terão a oportunidade de vivenciar a relação palavra-significado.

Materiais complementares: Clique aqui para acessar a atividade para impressão.

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Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Instrua a sala sobre a importância do ouvir enquanto o colega estiver lendo sua adivinha e sobre a ordem na hora de participar nas respostas. Promova combinados.
  • Oriente o processo para que um participante de cada dupla registre a resposta da adivinha no quadro, separando as palavras com G e j. Faça questionamentos e correções quando necessário, como: “Vocês acham que essa palavra está escrita da forma correta? Por quê? O que poderíamos modificar nessa escrita?”
  • Evite dar respostas prontas. Promova o pensamento reflexivo através de questionamentos.

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