13689
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 4º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Encontre os erros em palavras com Ch/X

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 4º ano do Fundamental sobre erros em palavras com Ch/X

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Amanda Alves Do Amaral

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagens com os estudantes sobre a atividade;
Poema com erros ortográficos (disponível aqui);
Tabela com as palavras do poema (disponível aqui).

- Opcionais: canais para videochamadas, como Google Meet (tutorial disponível aqui) ou Zoom.

Introdução
Convide os alunos, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, a brincarem de “detetive de erros”. Explique que vai enviar a imagem/arquivo de um poema que tem muitas palavras escritas com Ch e X, e que algumas delas apresentam a escrita incorreta. Se estiverem seguindo esta sequência didática, os alunos estarão familiarizados com essa temática. Caso contrário, retome que algumas palavras em português têm som semelhante (nesse caso, o fonema /š/ - som de Chê), mas possuem escrita diversa (Ch ou X), podendo a dúvida ser resolvida com a ajuda do dicionário ou tendo familiaridade com a escrita da palavra.

Desenvolvimento
Informe aos alunos que eles devem localizar nesse poema 10 palavras com erros ortográficos e depois corrigi-las, fazendo uso, se necessário, do dicionário para justificar a escolha entre Ch ou X. Caso não tenham dicionário em casa, oriente que utilizem o dicionário online Michaelis (disponível aqui). Estipule um prazo para o término da atividade e envio a você. Eles podem fazer a tarefa no caderno ou em um arquivo digita - veja qual é a melhor opção para sua turma.

Fechamento
Combine uma videochamada para socializar a tarefa e preencher a tabela que traz todas as palavras com incidência de X e Ch do poema. Envie o arquivo aos alunos ou solicite que usem o caderno para copiar a escrita correta de cada uma das palavras. Leia uma por uma e peça para eles justificarem a decisão por X ou Ch. Ajude-os quando houver dificuldade para tomarem a decisão.

Caso não consiga fazer a videochamada, envie o arquivo da tabela e peça para preencherem individualmente. Depois, envie um gabarito para que se autocorrijam. Organize uma devolutiva para enviar à turma.

Convite às famílias
A família pode ser convidada a auxiliar na decisão sobre a escrita ortográfica de algumas palavras, apoiando a busca das palavras no dicionário físico ou online, quando houver dúvida. Esse procedimento de buscar as palavras no dicionário, mesmo que seja online, deve ser incentivado. É importante que as famílias incentivem também as crianças a realizarem suas atividades e participarem das trocas entre o grupo sempre que houver essa possibilidade.

Sugestão Enviada Por: Greta Fragata


Código: LPO4_01ATS03

(EF35LP12) Recorrer ao dicionário para esclarecer dúvida sobre a escrita de palavras, especialmente no caso de palavras com relações irregulares fonema-grafema.

(EF04LP01) Grafar palavras utilizando regras de correspondência fonema--grafema regulares diretas e contextuais.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 4º ano:

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 4º ano:

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas