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Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Letra H: o grafema que faz a diferença

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do EF sobre o grafema H

Plano 02 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Carla Iara Do Nascimento Garcia

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é 2ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é: Ler e escrever corretamente palavras com os dígrafos lh, nh, ch.

Materiais necessários: color set, papel cartão, ou sulfite nas cores amarelo, vermelho, azul ou utilize folhas impressas coloridas. Envelopes das cores: amarelo, azul e vermelho ou faça de origami (veja vídeo em referências). Spinner, papelão, papel cartão, color set ou papelão; folhas impressas.

Dificuldades antecipadas: Para alunos com dificuldades de realizar as atividades sozinho, organize duplas ou grupos com saberes heterogêneos, de modo a realizar a atividade de forma colaborativa. Faça perguntas que facilitem o aprendizado e que estimulem o desafio e que façam o aluno a buscar por novos conhecimentos até atingir o objetivo da aula.

Referências sobre o assunto:

BRASIL. BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc/

NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap

ESPECIAL ORTOGRAFIA REFLEXIVA: Caminhos entre letras e sons. In: Plataforma do Letramento. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap1

LEAL, Telma Ferraz. Jogos: alternativas didáticas para brincar alfabetizando (ou alfabetizar brincando?). In: MORAIS, Artur G.; ALBUQUERQUE, Eliana Borges C,; LEAL, Telma Ferraz. Alfabetização: apropriação do sistema alfabético de escrita. Belo Horizonte:Autêntica, 2005. Disponível em: http://www.portalceel.com.br/publicacoes/#ancora .

Nova Escola | Educação - Lino de Macedo fala sobre a importância dos jogos. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=KhV0def45fs .

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Leia com atenção todas as orientações fornecidas neste material e prepare cada passo antes de ministrar a aula.
  • Consulte a bibliografia sugerida a fim de esclarecer dúvidas quanto ao conteúdo.
  • Projete o slide e informe aos alunos o tema da aula.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Orientações:

  • Incentive os alunos para a aula:

- Vamos brincar de um jogo muito legal, mas primeiro vocês deverão realizar uma tarefa!

  • Identifique a tarefa a ser realizada: “Vocês devem descobrir o nome do jogo através de um caça-pistas”.

  • Divida a sala em três grupos. Cada grupo terá uma cor (grupo amarelo, vermelho, azul) exatamente igual a cor dos envelopes que contêm as pistas. Guie-se sempre pela cor, caso algum grupo ache o envelope do outro não deve mexer. Pistas para impressão neste link. .

  • Oriente os alunos que cada grupo deverá achar 3 envelopes da mesma cor, cada envelope terá uma pista com instruções, totalizando 3 pistas (as pistas devem ser iguais para todos os grupos).

  • Esconda as pistas dentro da sala de aula ou outro espaço que preferir.

  • PISTA 1- A palavra é “colherona”: retire a primeira sílaba da palavra, a sílaba que corresponde a um dígrafo e a última sílaba da palavra. Preste muita atenção na sílaba que restará = (RO).

  • PISTA 2 - A palavra é “lenhador”: retire a sílaba que corresponde a um dígrafo e a última sílaba da palavra. Preste muita atenção na sílaba que restará = (LE).

  • PISTA 3 - A palavra é “tachinha”: retire duas sílabas que correspondem a dois dígrafos. Preste muita atenção na sílaba que restará = (TA). Junte as três sílabas e descubra qual é o nome do jogo.

  • Levante a mão e diga em voz alta qual o nome do jogo. Ganha quem falar o nome correto primeiro, e a equipe terá o direito de começar o jogo.

Conclusões esperadas: A finalidade do caça-pistas é despertar nos alunos a curiosidade e estímulo para o jogo. Espere que os alunos descubram com autonomia que o jogo da roleta irá tratar sobre palavras com CH, LH, NH (dígrafos).

Materiais complementares: color set/papel cartão/ sulfite nas cores amarelo, vermelho, azul ou utilize folhas impressas coloridas. Compre envelopes das cores: amarelo, azul e vermelho ou faça de origami (veja vídeo em referências).

Dificuldades antecipadas: Caso alguns alunos não leiam de modo convencional forme grupos de saberes heterogêneos, para que a atividade será colaborativa. Caso haja dificuldade em descobrir as sílabas das quais as pistas falam, utilizando apenas a memória, forneça um papel em branco a cada grupo, para o rascunho. Se os alunos tiverem dificuldades em descobrir a finalidade do jogo, faça perguntas:

- Como é o nome do jogo?

- Vocês acham que o jogo vai falar de que assunto?

- Observe nas pistas as sílabas que foram retiradas, vocês são capazes de dizer sobre o que tratará o jogo da roleta ?

Referências: Para aprender a fazer envelopes de origami, assista ao vídeo “Envelope Origami - aprenda fazendo”. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=hKvoXa6F788.

Para entender a importância dos jogos na aquisição de conhecimento leia:

LEAL, Telma Ferraz. Jogos: alternativas didáticas para brincar alfabetizando (ou alfabetizar brincando?). In: MORAIS, Artur G.; ALBUQUERQUE, Eliana Borges C,; LEAL, Telma Ferraz. Alfabetização: apropriação do sistema alfabético de escrita. Belo Horizonte:Autêntica, 2005. Disponível em: http://www.portalceel.com.br/publicacoes/#ancora .

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Faça um tabuleiro redondo de papelão e encape com papel de cor da sua preferência, divida o espaço e cole fichas com os dígrafos CH, LH, NH, dependendo do tamanho que fizer o tabuleiro terá que repetir os dígrafos. Link.

  • Faça cartas de palavras e deixe uma lacuna no local dos dígrafos CH, LH, NH. As cartas serão feitas de folhas impressas para que os alunos preencham as lacunas (uma para cada aluno ou uma para cada trio). Link.

  • Faça um ponteiro com papel e cole em uma das pontas do spinner.

  • Explique ao aluno como será o jogo e dê um exemplo: Gire o spinner no meio do tabuleiro, assim que parar veja em qual dígrafo o ponteiro parou. No banco de palavras encontre uma palavra que possa ser completada da maneira correta.

  • Ganha o jogo o aluno ou trio que completar primeiro e de forma correta a cartela de palavras.

  • Se houver dificuldades/dúvidas durante o jogo pergunte:

  • Vamos pronunciar a palavra e prestar atenção no som das letras?
  • Vamos encaixar o dígrafo na palavra para ver se o som combina?
  • Tente ler a palavra apenas com as letras C,L, N. Elas apresentam significado?
  • Se não, que letra devo colocar para que a palavra apresente significado?
  • Se sim, acrescente os dígrafos CH, LH, NH e veja: mudou o significado?
  • O que acrescentou-se de diferente que mudou ou deu significado à palavra?
  • Foi somente o significado da palavra que mudou?
  • O som da sílaba também mudou?

Repita a palavra , enfatize o som da sílaba onde se encontra o dígrafo e garanta que o aluno exercite os conhecimentos adquiridos na aula anterior e nesta aula :

  • Que o grafema C representa /š/, em contextos restritos, quando seguido de H, compondo o dígrafo CH, usado no começo ou no interior da palavra, seguido de vogal.
  • Que a letra H, modifica o valor básico do grafema anterior,N /ñ/, compondo o dígrafo NH, usado no meio da palavra.
  • Que a letra H, modifica o valor básico do grafema anterior, L, /?/, compondo os dígrafos LH, usado raramente no início de algumas palavras e no meio das palavras.
  • Por fim, que o H precedido de C, L, N modifica o fonema (som) da sílaba.

Materiais complementares: spinner, papelão, papel cartão, color set ou papelão; folha impressa.

Dificuldades antecipadas: Espere que o aluno complete os dígrafos de forma autônoma, caso necessário faça trios de trabalho colaborativo de saberes heterogêneos.

Referências:

Para compreender as importâncias do jogo, assista ao vídeo: Nova Escola | Educação - Lino de Macedo fala sobre a importância dos jogos. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=KhV0def45fs .

Para entender bem a regularidade dos grafemas e os valores contextuais dos grafemas leia com atenção: ESPECIAL ORTOGRAFIA REFLEXIVA: Caminhos entre letras e sons. In: Plataforma do Letramento. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap1 .

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Entregue as atividades impressas para que cada aluno.
  • Link para a impressão do material .

  • Peça aos alunos que completem as palavras com o dígrafo e depois organize uma lista colocando as palavras na coluna correspondente ao dígrafo.

  • Espere os alunos terminarem e corrija a atividade de forma coletiva.

Materiais complementares: folhas impressas.

Dificuldades antecipadas: se perceber que algum aluno está com muitas dificuldades de realizar a atividade sozinho, organize duplas com saberes heterogêneos, de modo a realizar a atividade de forma colaborativa ou faça perguntas:

  • Peça ao aluno que leia a palavra , usando o CH, LH e NH . Qual som combina mais com esta palavra?
  • Qual som exprime significado à palavra?
  • O H modifica o som da sílaba?

Referências:

MASSUCATO, Muriele; MAYRINK, Eduarda Diniz. A função das listas na alfabetização. Disponível em: https://gestaoescolar.org.br/conteudo/1360/a-funcao-das-listas-na-alfabetizacao. Acesso em: 18 de agosto de 2018, às 16h22min.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é 2ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é: Ler e escrever corretamente palavras com os dígrafos lh, nh, ch.

Materiais necessários: color set, papel cartão, ou sulfite nas cores amarelo, vermelho, azul ou utilize folhas impressas coloridas. Envelopes das cores: amarelo, azul e vermelho ou faça de origami (veja vídeo em referências). Spinner, papelão, papel cartão, color set ou papelão; folhas impressas.

Dificuldades antecipadas: Para alunos com dificuldades de realizar as atividades sozinho, organize duplas ou grupos com saberes heterogêneos, de modo a realizar a atividade de forma colaborativa. Faça perguntas que facilitem o aprendizado e que estimulem o desafio e que façam o aluno a buscar por novos conhecimentos até atingir o objetivo da aula.

Referências sobre o assunto:

BRASIL. BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc/

NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap

ESPECIAL ORTOGRAFIA REFLEXIVA: Caminhos entre letras e sons. In: Plataforma do Letramento. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap1

LEAL, Telma Ferraz. Jogos: alternativas didáticas para brincar alfabetizando (ou alfabetizar brincando?). In: MORAIS, Artur G.; ALBUQUERQUE, Eliana Borges C,; LEAL, Telma Ferraz. Alfabetização: apropriação do sistema alfabético de escrita. Belo Horizonte:Autêntica, 2005. Disponível em: http://www.portalceel.com.br/publicacoes/#ancora .

Nova Escola | Educação - Lino de Macedo fala sobre a importância dos jogos. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=KhV0def45fs .

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Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Leia com atenção todas as orientações fornecidas neste material e prepare cada passo antes de ministrar a aula.
  • Consulte a bibliografia sugerida a fim de esclarecer dúvidas quanto ao conteúdo.
  • Projete o slide e informe aos alunos o tema da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Orientações:

  • Incentive os alunos para a aula:

- Vamos brincar de um jogo muito legal, mas primeiro vocês deverão realizar uma tarefa!

  • Identifique a tarefa a ser realizada: “Vocês devem descobrir o nome do jogo através de um caça-pistas”.

  • Divida a sala em três grupos. Cada grupo terá uma cor (grupo amarelo, vermelho, azul) exatamente igual a cor dos envelopes que contêm as pistas. Guie-se sempre pela cor, caso algum grupo ache o envelope do outro não deve mexer. Pistas para impressão neste link. .

  • Oriente os alunos que cada grupo deverá achar 3 envelopes da mesma cor, cada envelope terá uma pista com instruções, totalizando 3 pistas (as pistas devem ser iguais para todos os grupos).

  • Esconda as pistas dentro da sala de aula ou outro espaço que preferir.

  • PISTA 1- A palavra é “colherona”: retire a primeira sílaba da palavra, a sílaba que corresponde a um dígrafo e a última sílaba da palavra. Preste muita atenção na sílaba que restará = (RO).

  • PISTA 2 - A palavra é “lenhador”: retire a sílaba que corresponde a um dígrafo e a última sílaba da palavra. Preste muita atenção na sílaba que restará = (LE).

  • PISTA 3 - A palavra é “tachinha”: retire duas sílabas que correspondem a dois dígrafos. Preste muita atenção na sílaba que restará = (TA). Junte as três sílabas e descubra qual é o nome do jogo.

  • Levante a mão e diga em voz alta qual o nome do jogo. Ganha quem falar o nome correto primeiro, e a equipe terá o direito de começar o jogo.

Conclusões esperadas: A finalidade do caça-pistas é despertar nos alunos a curiosidade e estímulo para o jogo. Espere que os alunos descubram com autonomia que o jogo da roleta irá tratar sobre palavras com CH, LH, NH (dígrafos).

Materiais complementares: color set/papel cartão/ sulfite nas cores amarelo, vermelho, azul ou utilize folhas impressas coloridas. Compre envelopes das cores: amarelo, azul e vermelho ou faça de origami (veja vídeo em referências).

Dificuldades antecipadas: Caso alguns alunos não leiam de modo convencional forme grupos de saberes heterogêneos, para que a atividade será colaborativa. Caso haja dificuldade em descobrir as sílabas das quais as pistas falam, utilizando apenas a memória, forneça um papel em branco a cada grupo, para o rascunho. Se os alunos tiverem dificuldades em descobrir a finalidade do jogo, faça perguntas:

- Como é o nome do jogo?

- Vocês acham que o jogo vai falar de que assunto?

- Observe nas pistas as sílabas que foram retiradas, vocês são capazes de dizer sobre o que tratará o jogo da roleta ?

Referências: Para aprender a fazer envelopes de origami, assista ao vídeo “Envelope Origami - aprenda fazendo”. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=hKvoXa6F788.

Para entender a importância dos jogos na aquisição de conhecimento leia:

LEAL, Telma Ferraz. Jogos: alternativas didáticas para brincar alfabetizando (ou alfabetizar brincando?). In: MORAIS, Artur G.; ALBUQUERQUE, Eliana Borges C,; LEAL, Telma Ferraz. Alfabetização: apropriação do sistema alfabético de escrita. Belo Horizonte:Autêntica, 2005. Disponível em: http://www.portalceel.com.br/publicacoes/#ancora .

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Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Faça um tabuleiro redondo de papelão e encape com papel de cor da sua preferência, divida o espaço e cole fichas com os dígrafos CH, LH, NH, dependendo do tamanho que fizer o tabuleiro terá que repetir os dígrafos. Link.

  • Faça cartas de palavras e deixe uma lacuna no local dos dígrafos CH, LH, NH. As cartas serão feitas de folhas impressas para que os alunos preencham as lacunas (uma para cada aluno ou uma para cada trio). Link.

  • Faça um ponteiro com papel e cole em uma das pontas do spinner.

  • Explique ao aluno como será o jogo e dê um exemplo: Gire o spinner no meio do tabuleiro, assim que parar veja em qual dígrafo o ponteiro parou. No banco de palavras encontre uma palavra que possa ser completada da maneira correta.

  • Ganha o jogo o aluno ou trio que completar primeiro e de forma correta a cartela de palavras.

  • Se houver dificuldades/dúvidas durante o jogo pergunte:

  • Vamos pronunciar a palavra e prestar atenção no som das letras?
  • Vamos encaixar o dígrafo na palavra para ver se o som combina?
  • Tente ler a palavra apenas com as letras C,L, N. Elas apresentam significado?
  • Se não, que letra devo colocar para que a palavra apresente significado?
  • Se sim, acrescente os dígrafos CH, LH, NH e veja: mudou o significado?
  • O que acrescentou-se de diferente que mudou ou deu significado à palavra?
  • Foi somente o significado da palavra que mudou?
  • O som da sílaba também mudou?

Repita a palavra , enfatize o som da sílaba onde se encontra o dígrafo e garanta que o aluno exercite os conhecimentos adquiridos na aula anterior e nesta aula :

  • Que o grafema C representa /š/, em contextos restritos, quando seguido de H, compondo o dígrafo CH, usado no começo ou no interior da palavra, seguido de vogal.
  • Que a letra H, modifica o valor básico do grafema anterior,N /ñ/, compondo o dígrafo NH, usado no meio da palavra.
  • Que a letra H, modifica o valor básico do grafema anterior, L, /?/, compondo os dígrafos LH, usado raramente no início de algumas palavras e no meio das palavras.
  • Por fim, que o H precedido de C, L, N modifica o fonema (som) da sílaba.

Materiais complementares: spinner, papelão, papel cartão, color set ou papelão; folha impressa.

Dificuldades antecipadas: Espere que o aluno complete os dígrafos de forma autônoma, caso necessário faça trios de trabalho colaborativo de saberes heterogêneos.

Referências:

Para compreender as importâncias do jogo, assista ao vídeo: Nova Escola | Educação - Lino de Macedo fala sobre a importância dos jogos. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=KhV0def45fs .

Para entender bem a regularidade dos grafemas e os valores contextuais dos grafemas leia com atenção: ESPECIAL ORTOGRAFIA REFLEXIVA: Caminhos entre letras e sons. In: Plataforma do Letramento. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap1 .

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Entregue as atividades impressas para que cada aluno.
  • Link para a impressão do material .

  • Peça aos alunos que completem as palavras com o dígrafo e depois organize uma lista colocando as palavras na coluna correspondente ao dígrafo.

  • Espere os alunos terminarem e corrija a atividade de forma coletiva.

Materiais complementares: folhas impressas.

Dificuldades antecipadas: se perceber que algum aluno está com muitas dificuldades de realizar a atividade sozinho, organize duplas com saberes heterogêneos, de modo a realizar a atividade de forma colaborativa ou faça perguntas:

  • Peça ao aluno que leia a palavra , usando o CH, LH e NH . Qual som combina mais com esta palavra?
  • Qual som exprime significado à palavra?
  • O H modifica o som da sílaba?

Referências:

MASSUCATO, Muriele; MAYRINK, Eduarda Diniz. A função das listas na alfabetização. Disponível em: https://gestaoescolar.org.br/conteudo/1360/a-funcao-das-listas-na-alfabetizacao. Acesso em: 18 de agosto de 2018, às 16h22min.

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